Interação entre jovens de lugares diferentes da cidade.
Máquina fotográfica ou celular com câmera.
Computador com acesso à internet.
Mapas ou guias da cidade.
Apreender as características próprias de seu lugar e identificar semelhanças e diferenças com outros lugares da cidade.
Apurar a observação do que é familiar e diversificar as formas de registrar as observações.
Adolescentes e jovens
Sala de atividades, informática, telecentro e território
3 encontros de 1h30 cada
Início de conversa
Os territórios da cidade e os equipamentos públicos são direito de todos os cidadãos, podendo e devendo ser apropriados por todos.
Em relação à educação e proteção social das novas gerações, essa apropriação é fundamental para o pertencimento e para o usufruto das possibilidades que a cidade oferece.
O mapeamento dos espaços sociais e culturais de referência nas comunidades, o conhecimento do entorno, a circulação e o acesso a diferentes espaços propiciam formas de compartilhar múltiplos ambientes e relacionamento com outras crianças, adolescentes e adultos. Possibilitam ainda a descoberta de novas possibilidades de aprendizagem, em diferentes processos e contextos.
Além da vivência presencial dos territórios e de seu potencial para o desenvolvimento, há ainda a possibilidade de apropriação pelos meios virtuais. Para isso, crianças e adolescentes precisam ter oportunidades de acesso à tecnologia e aprender a usá-la a seu favor e ao de sua comunidade.
Por essa razão, quanto mais puderem se apropriar da cidade como um todo, circulando por ela e conhecendo melhor seus espaços e respectivos potenciais e limites, mais ampliada será a sua visão da vida nela e terão mais recursos para se movimentar no seu contexto e pleitear novas condições de existência, inserindo-se na participação de movimentos sociais organizados.
Conhecer os saberes próprios da comunidade, apropriar-se de sua cultura, circular pelo território e participar da vida publica são condições essenciais ao pleno desenvolvimento de crianças e de adolescentes.
Na prática
Como desenvolver?
1º encontro: Que bairros da cidade conhecemos?
Antes da oficina, consulte o mapa atual da cidade, na internet ou em algum guia, para fazer uma relação de alguns bairros e sua localização na cidade. Pesquise também a existência de algumas escolas e ONGs nessas regiões.
Na roda do dia, converse com os adolescentes e jovens sobre os bairros que conhecem da cidade e bairros que não conhecem, mas sabem que existem. Ajude, citando nomes de bairros que não falaram e que você encontrou na sua pesquisa prévia. Liste num cartaz os bairros citados como conhecidos e em outro cartaz, os desconhecidos. Investigue com eles quais, dentre os que não conhecem, têm mais curiosidade em conhecer.
Proponha que escolham dois dos bairros mais cotados pela curiosidade deles e tentem encontrar alguns interlocutores para trocarem informações sobre as realidades em que vivem e assim, conhecerem outros locais da sua cidade.
Verifique se nesses locais que gostariam de conhecer, alguém da turma tem algum amigo ou parente que esteja estudando em alguma escola ou frequentando alguma ONG, a quem possam fazer o convite de intercâmbio de informações sobre os lugares em que vivem.
E se? Se houver poucas indicações e locais ou não tiverem alguém conhecido lá, indique você mesmo(a) alguns, de preferência, onde tenha alguma escola ou ONG, que possa contatar.
Produza com eles um pequeno texto a ser enviado para a organização (escola ou ONG) escolhida dos dois bairros, contando sobre como chegaram à proposta de intercâmbio e fazendo o convite para uma de suas turmas. Alguém se responsabilizará para enviar o convite por e-mail ou carta para as instituições.
Para adiantar o trabalho, organize a turma em grupos e proponha que comecem a discutir o que consideram importante falar sobre o bairro para os futuros interlocutores: seus pontos fortes, suas fragilidades, suas possibilidades. O que gostariam de mostrar? E como? Por meio de fotos, textos impressos, desenhos, vídeos, entrevistas com moradores, depoimentos das pessoas antigas e novas? De que recursos precisarão?
Dê 30 minutos para discutirem e abra a roda para socializarem as ideias. A seguir, faça com eles um planejamento coletivo da coleta de informações (ver anexo 1) e das tarefas dos grupos.
Observação: Quando obtiverem as respostas das instituições convidadas, marquem uma data para trazerem o material que coletaram sobre o seu bairro.
2º encontro: Organizando o material
Este encontro será dedicado à organização do material que conseguiram: fotos, vídeos, textos com as entrevistas, os depoimentos etc.
Num primeiro momento, os grupos irão organizar suas próprias produções, agrupando os registros de mesma natureza, para selecionar e decidir o que está mais adequado e claro para passar a informação desejada. Em seguida, cuidarão do arranjo estético da produção, de forma a produzir o efeito esperado no interlocutor. Assim, decidirão a composição das fotos, dos vídeos e dos textos, sempre com a preocupação de identificar de que se trata, utilizando legendas e pequenos textos explicativos. Poderão acrescentar músicas e poemas, também.
O segundo momento desta oficina será destinado à apresentação das produções, por cada grupo, para o coletivo da turma, a fim de trocarem impressões sobre elas e decidirem a composição final do trabalho, como um todo. Produza um texto coletivo com eles, apresentando o que foi produzido, com comentários, explicitando as intenções que tiveram e fornecendo as explicações necessárias, para acompanhar o material. Devem colocar ainda no texto as perguntas sobre o que querem saber dos bairros onde vivem os destinatários.
Um novo grupo, formado por representantes dos grupos anteriores, ficará responsável pelo envio do material para as outras instituições, uma de cada um dos dois bairros escolhidos.
3º encontro: O que nossos territórios têm em comum?
Recebidos os materiais dos dois grupos de interlocutores da cidade, é hora de se debruçar sobre eles e verificar as semelhanças e diferenças existentes entre os bairros.
Divida a turma em quatro grupos: dois estudam o material de um bairro e dois do outro bairro, registrando as suas observações a respeito do que têm, do que não têm, de suas belezas e problemas e das dúvidas que surgirem.
Após 45 minutos, abra a roda para a socialização dos registros feitos a respeito dos dois bairros e a seguir, organizem num cartaz as características de cada um deles, para compará-las, a seguir, com as do seu próprio bairro. Para finalizar, oriente a produção de um texto coletivo sobre o que observaram de semelhanças e diferenças entre eles, assim como comentários a respeito e impressões que ficaram.
Hora de avaliar
Realizado o último encontro da oficina, peça que avaliem o que aprenderam com as atividades: trouxeram algum elemento novo em relação ao conhecimento que tinham do bairro? Houve alguma mudança na sua maneira de vê-lo? Como foi o uso das diferentes mídias? Ficaram satisfeitos com o que produziram? As produções mostram a cara do bairro, com clareza? E quanto ao que conheceram dos outros dois bairros? Foi interessante? Eles são muito diferentes?
Em relação ao processo, pergunte se houve dificuldades na execução das tarefas pelo grupo e como resolveram.
Para ampliar
O que mais pode ser feito?
O intercâmbio entre os bairros pode continuar por um tempo maior, enquanto tiverem interesse. Poderão ser organizadas visitas mútuas para conhecimento in loco dos bairros e dos interlocutores.
Referência
Matriz de Avaliação das Ações Socioeducativas do Prêmio Itaú-Unicef 2013.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.