Oficina: Contemplando a natureza

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Oficina: Contemplando a natureza

Esta é a 11a de uma série de 12 oficinas baseadas nos Encontros de Estudos em Arte-educação e Experiências Híbridas na Formação de Educadores da Infância, tema “Ética do Cuidado e Vida Subjetiva”, realizado em 30/9/2020 e coordenado por Sirlene Giannotti. Publicada originalmente no site Território de Formação em Arte (Impaes — Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social)

O que é?

Atividades em conexão com os elementos da natureza

Materiais

Folhas de árvore; papel sulfite; cola branca; café e temperos em pó; esponjas; pincéis; computador, tablet ou celular com acesso à internet;

Finalidade

Expressão artística pela apreciação dos elementos da natureza

Expectativa

Promover nas crianças a expressão artística, a contemplação da natureza e exploração de suas formas, cores e texturas

Público

Crianças da educação infantil

Espaço

Pátio, jardim, parque, sala de aula, sala de atividades, biblioteca, centro cultural, ou ambiente on-line.

Duração

encontro de 1h30 cada


Início de conversa

A natureza ama se esconder”
(Heráclito de Éfeso, filósofo pré-socrático – 550-480 a.C.)
Em contato com a natureza e os seres que nela habitam, as crianças se encantam e exploram suas formas, cores e texturas. Nesta oficina, vamos promover o contato com a natureza e a livre expressão.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
habilidades EI02TS02; EI03TS02.


Na prática

Inicie a oficina com um mapeamento das características do grupo. Peça a cada criança que expresse seu estado ao chegar à aula ou ao encontro em uma palavra. Pergunte:

“Como você está chegando ao encontro/à aula hoje?”

🎶 Coloque uma trilha sonora com sons de natureza ou escolha um local onde a natureza esteja presente. Caso use o vídeo a seguir, selecione um trecho de 3 a 5 minutos para o relaxamento. 

Escolha um lugar seguro para as crianças ficarem. Oriente-as a permanecer em pé e prestarem bastante atenção aos sons da natureza. Com elas, faça respirações e inspirações suaves, sentindo o ar entrar e sair dos pulmões. 

Pergunte:

“Como você está se sentindo agora?”

Deixe que as crianças se expressem livremente.

Ambiente remoto
Disponibilize o vídeo em tela para as crianças ouvirem os sons da natureza. Recomende que façam a atividade de relaxamento sobre um tapetinho em casa. Explique previamente os movimentos de respiração que serão feitos.

Previamente, providencie os materiais para o trabalho com elementos da natureza: cola branca, copinhos com tempero coloridos, pó de café, folhas de árvore (caídas no chão), folhas de sulfite (ou canson), copinho com água, esponjas, pincéis.

Sobre uma mesa forrada, coloque os materiais à disposição das crianças. Misture previamente 1 colher (sobremesa) de cola branca em 1 colher (de chá) de tempero, café em potinhos separados. Coloque água em potinhos para a limpeza de pincéis.

Oriente as crianças a explorarem as folhas, suas cores, nervuras e formatos. Se possível, disponibilize folhas de vários formatos e cores.

As crianças podem mergulhar as folhas nos potinhos com a cola e fazer uma colagem na folha de sulfite (ou canson) ou decalcar a folha, formando um desenho. Ao final, exponha as produções no mural da sala.

Ambiente remoto
Solicite previamente às famílias ou aos adultos responsáveis pelas crianças os materiais necessários à atividade. Alguns temperos frescos, cujas folhas já não estão adequadas para consumo, podem ser usadas na atividade, como folhas de louro, manjericão etc. O importante é que a criança explore as texturas, cores e formatos.
Recomende a participação da família na atividade. Pode ser uma oportunidade para compartilharem percepções sobre os elementos da natureza que compõem o dia a dia da criança.


Para inspirar

A seguir, indicamos alguns vídeos como fontes de inspiração para a consciência do papel fundante da natureza em nosso ser e propõe a revisão de práticas pedagógicas e de atividades que favoreçam o contato das crianças com a natureza em todas as propostas educativas.

  • 🎬 Waapa: Documentário dirigido por David Reeks, Paula Mendonça e Renata Meirelles, 2017. (20 min)
    O curta-metragem propõe um mergulho na infância do povo Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e nos cuidados presentes em seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza apresentam-se como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças. 
  • 🎬 Projeto Território do Brincar – 3º Região – Território Indígena Panará, Pará (2 min e 50 s)
    O projeto Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil. É coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks e correalizado pelo Instituto Alana.
  • 🎬 Ewé de Òsányìn: o segredo das folhas – animação, 2021 (22 min)
    Essa animação, baseada no mito Yorubá de Òsányìn, Ossaim, Osanha, o orixá das folhas, conta a história de uma criança nasce com folhas em seu corpo e sua mãe busca a cura. Na escola, porém, as outras crianças a discriminam e ela foge para mata! Na caatinga, encontra seres encantados de tradições indígenas e negras e caminha numa aventura de autoconhecimento e de descoberta sobre a importância da preservação ambiental.
  • 🎬 Diálogos do Brincar #2: Criança e Natureza, com Gandhy Piorski (59 min)
    Neste diálogo, o filósofo do brincar Gandhy Piorski fala da importância de a educação integrar e promover a relação da criança com a natureza. É preciso que os seres humanos conheçam a linguam da natureza, sua forma de se comunicar, de produzir nova vida, nascer, morrer, afirma Piorski.


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