Esta é a terceira de uma série de 12 oficinas baseadas nos Encontros de Estudos em Arte-educação e Experiências Híbridas na Formação de Educadores da Infância. Publicada originalmente no site Território de Formação em Arte (Impaes — Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social)
Prática de consciência corporal e expressão artística a partir de fruição de elementos naturais, em diálogo com obras de Friedensreich Hundertwasser, Hilma af Klint e Joseph Beuys
Computador, notebook, tablet ou celular com acesso à internet;
folhas A3 ou de tamanho maior;
lápis de cor;
massa de modelar (pode ser argila ou massa de modelar caseira)
Expressão da criação artística por meio de fruição de elementos naturais (sons e imagens) e obras de arte.
Promover a expressão livre da criança por meio de desenhos e escultura por meio da integração com a natureza
Crianças da educação infantil
Sala de aula, sala de atividades, espaço aberto ou ambiente remoto
2 encontros de 1h30
Início de conversa
Nesta oficina, a criança reconhece o ambiente onde está e o integra em suas criações. Partimos de vídeos e imagens estáticas (fotos, ilustrações) de elementos da natureza e da fruição de obras que trabalham a integração da natureza para a expressão livre da criança por meio de desenhos e escultura.
Inicie o encontro com um mapeamento das características do grupo. Peça que cada criança expresse seu estado ao chegar à aula ou ao encontro com um elemento da natureza. Pergunte:
Como você está chegando ao encontro/à aula hoje?
Em seguida, apresente as fotos abaixo. Explore as imagens com eles: a quais elementos da natureza elas se referem? Terra seca, vendaval, tempestade, furação. Incentive as crianças a expressarem seus sentimentos.
Você pode criar uma nuvem de palavras num quadro e registrar à medida que cada criança se expressa. Dessa forma, todo o grupo pode visualizá-la. Leia as palavras pausadamente.
No vídeo ao lado, confira dicas de como criar nuvens de palavras no ambiente virtual:
Agora, solicite que as crianças fechem os olhos e ouçam sons da natureza por alguns minutos. Para isso, selecione previamente um vídeo ou áudio com sons da natureza, como a seguir:
Após 5 a 10 minutos de audição, peça às crianças que expressem o que ouviram. Como elas se sentem agora? Incentive-as a expressar seu estado atual com um elemento da natureza. Você pode iniciar dando um exemplo:
Agora eu me sinto como a água de um lago.
ou
Estou me sentindo como uma pedra bem grande.
Apresente também imagens de animais, e deixe que as crianças expressem o estado atual com movimentos livres.
Segundo encontro: a natureza na expressão de três artistas
Apresente e explore com as crianças as obras do artista austríaco Friedensreich Hundertwasser (1928-2000), que retrata, reflete e manifesta uma relação respeitosa e integrada com a natureza.
O artista, arquiteto e ativista ambiental austríaco Friedensreich Hundertwasser (1928-2000) deu forma a um projeto ecológico e estético de vida possível, que retrata, reflete e manifesta uma relação respeitosa e integrada com a natureza.
Segundo o artista, em sua teoria das cinco peles, a realidade é percebida em 5 camadas que se sobrepõem: 1. Epiderme / derme; 2. vestuário / roupas; 3. Habitação / casas; 4. Meio social / identidade; 5. Biosfera / planeta.
Para saber mais: A fábrica de cinco peles: Hundertwasser e o caminhar contemporâneo, dissertação de Bianca Bernardo Barros. Disponível em: Domínio Público. Acesso em: ago. 2021.
Como a natureza aparece nas obras deste artista? O que você vê, percebe, sente?
Peça às crianças que peguem lápis e uma folha de papel. Observem o local onde estão. Estão em meio à natureza ou em casa? Como estão inseridas nesse ambiente?
Oriente-as a criar um desenho que expresse sua inserção no ambiente da sala de aula/atividade ou em casa. Ao final, oriente-as a apresentar os desenhos e deixe-as se expressarem livremente.
Passe para uma observação das obras da artista sueca Hilma af Klint (1862-1944). Apresente o vídeo a seguir (4 min), que contêm algumas das obras da artista. Faça pausas para que as crianças expressem suas ideias sobre determinada obra.
As obras enfatizam a criação e estruturação por meio de imagens não figurativas, de conteúdos, saberes e visões de mundo ainda não sistematizados formalmente. Elas abrem a possibilidade de criar outras realidades, outros mundos possíveis.
Incentive as crianças a falarem sobre a obra. Quais elementos elas reconhecem? A partir desse reconhecimento, incentive-as a desenharem o ambiente em que estão agora com formatos geométricos. Ao final, peça a elas que apresentam suas produções.
Neste momento, prossiga com uma nova atividade. Com a massa de modelar ou argila, oriente as crianças a produzirem um objeto que traduza o ambiente em que estão. De que forma elas sentem o espaço? Ao final, peça a elas que apresentem a criação. Faça perguntas que explorem as formas e cores utilizadas.
O artista alemão Joseph Beuys (1921-1986) acreditava que a arte estava em todo lugar, presente na vida.
A arte pode ser entendida como um processo integrado à vida e podemos reconhecer a realidade onde estamos inseridos como uma “massa de modelar”, com a qual podemos interagir autoral e criativamente.
“Arteiros das Cinco Peles”: oficina inclusiva para crianças de 5 a 10 anos portadoras de necessidades especiais e/ou sofrimento psíquico. Integrando as Artes Visuais, a Dança e a Kundalini Yoga, a proposta é desenvolver o corpo criativo e o pensamento estético por meio de atividades lúdicas e criativas inspiradas na concepção das Cinco Peles de Hundertwasser.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.