Exercício lúdico de transformar a realidade com a imaginação e a expressão. Autoria: Educação&Participação
Exercício lúdico de transformar a realidade com a imaginação e a expressão.
Computador, notebook, tablet ou celular com acesso à internet, folhas de papel sulfite, lápis de cor e canetas hidrográficas coloridas, baú de adereços para teatro, aparelho de som, ciranda
Desenvolver valores e comportamentos solidários; desenvolver a compreensão de que a realidade é mutável.
Aprender que miséria, fome e violência não são naturais e devem ser combatidos; aprender a pedir ajuda.
Crianças
Sala de aula, sala de atividades, biblioteca, centro cultural, ou ambiente on-line.
1 encontro de 1h30
Início de conversa
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Rio 92, reuniu mais de 100 chefes de Estado do mundo, na cidade do Rio de Janeiro, em 1992, para discutir como garantir às gerações futuras, o direito ao desenvolvimento.
Nesta ocasião, os países representados assinaram a Declaração do Rio sobre o Meio Ambiente, que tinha como foco os seres humanos e a proteção do meio ambiente como partes fundamentais do desenvolvimento.
Assim surgiu a Agenda 21, a primeira carta de intenções para se promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI.
Em 2012, vinte anos depois, os representantes dos 193 países membros da ONU reuniram-se, também no Rio de Janeiro, na Conferência Riomais 20, para avaliar os avanços obtidos desde 1992 e os desafios ainda existentes. O foco das discussões da Conferência era, principalmente, a economia verde, no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, assim como o arcabouço institucional para o desenvolvimento sustentável.
A conferência terminou com a produção do documento “O futuro que queremos”, que reconheceu que a formulação de metas poderia ser útil para o lançamento de uma ação global coerente e focada no desenvolvimento sustentável.
Assim, foram lançadas as bases de um processo intergovernamental amplo e transparente, aberto a todas as partes interessadas, para a promoção de objetivos para o desenvolvimento sustentável.
Surgiram assim os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – os ODMs, que tiveram a participação de especialistas renomados de diferentes países e cujo foco principal era a redução da extrema pobreza. Em 2000, eles foram adotados pelos estados membros da ONU e impulsionaram os países a enfrentarem os principais desafios sociais no início do século XXI.
Esses oito Objetivos foram o primeiro arcabouço global de políticas para o desenvolvimento que colocavam claramente a urgência de se combater a pobreza, transformando esse tema em prioridade na agenda de desenvolvimento mundial.
Em 2010, a Cúpula das Nações Unidas sobre os Objetivos do Milênio demandou a aceleração na implementação dos Objetivos e solicitou ao então Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, a elaboração de recomendações sobre os próximos passos, após 2015. Foi montado para isso, um Grupo de Trabalho (GT), com a participação de 70 países, para proporcionar uma diversidade de perspectivas e experiências.
Em 2015, a Assembleia Geral da ONU apresentou, aos países membros, o documento “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, como um guia de planejamento de ações para todos eles que, sem exceção, assinaram o documento, comprometendo-se, portanto, com os 17 objetivos nele postos.
Na prática
Roda de conversa
Na roda inicial, diga que vão falar de suas preferências: das coisas de que gostam e de que não gostam. Faça algumas rodadas em que cada um dirá:
uma comida de que gostam e uma comida de que não gostam;
uma brincadeira de que gostam e uma de que não gostam;
uma obrigação, que tem fazer diariamente, de que gostam, e uma de que não gostam
Depois dessas rodadas, disponha as folhas de sulfite, os lápis de cor e canetas hidrográficas no centro da roda. Diga que agora, você fará uma mágica para conceder a todas(os) o poder de transformar tudo que é ruim em coisas boas. Ao falar SALAGADU, deverão responder SALAGADU e, então… todas(os) terão esse poder.
Em primeiro lugar, cada um pensará em uma coisa, pessoa ou situação de que não gostam nada e desenharão em uma folha de sulfite. Em seguida, pensará em como gostaria que fosse essa coisa, pessoa ou situação e desenhará essa coisa, pessoa ou situação transformada, assim bem legal, como imaginou.
Depois de uns dez minutos, aproximadamente, peça que cada um mostre, se quiser, o que foi que transformou e diga por que transformou. Após a fala de cada um, o grupo poderá fazer perguntas e fazer seus comentários a respeito. Quando o último que pegar a palavra, falar, a mágica desaparecerá.
E se? Se perceber que alguém está constrangido em mostrar seu desenho, não insista. Só mostrará seu desenho e falará, quem quiser. Mas, fique atento/a. Se alguma criança se recusar, procure-a depois, reservadamente, e converse com ela, com cuidado. Pode ter se recusado apenas por timidez, mas também pode ser que ela tenha expressado alguma situação delicada que está vivendo e gostaria de ver transformada. Nesse caso, pode precisar de ajuda.
