Autoria: Associação Cristã de Moços de São Paulo, ONG finalista do Prêmio Itaú-Unicef de 2011 (contato: Nelci Abilel – (11) 5588-4878 – cdcleide@acmsaopaulo.org, nelci.abilel@uol.com.br – www.acmsaopaulo.org). Material publicado originalmente na Plataforma Educação&Participação
Debate sobre o preconceito contra a população negra no Brasil.
2 a 3 espelhos altos (se possível).
Folhas de sulfite.
Canetas hidrocor, aquarela e lápis de cor.
Folhas de papel pardo.
Computador com acesso à internet e data show.
Almofadas (trazidas pelos próprios jovens).
Revistas que contenham artigos sobre discriminação contra os negros no Brasil.
Desenvolver a compreensão de que diversidade não é desigualdade e de que o preconceito, de qualquer natureza, é socialmente construído.
Conhecer um pouco da história do negro no país; desconstruir estereótipos propagados cotidianamente nos vários espaços em que circulam e que reforçam discriminações de várias naturezas como raça, gênero, idade, classe social; valorizar-se como ser humano; gostar de si e de suas origens; respeitar o outro e suas origens.
Adolescentes e jovens
Sala de aula, de atividade ou de informática
3 encontros de aproximadamente 1h30
Início de conversa
Em 21 de março de 1960, houve uma manifestação de cerca de 20 mil negros, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, que protestavam contra os cartões de passe, que determinavam os locais por onde podiam passar. No bairro negro de Shaperville, defrontaram-se com a polícia que atirou sobre a multidão, deixando 186 feridos e 69 mortos.
Em memória às vítimas do massacre de Shaperville, em 1976, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. O artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a eliminação da discriminação racial diz:
E no Brasil, como vão as coisas?
Em nosso país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão responsável por coletar dados populacionais, pesquisa a cor ou raça das(os) brasileiras(os) com base na autodeclaração segundo estas categorias: negra (que engloba pessoas pretas e pardas), branca, amarela e indígena.
Em 2010, foi a primeira vez que a população negra foi oficialmente declarada maioria no Brasil, desde 1872, quando se realizou o primeiro censo demográfico no país, com 50,7% da população brasileira; os brancos 47,7%; os amarelos 1,1% e os indígenas 0,4% (Censo demográfico 2010). Já o último recenseamento, divulgado em 2023, a porcentagem de pessoas autodeclaradas negras passou a 56% (45,3% pardas e 10,6 pretas).
O Brasil é a maior nação afrodescendente fora do continente africano. No entanto, em pleno século XXI, após 124 anos da abolição da escravatura, as pessoas negras ainda sofrem discriminação, conforme atestam os indicadores sociais recentes.
Você sabe a diferença entre preconceito, discriminação e racismo? Confira no vídeo:
As diferenças entre pessoas negras e brancas se expressam tanto no acesso desigual a bens e serviços, ao mercado de trabalho, ao ensino superior como no universo das relações interpessoais diárias.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2018, apenas 29,9% das pessoas pretas ou pardas ocupavam os cargos de gerência.
Em relação ao acesso à educação, o Censo do IBGE de 2022 revela que 7,5% das pessoas pretas ou pardas com 15 anos ou mais de idade são analfabetas, mais que o dobro da taxa entre as pessoas brancas (3,4%). Já em relação ao ensno superior, o IBGE revelou que, pela primeira vez, as(os) estudantes pretas(os) ou pardas(os) são a maioria nas instituições de ensino superior da rede pública, com 50,3% do total. Já nas universidades particulares, este número ainda não ultrapassou 50% (46,6%).
O aumento na matrícula de jovens negras(os) no ensino superior tem sido impulsionado pela política afirmativa das cotas, iniciada em 2004 pela Universidade de Brasília. Essa e outras ações afirmativas buscam eliminar desigualdades historicamente acumuladas entre negras(os) e não negras(os) e criar a igualdade de oportunidades e de tratamento.
O protagonismo do movimento negro começa a mudar essa situação, com a ressignificação do ser negro, que tenta vencer os diversos estereótipos negativos associados à negritude e reproduzidos nas relações sociais e nos meios de comunicação de massa, bem como questionar os lugares sociais de subordinação em que a população negra está inserida.
