-
Oficina: Letramento com temas da comunidade
Projeto de leitura e escrita com base em situações comunicativas sobre temas da comunidade. Autoria: : Paula Baracat De Grande/Plataforma do Letramento
- Tamara Castro
Projeto de letramento com base em temas relevantes para a comunidade
Computadores, tablets ou celulares com acesso à internet, papel pardo ou cartolina para confecção de cartazes.
Promover o letramento das(os) estudantes por meio de temas relevantes à comunidade a que pertencem.
Estudantes do ensino fundamental II*
Sala de aula, sala de atividades, biblioteca, centro cultural, ou ambiente on-line.
4 a 5 encontros de 1h30 cada
*Os projetos de letramento podem ser aplicados em qualquer fase da escolarização, com as devidas adequações. (Confira, ao final da proposta, sugestões de leitura relacionadas a diferentes etapas do ensino).
Na escola, muitas vezes as atividades de ler e escrever apresentam objetivos circulares: lê-se para aprender a ler, escreve-se para aprender a escrever. Contudo, em nossa vida, sempre lemos e escrevemos para cumprir outros objetivos, para agir no mundo social.
Considerando isso, esta oficina dá sugestões para professoras(es) e educadoras(es) desenvolverem projetos de letramento com base em questões ou problemas identificados pelas(os) estudantes como de interesse do grupo.
Nesta proposta, o conteúdo deixa de ser o elemento estruturante do currículo, dando centralidade a práticas sociais letradas. As situações comunicativas oferecem a oportunidade de ler, escrever, falar e escutar uma variedade de gêneros discursivos, como também de aprofundar, sistematizar e avaliar conteúdos (KLEIMAN; TINOCO; CENICEROS, 2013).
Ao promover o protagonismo estudantil, a proposta envolve flexibilidade e imprevisibilidade. Assim, é importante manter um diálogo aberto e constante entre as partes: professora(or), estudantes e comunidade escolar. Parceria, colaboração e criatividade são essenciais para isso. Vamos nessa?
A escolha do problema ou da questão que guiará o projeto de letramento deve partir das(os) próprias(os) estudantes. Para iniciar, é interessante que você direcione uma primeira conversa sobre problemas da escola, do bairro ou do município que interessam e/ou afetam a elas(es). Caso já tenha observado as(os) alunas(os) discutindo algum problema local, explore o debate para propor o projeto.
O problema pode ser um fato que atinge a turma. Por exemplo: nos últimos dias, muitas(os) estudantes faltaram por terem contraído dengue; ou tiveram seus materiais estragados por alagamentos que atingiram o bairro na época de chuvas; ou um(a) aluna(o) quase foi atropelado em frente à escola e já houve casos parecidos; ou um(a) estudante cadeirante não tem acesso a todos os espaços da escola e é impedido de realizar algumas atividades etc.
Vamos supor que, por causa das reclamações de estudantes e famílias, você observou que a falta de coleta de lixo é um problema no bairro. Algumas pessoas adoeceram devido ao acúmulo de lixo pelas ruas, o que é agravado na época de chuvas.
Assim, a proposta não é estudar o lixo como um tema isolado, mas sim aprender sobre lixo, seus componentes, a coleta no bairro, quais são os tipos de coleta e quem são os responsáveis pelo serviço. Esta será a base da pesquisa, as(os) estudantes vão pensar e planejar ações para solucionar a falta de coleta no bairro. É essa prática social que vai orientar as leituras, escutas e produções escritas e orais no projeto.
Promova um debate sobre o problema com a turma, lançando perguntas para saber mais sobre a questão e provocar reflexões. Sugestões:
Organize as informações em cartazes para retomar depois. As perguntas não respondidas ou parcialmente respondidas também são importantes para o que os alunos vão pesquisar. Você pode propor a organização da seguinte maneira:
Nosso problema | ||
---|---|---|
O que já sabemos? | O que queremos saber? | Possíveis ações |
_______________________________ | _______________________________ | _______________________________ |
_______________________________ | _______________________________ | _______________________________ |
Destaque que é preciso entender o problema e suas consequências para conscientizar a população do
bairro sobre a questão e exigir providências das autoridades. Para isso, proponha pesquisas sobre o assunto.
