Sensibilizar-se com os impactos provocados no solo pelo ser humano e desenvolver uma outra relação com o meio ambiente.
Perceber a degradação do solo causada pela ocupação humana e conhecer meios de evitá-la.
Adolescentes
Sala de aula, de leitura ou de computação
1 encontro de cerca de 90 min.
Início de conversa
Ao ocupar diferentes ambientes, o ser humano os transforma. Por meio de tecnologias, extrai e utiliza recursos materiais e energéticos na construção de produtos necessários à sua sobrevivência. No entanto, se o desenvolvimento tecnológico promove conforto, é o modelo de desenvolvimento econômico que determina o acesso das populações aos bens produzidos e o investimento em tecnologias que não agridam a saúde ambiental e a saúde do ser humano.
O uso de tecnologias agressivas destinadas à retirada de grandes quantidades de recursos em curtos intervalos de tempo, o que não é ético nem respeita a vida em sua diversidade, tem produzido miséria e graves impactos ambientais, com prejuízo à saúde humana.
O solo é um recurso natural importantíssimo, utilizado em diferentes atividades humanas, tais como agricultura, pecuária, mineração, ocupação urbana, entre outras.
Na atividade agrícola, o uso de técnicas inadequadas de transformação do solo resulta em perda da fertilidade e erosão, com agravos à saúde humana e ambiental. São exemplos desse tipo de intervenção: as queimadas, o uso de agrotóxicos, a prática indiscriminada de monocultura, o plantio em encostas sem curvas de nível, o desmatamento em larga escala, entre outros.
Nas cidades, a impermeabilização dos solos urbanos, principalmente em razão do uso extensivo de asfalto, impede o escoamento natural das águas pluviais, o que colabora para a ocorrência de enchentes. Para que elas não ocorram, é necessário construir e manter sistemas eficientes de escoamento das águas.
Na prática
Sugestão de encaminhamento
Reúna a turma e anuncie que a oficina do dia constituirá um exercício, em grupo, de reflexão sobre a relação do ser humano com a terra. Diga que você apresentará uma questão que o grupo terá que resolver, em conjunto. A questão é:
Você e sua família são desbravadores que estão chegando em uma região do planeta, não habitada, onde vão se instalar. A terra que lhes pertence é muito grande, íngreme e rica em vegetação. É um local ainda sem condições de moradia. Vocês precisarão construir uma casa, um poço e dar um destino para o lixo e os dejetos humanos, afinal não há água encanada, nem esgoto, nem energia…”
Organize os adolescentes em grupos para discutirem a questão, por aproximadamente 20 min., e apontarem como vão encaminhar as soluções. Em cada grupo, alguém ficará responsável pelo registro das principais ideias.
Depois desse tempo, organize uma roda para socializarem suas produções. A proposta é provocar uma conversa abrangente, particularmente sobre as modificações que o ser humano promove ao ocupar o solo. A cada solução dada, questione as consequências, para que possam ter a dimensão da complexidade da questão.
Possivelmente, eles vão se referir ao desmatamento e à derrubada de árvores, o que pode provocar erosão no terreno. Alguns poderão sugerir o desmatamento por queimadas, que é mais barato e rápido, mas, ao queimar a vegetação que sustenta e nutre o solo, aumenta a erosão e a lixiviação – lavagem do solo pela chuva, com perda de nutrientes. Além disso, a queimada mata os microrganismos responsáveis pela produção do húmus e pela circulação de materiais na natureza, assim como causa a morte ou a migração dos animais que habitam essa região.
E se? Se não fizerem alguma dessas referências, ponha a questão para eles. O importante, nesse momento, é sensibilizar para os efeitos das intervenções humanas inadequadas no ambiente, que retornam para o próprio ser humano.
Pode ser que se refiram também a adubos e defensivos agrícolas para as plantações, o que põe em risco a saúde humana, a flora e a fauna. E quanto ao lixo produzido pelas famílias e o destino dos dejetos, que solução deram?
Deixe claro que a ação humana sempre causará impactos no ambiente, mas esses impactos podem ser muito lesivos, provocando o esgotamento do solo, seu envenenamento ou a formação de buracos, inviabilizando sua utilização. Todavia, os impactos podem ser menos negativos se a utilização for cuidadosa, inteligente e sustentável.
Isso se torna de importância extrema quando a questão é posta em grande escala, ou seja, quando milhões e milhões de pessoas ocupam o solo, concentrando-se no mesmo lugar, como ocorre nas metrópoles, em função da migração pela busca de emprego e de melhores condições de vida.
Forme 6 grupos e proponha que pesquisem as questões levantadas pelo exercício que fizeram –desmatamento, queimadas, erosão, lixo, dejetos humanos, agrotóxicos – e busquem alternativas sustentáveis.
Oriente-os a entrar na internet, nos sites indicados abaixo, para realizarem a pesquisa. Cada grupo se dividirá em duplas, para melhor acessar as informações. Dê 20 minutos para as duplas.
Hora de avaliar Quando terminarem a socialização, organize uma roda para a avaliação da atividade. Peça que falem sobre os seguintes itens: • O que aprenderam com a oficina, tanto na vivência como na pesquisa? • O que acharam das estratégias propostas? • Depois dos debates e das pesquisas, mudarem de opinião sobre as questões que tiveram que enfrentar na atividade inicial? • Como ocorreu o trabalho em grupo? E a pesquisa via internet? • Que processos podem ser aperfeiçoados nos próximos trabalhos?
Para ampliar
Você pode propor à turma a promoção de um debate com uma ONG ou associação ambientalista para complementar a discussão sobre o impacto humano no meio ambiente, especialmente na ocupação do solo.
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