A própria atitude de autodeclarar-se negro no Censo é expressão disso. Esse processo tem fortalecido a autoestima da população negra e o movimento negro, assim como um maior debate público sobre as desigualdades raciais. Cabe ressaltar que, desde 5 de janeiro de 1989, preconceito racial no Brasil é crime, definido pela Lei n. 7.716.
Na prática
1º encontro: aproximando-se do tema
Deixe o espaço da sala livre de objetos. Coloque alguns espelhos (2 ou 3), de preferência grandes, espalhados pelo espaço da sala. Diga que vão fazer uma atividade que envolve sensibilização e reflexão sobre a diversidade.
Para isso, inicialmente, andarão livremente pela sala, ao som de uma música suave, prestando atenção em sua respiração: inspirando e expirando devagar. Depois, a um sinal seu, a música será interrompida e eles pararão. Os que estiverem parados na frente dos espelhos vão se olhar por um minuto, observar seu rosto e seu corpo e identificar o que gostam em si. Quem não estiver no espelho, formará dupla com quem estiver mais próximo; os dois integrantes da dupla se cumprimentam e, silenciosamente, um observa o outro: altura, peso, cor da pele, tipo de cabelo.
Passado um minuto, a música será retomada e a caminhada também. Os elementos da dupla se despedem, com um aperto de mão. A um novo sinal – interrupção da música – de novo deverão parar e repetir o ritual em frente ao espelho ou a um colega e assim por diante, até que todos tenham passado pelo espelho e pelos colegas.
E se? Se alguém parar em frente ao espelho, na segunda rodada, e já tiver parado antes, deixará o espelho para um colega que ainda não se observou e formará dupla com um colega próximo. Os que estiverem formando duplas também não deverão repetir os parceiros das rodadas anteriores.
Distribua, a seguir, as folhas de sulfite, as canetas e as aquarelas para se retratarem, por meio do desenho, e retratarem alguns colegas. Quem quiser, poderá expor suas produções no chão, no centro da sala.
Os adolescentes e jovens circularão pelos desenhos para observarem-nos e depois, sentados em roda, conversarão sobre suas impressões a respeito do que vivenciaram na dinâmica e na produção do autorretrato:
Que sentimentos experimentaram?
Que pensamentos passaram pela sua cabeça?
Foi fácil ou difícil achar o que gostam em si?
Observe com eles os conteúdos que ficaram mais fortes nessa rodada, para serem retomados depois. Convide-os, então, a assistirem ao vídeo “Vista minha pele”. Em seguida, organize um debate sobre a condição do negro no Brasil.
Após a projeção, abra a roda para que comentem o enredo e a forma como foi apresentado (o branco é discriminado numa sociedade de negros):
Que intenção tinha o autor ao colocar os personagens brancos discriminados numa sociedade dominada por negros?
Qual a relação desse fato com o nome do vídeo?
O que cada um sentiu “vestindo” a pele do outro que é discriminado?
Que outros tipos de discriminação conhecem ou vivenciaram?
Observe que, neste caso, o enfoque foi no preconceito contra o negro, mas, em nossa sociedade existem preconceitos de outras naturezas como em relação à origem étnica, ao gênero, à orientação sexual, à idade (geracional), à classe social. Conduza a discussão para que entendam que o preconceito não é natural, é historicamente desenvolvido pelas relações de domínio e de poder estabelecidas entre povos ou grupos de pessoas e que passa de geração a geração como se fosse natural. Mas, como não é natural, pode e deve ser erradicado. Essa é uma luta de vários movimentos sociais de ontem e de hoje, no nosso país e no mundo. Será que eles conhecem algum? Investigue.
Para aprofundar o assunto, proponha aos jovens trazer, em continuidade da oficina, para conversar com eles, algumas pessoas que tenham acúmulo sobre a participação do negro na expressão artística brasileira (cinema, novelas, música, pintura), bem como sobre movimentos políticos de emancipação, no decorrer de nossa história, para a realização de um debate.
Para isso, divida a turma em dois grupos e cada grupo sairá com uma tarefa. Um deles, com sua ajuda, irá procurar um professor de Arte, convidando-o a organizar um panorama geral da participação do negro nas artes, no Brasil; o outro grupo, também com sua ajuda, pesquisará se há na região alguma ONG ou movimento social organizado e reconhecido voltado para a questão racial, para convidar um representante a vir discutir a situação do negro no país: suas conquistas históricas e os atuais desafios. Aproveite esse momento para aproximar escolas, ONGs e outras instituições do território.