Divida a sala em grupos e proponha que pesquisem o problema. Também peça que reflitam sobre ações que a turma pode promover em busca de soluções. Você pode trazer textos que ajude a compreender a questão. Em nosso exemplo: reportagens, artigos, infográficos que abordem o lixo, a coleta adequada, os aterros sanitários e lixões, e ainda leis e regulamentações sobre a coleta na cidade.
Leia com a turma textos de gêneros que não se costumam trabalhar no dia a dia, como artigos da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), abrindo espaço para perguntas e comentários para promover a compreensão. Outros textos podem ser distribuídos aos grupos para discussão posterior. Solicite que as(os) estudantes tragam referências sobre o assunto para ler e debater em grupo.
As(Os) estudantes também podem sugerir a entrevista de pessoas da comunidade que contribuam com informações sobre o problema e colaborem no planejamento de uma solução. Caso não conheçam ninguém, busque especialistas dispostos a conversar com a turma.
Antes da entrevista, elabore um roteiro de perguntas com a turma. É interessante definir bem o tema e o objetivo da conversa, e compartilhar com a pessoa que será entrevistada.
Uma ideia é que a pessoa entrevistada dê uma palestra aberta à comunidade. Nesse caso, a turma se encarregaria de fazer o convite, promover o evento com cartazes e panfletos, fazer anotações durante a palestra e fazer as perguntas ao fim a fala.
Após as pesquisas, proponha que cada grupo apresente o que aprendeu sobre o problema e propostas para solucioná-lo. Depois da apresentação de todos os grupos, discuta as soluções propostas:
Com base nessa discussão, a turma deve elaborar uma lista de ações, indicando possíveis parcerias e prazos para realização. Lembre a elas(es) que os conhecimentos construídos nas pesquisas devem servir de base e argumento para a busca de soluções. O planejamento deve ser registrado e compartilhado com todas as pessoas envolvidas:
Lista de ações | ||
---|---|---|
Ações planejadas | Parceiros | Prazos de realização |
_______________________________ | _______________________________ | _______________________________ |
_______________________________ | _______________________________ | _______________________________ |
Vamos supor que a lista de ações gerada na turma foi a seguinte:
Ao longo desse projeto de letramento, conteúdos de várias disciplinas podem ser estudados. Estes são alguns temas envolvidos em nosso exemplo:
Além desses temas, há diversos conhecimentos linguísticos desenvolvidos na leitura e na produção dos gêneros textuais envolvidos na pesquisa e nas ações. Por isso, a parceria entre professoras(es) é muito bem-vinda. Por meio de diferentes usos da linguagem, orientados para uma prática social, as(os) estudantes podem agir sobre o mundo e encontrar soluções concretas para problemas da comunidade.
Peça para observarem que houve um processo que durou um certo tempo, desde a discussão inicial para decidirem qual problema seria o foco das ações até o desenvolvimento da solução planejada em conjunto.
Você conhece a legislação que incentiva a reciclagem no Brasil? Conhecida como Lei de Incentivo à Reciclagem, a Lei 14.260/21 estabelece incentivos fiscais e benefícios para projetos que estimulem a cadeia produtiva da reciclagem. A lei também determina a criação do Fundo de Apoio para Ações Voltadas à Reciclagem (Favorecicle) e dos Fundos de Investimentos para Projetos de Reciclagem (Pró Recicle).
🖥️ Quer saber mais? Assista ao webinar (ao lado) que vai discutir o Pró Recicle. O debate on-line acontece dia 15/06, às 17h (horário de Brasília), no canal do Movimento Circular no YouTube. O webinar marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado, desde 1974, no dia 5 de junho, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Inscreva-se para receber
nossos conteúdos por e-mail
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_GRECAPTCHA | 5 months 27 days | This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks. |
ARRAffinity | session | ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user. |
ARRAffinitySameSite | session | This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session. |
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category . |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category . |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 1 year 1 month 4 days | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gat_gtag_UA_* | 1 minute | Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
ai_session | 30 minutes | This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform. |
ai_user | 1 year | A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt.innertube::nextId | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__cflb | 23 hours | This cookie is used by Cloudflare for load balancing.nn |
WFESessionId | session | No description available. |