Esta é a sexta de uma série de 12 oficinas baseadas nos Encontros de Estudos em Arte-educação e Experiências Híbridas na Formação de Educadores da Infância. Publicada originalmente no site Território de Formação em Arte (Impaes — Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social)
Prática de consciência corporal, narração de histórias e produção de desenho
Computador, notebook, tablet ou celular com acesso à internet;
tapetinhos;
livros (físicos ou PDF) de contos maravilhosos, histórias de tradição oral;
folhas de sulfite;
lápis de cor
Compartilhamento de experiências e expressão artística
Promover a expressão e o cruzamento de linguagens tendo como eixos a corporalidade, a cultura do brincar e o faz-de-conta
Crianças da educação infantil
Sala de aula, sala de atividades, espaço aberto ou ambiente remoto
1 encontro de 1h30
Início de conversa
Na educação infantil, a criança tem o direito de brincar em diferentes espaços e tempos para ampliar e diversificar sua criatividade e suas experiências sensoriais, corporais, sociais e cognitivas. Nesta oficina, a narração de histórias cria o clima para a brincadeira.
Observe que espaços as crianças ocupam e como desenvolvem suas brincadeiras.
Que brinquedos e materiais utilizam?
Como esses espaços ficam após a presença das crianças?
Esse é momento de reflexão para que os espaços sejam cada vez mais acessíveis às crianças em seu processo de brincar.
Acolhimento
Inicie a oficina com um mapeamento das características do grupo. Peça a cada criança que expresse seu estado ao chegar à aula ou ao encontro em uma palavra. Pergunte:
Como você está chegando ao encontro/à aula hoje?
Escolha um lugar seguro para as crianças ficarem descalças ou disponibilize tapetinhos. Oriente-as a formar um círculo. Junto com elas, movimente suavemente as articulações em rotação dos dedos dos pés, tornozelos, joelhos, quadril, ombros, cotovelos, pulsos, pescoço e mandíbula. (Veja as propostas no vídeo a seguir.) Ao final, faça respirações e inspirações suaves.
Pergunte:
Como você está se sentindo agora?
Deixe que as crianças se expressem livremente.
Ambiente remoto Peça que crianças façam a atividade corporal sobre um tapetinho em casa. Explique antes os movimentos que serão feitos. À medida que você orientar as rotações, aguarde alguns minutos para que cada criança faça o movimento. Ao final, faça respirações e inspirações suaves.
Com que história eu vou?
Escolha um conto de tradição oral para narrar ou ler. Nossa sugestão pra esta oficina é o conto O flautista de Hamelin. Mas, como já sabia Sherazade, no mundo maravilhoso das narrativas há mil e uma histórias e possibilidades. Veja indicações no Blog das Letrinhas.
Assim como há inúmeras histórias, também existem vários jeitos de narrar. Explorar diferentes vozes para as personagens, usar expressões faciais e gestos, cantar cantigas ou criar efeitos sonoros em alguns momentos, interagir com as crianças por meio de perguntas e brincadeiras relacionadas ao enredo são alguns recursos possíveis. Você pode explorar brinquedos e outros objetos que enriqueçam a narração. Veja dicas do blog Leiturinhas.
Caso escolha ler o conto selecionado, é importante:
fazer uma leitura tranquila, com emoção e ritmo que acompanhe cada momento da história;
ir apresentando às crianças as imagens do livro, desde a capa, o sumário, até as imagens internas conforme a narrativa avança;
explorar as características das personagens.
Ambiente remoto No caso de leitura, mostre o livro para as crianças. Se possível, compartilhe na tela imagens que remetam à história. Onde ela se passa: na floresta? Numa cidade? Num castelo? Você também pode usar uma música de fundo.
Ao final da narração, peça às crianças que recontem a história, com suas próprias palavras. Depois pergunte:
De qual o personagem de que você mais gostou?
E eu com isso? Desenhando a história
Na história de O flautista de Hamelin, o flautista toca e leva os ratos que infestavam a cidade até o porto, onde se afogaram. A proliferação dos ratos foi gerada pelo acúmulo de lixo. Muitos objetos que usamos no cotidiano podem ser utilizados para outros fins. Você pode perguntar às crianças com quais objetos cotidianos elas costumam brincar: caixas de papelão, embalagens plásticas, entre outros.
Caso tenha escolhido outro conto, procure fazer perguntas que estimulem as crianças a relacionar a história com o cotidiano de brincadeiras delas.
Ambiente remoto As crianças podem apresentar objetos que tenham à mão e que se encaixem na categoria de objetos do cotidiano. Elas podem compartilhar a brincadeira em que usam o objeto.
O vídeo A casa, o corpo e eu (2013), da Escola Casa Redonda, apresenta situações em que as crianças compartilham brincadeiras e o espaço de brincar. Assista:
Solicite às crianças que façam um desenho sobre a história que ouviram. Elas podem escolher uma cena, um personagem etc. Ao final, promova uma exposição das produções no mural da sala.
Ambiente remoto Peça que cada criança apresente seu desenho por vez para toda a turma. Você pode pedir ajuda das famílias para que fotografem e enviem as imagens para você organizar uma exposição virtual.
Para reflexão
“O espaço primeiro é a natureza. A natureza viva e sua riqueza de formas que permite às crianças um amplo espectro de experiências, de movimentações corporais, de sensações e percepções. Bichos, plantas, cores, cheiros, sensações táteis, pedrinhas e etc. Um espaço que permita a elas liberdade de movimento. Então, gente pode pensar em dois espaços: um espaço externo, onde a natureza se faz presente, e que é um recurso insubstituível nessa faixa de idade; e o espaço interno, onde estão disponibilizados materiais e objetos que foram reconhecidos ao longo desses anos, a partir das solicitações das crianças: determinados materiais para que elas pudessem realizar as suas expressões. Brinquedos, instrumentos de verdade, madeiras, muitos caixotes, fantasias, tecidos, um espelho baixinho, almofadas, um espaço aconchegante e materiais para a expressão artísticas. Um espaço bem estruturado ajuda muito. E tem que ser belo.”
PIRES, Carolina. O essencial no ser e a poesia dos sentidos e dos significados: reflexões sobre arte e educação em contextos destinados à primeira infância. 2012. Dissertação (Mestrado) – ECA, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.