E se? Se não houver algum grupo organizado nas proximidades, procure a ajuda de outros educadores, dos professores de História da escola ou de militantes de movimentos que você ou algum colega ou jovem de seu grupo conheça e que desenvolva um trabalho sério. O fato é que é importante que os jovens conversem, se informem e discutam a questão, pois esta é uma das formas de se valorizar a cultura negra e enfrentar a discriminação racial.
2º encontro: preparando o debate
Neste encontro, forme grupos e distribua algumas revistas sobre o tema da discriminação, enfocando a questão do negro, tema que será debatido na ocasião. Os grupos farão a leitura do texto e formularão perguntas para o debate, a partir dele. Acompanhe a leitura e esclareça as dúvidas de compreensão. Abra a roda, em seguida, para a socialização dos grupos. Indique também alguns sites para consultarem, no período entre esse encontro e o debate, na própria instituição, em casa, ou num telecentro, a fim de ampliarem o repertório sobre o assunto e fortalecer a discussão.
Organize com eles o evento: dia e hora em que será realizado; tempo que será destinado a cada palestrante (esse tempo deve ser informado aos convidados e deve ser de aproximadamente 15 min. para cada um); quais as perguntas que desejam fazer; como será a organização da sala, quais serão os procedimentos para recepcionar e agradecer os convidados.
Combine com o grupo como será a dinâmica do debate: cada palestrante fala e abre-se espaço para perguntas ou os dois falam e depois se debatem as questões?
Sugira que anotem pontos que chamarem a sua atenção, durante a fala dos convidados, para facilitar a elaboração das perguntas, no debate.
Será interessante, ainda, você marcar uma conversa prévia com os palestrantes para dar informações sobre sua turma, a fim de que possam desenvolver uma fala adequada à faixa etária dela e ao seu repertório; sugira que utilizem alguns recursos audiovisuais, que além de tornar mais dinâmico o debate, facilitam o entendimento.
3º encontro: o debate
O desenvolvimento do debate seguirá o planejamento feito anteriormente, a menos que tenha havido necessidade de alterações e ajustes. Assim, abre-se o evento com a apresentação dos convidados para o público presente, que poderá ser feita pelo educador, em conjunto com um adolescente ou um jovem.
Em seguida, façam a apresentação da dinâmica da exposição e do debate: a ordem das falas, em que momento serão feitas as perguntas e quanto tempo será dedicado para a sua discussão.
É importante ficar atento(a) para mediar eventuais impasses, apesar de todo o cuidado anterior com a preparação. O que se busca, ao debater a questão da discriminação, é a inserção social de todos, a igualdade de direitos e não o confronto ou o acirramento de posições ideológicas.
Hora de avaliar
Terminado o debate, após a saída dos convidados, os adolescentes e jovens organizam-se em grupos, conversam sobre o que foi mais significativo para cada um e relacionam num cartaz duas ou três ideias que consideram mais importantes do que foi tratado, afixando os cartazes na parede, após as devidas correções e reescrita.
Em seguida, proponha aos grupos que elejam, dentre essas ideias, a que consideram mais forte sobre a condição do negro na nossa sociedade e montem uma cena. Fotografe a cena de cada um e projete-as, em seguida, em datashow,para que possam se ver, representando-as. As fotos poderão ser ampliadas e afixadas nas paredes da sala, ao lado dos cartazes, compondo um painel.
Para ampliar
É importante ampliar o debate iniciado, abordando outros tipos de discriminação existentes na nossa sociedade, como as de gênero, de idade, de classe social.
A ajuda de instituições governamentais e não governamentais, envolvidas de alguma forma com a questão, é muito bem vinda.
Esse debate poderá ser estendido à comunidade e ser realizado em parceria com outra instituição do território. A projeção de um filme ou de um documentário e a apresentação de grupos artísticos atuantes na região ajudarão a atrair as pessoas para o debate e a tornar o encontro mais agradável.
Desconstruir o racismo e forjar uma utopia radical negra – Revista “Caros Amigos” de 18 de novembro de 2011. Artigo do jornalista e antropólogo Douglas Belchior e do historiador Jaime Amparo Alves, ambos membros da Uneafro-Brasil.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.