Comente as transformações realizadas nos desenhos das crianças e então convide – as a conhecer um garoto que, como eles, transformou muita coisa no mundo, que viu e não gostou.
Projete a bonita e delicada animação canadense “Mudar o mundo”, de Francine Desbiens:
Terminada a projeção, abra uma discussão com a turma: gostaram? Não gostaram? Por quê? O que o menino transformava? Por que transformava? Concordam com todas as transformações realizadas por ele ou discordam? Em quê? O mundo ficaria melhor com essas transformações?
Mas… será que dá para resolver esses problemas, com mágica? Como acham que a gente pode transformar o mundo? Estimule que levantem hipóteses.
Converse com a turma sobre isso. Há algumas coisas que dependem só de nós mesmas(os) para ser transformadas, como deixar de comer salgadinhos a toda hora, por exemplo. Há coisas para as quais precisamos da ajuda de amigas(os), como brincar. Há aquelas de que precisamos da ajuda de pessoas adultas, em quem confiamos totalmente, como os pais ou tias(os), avós, um(a) vizinho(a) ou uma professora, para contar algum segredo que está nos perturbando. E há coisas para as quais precisamos da ajuda de profissionais como médicas(os), quando estamos doentes.
E ainda há coisas que só a vontade da maioria das pessoas da sociedade pode mudar, como a pobreza, a guerra, a destruição da natureza, mesmo que a gente possa fazer algo com o que está a nossa volta e ajudar quem está por perto. Mudar os problemas do mundo depende da vontade de muita gente!
Mas, é possível! Já ouviram falar na ONU? E na Agenda 2030?
Unindo vontades e esforços pra transformar o mundo
A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição internacional criada em 24 de outubro de 1945 (há 72 anos), logo depois da Segunda Guerra Mundial. Ela foi fundada com o objetivo de evitar novos conflitos no mundo, manter a paz e a segurança, além de promover uma vida melhor para as pessoas, para o planeta e garantir os direitos humanos.
uando iniciou, contava apenas com a participação de 51 países, hoje já são 193. Só alguns poucos países do mundo não são membros da ONU, porque não são soberanos, isto é, não são independentes, são subordinados a outros países. A ONU tem sede na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, e tem representação no Brasil, desde 1947.
A ONU luta por um mundo mais sustentável, igualitário e pacífico, pela erradicação da pobreza e da fome, redução da desigualdade social e contenção da mudança global do clima, enfim, por um mundo melhor para todos, em que todos possam viver com dignidade. Por isso, produziu a Agenda 2030, que propõe 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, com previsão de que esses objetivos sejam atingidos até 2030.
Mas, o que é desenvolvimento sustentável? Para que saibam o que é isso projete para eles um vídeo da ONU que explica, de forma simples, esse conceito.
Converse com as crianças sobre as informações veiculadas no vídeo. Desenvolvimento sustentável é um conceito que busca atender as necessidades das pessoas do presente, sem destruir a natureza para as gerações futuras. Inclui a possibilidade de todos os seres humanos terem acesso à alimentação, à saúde, à educação, à livre expressão, com igualdade e justiça. Se todos os países que assinaram a Agenda 2030, que compreendem quase o mundo todo, buscarem formas de desenvolver ações para atingir os 17 objetivos que ela propõe, o mundo estará dando passos para se tornar melhor.
Quais são os 17 objetivos da Agenda? Mostre para a turma utilizando o vídeo:
Imaginar para transformar
Para a próxima atividade, organize as crianças em grupos. A tarefa de cada grupo será construir uma pequena história para encenar, que mostrará a transformação de uma situação ruim em boa. Dê uns 20 minutos para trabalharem. Após esse tempo, cada grupo apresentará sua montagem, e a plateia fará comentários e perguntas.
Para finalizar a oficina, proponha que façam uma roda de ciranda para celebrarem as transformações. Coloque uma música para tocar e convide todos a dançarem, de mãos dadas.
Hora de avaliar
Para avaliarem a oficina, convide as crianças a se sentar em círculo (caso estejam em encontro presencial). Peça que escolham o nome de um doce, de uma brincadeira ou de uma cor, para expressar sua opinião, justificando sua escolha.
Para ampliar
A seguir, apresentamos duas sugestões que você pode desenvolver com as crianças. Mas você pode criar outras. Solte a imaginação e compartilhe sua experiência:
A produção de uma carta a ser enviada à prefeitura e vereadoras(es) do município, perguntando como esses poderes (executivo e legislativo) podem ajudar a transformar os problemas sociais que existem na cidade, de acordo com os 17 objetivos da Agenda 2030, da ONU.
Estabelecimento de parceria com alguma organização da sociedade civil para realizar algumas atividades junto à população socialmente mais vulnerável, na cidade, como migrantes, negros, indígenas, idosos.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
Excelente proposta de trabalho!!
Contribui para o planejamento de aula para o Ciclo Complementar!