Oficina: Imagens contam histórias

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Oficina: Imagens contam histórias

Que tal trabalhar de forma divertida a relação entre imagem e escrita com as crianças por meio de um jogo?

O que é?

Exploração da relação entre ilustração e escrita na criação de histórias com crianças em alfabetização.

Materiais
  • Conjunto de fichas com ilustrações de uma narrativa.
  • Cola.
  • Folhas de papel.
Finalidade
  • Perceber a relação entre ilustração e texto na composição da narrativa.
  • Observar os elementos (personagens, eventos, tempo, espaço) e o enredo (sequência de eventos) de uma narrativa, e seu papel na formação da unidade e do sentido do texto.
  • Familiarizar-se com as estruturas da língua e o vocabulário da língua escrita.
  • Ouvir a leitura de livros.
  • Escrever textos.
Expectativa

Promover o letramento das crianças de forma articulada com as outras linguagens (visual, oral) e de forma lúdica e adequada à etapa de vida que elas vivem.

Público

Crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

Espaço

Sala de aula, sala de atividades, biblioteca, centro cultural, ou ambiente on-line.

Duração

2 encontros de 50 min cada


Início de conversa

Em um livro para crianças, os aspectos gráficos e visuais são um recurso fundamental. As ilustrações, as cores, o jogo de luz e sombra, o tamanho das letras, a disposição de textos e imagens contribuem para a compreensão da obra literária e para a abertura de novas perspectivas de leitura, ao revelar ou
realçar aspectos muitas vezes apenas sugeridos no texto.

Animais pintados na Gruta de Lascaux, na França. Foto: Wikipédia

A expressão e comunicação por meio de imagens estão presentes desde os registros mais remotos do ser humano. Como reflete o autor e ilustrador Odilon Moraes:

A imagem foi o primeiro instrumento de que o ser humano se serviu para escrever. A escrita fonética vai vir muito depois. A imagem, embora não seja letra, representa algo que não está lá. Essa é a ideia da escrita. A criança aprender a ler é um pouco aprender que aquele ‘desenho’ que ela está fazendo significa algo que não está lá. Isso já é um processo de escrita.

Odilon Moraes. Confira conversa em A voz das ilustrações, as imagens das palavras.

Assim, explorar as ilustrações das narrativas é essencial à formação leitora, especialmente às crianças ainda não alfabetizadas ou no início da aprendizagem da leitura e escrita.


Na prática

Selecionando e contando a história

Selecione uma narrativa. Você pode escolher livros do acervo da biblioteca da escola, distribuídos pelo
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a educação infantil e para o ensino fundamental I.

  • O que o título sugere?
  • O que vai acontecer em seguida?
  • O que vocês acham que a personagem vai fazer?

Reconte coletivamente a história com as crianças, atentando para os elementos principais da narrativa (veja mais à frente).

Elaborando as fichas

Depois que as crianças conhecerem a história, mãos à obra! é hora de elaborar as fichas. Para isso, procure selecionar imagens (ilustrações, fotos, desenhos, pinturas…) que representem momentos marcantes da narrativa:

  • início (apresentação das personagens, contexto – tempo e espaço);
  • conflito (desafio que a(s) personagem(ns) principal(is) precisa(m) resolver para atingir seus objetivos);
  • clímax (ponto de maior tensão da narrativa);
  • desfecho.
Saiba mais sobre a estrutura narrativa.

Jogo: Imagens contam histórias

Num outro dia após a leitura da narrativa, distribua as fichas com as ilustrações em ordem diferente da original.

Antes de iniciar o jogo, apresente às crianças o livro com a história que leram antes. Pergunte quem se lembra da história e das personagens. Deixe que falem à vontade. Se achar necessário, mostre novamente as lustrações para que recordem o enredo.

Como jogar

Peça que a turma se organize em duplas. Explique que eles deverão organizar as ilustrações da forma que acharem melhor. Depois, poderão colá-las segundo a ordem que escolherem, para fazer um pequeno livro.

Dependendo do nível e da etapa da turma, você pode pedir às crianças que façam algum tipo de escrita. Mesmo crianças pequenas podem escrever algo, como o título do livro ou seu próprio nome, já que serão “autores” desse livro.

Em seguida, você pode pedir que a turma se reúna em grupos maiores e observe as sequências montadas.

Depois, peça que cada grupo escolha uma das combinações criadas e ”leia” a história que elas ilustram.

Por fim, você pode ler ou contar novamente para elas a história original, para que comparem as versões.

Conversando sobre as diversas versões da história

Aprendizado inicial da escrita: saiba mais sobre fases de desenvolvimento da escrita segundo a Psicogênese e conheça a proposta de sistematização de Magda Soares.

Nesse momento, é muito importante estimular que expressem suas percepções e ideias sobre a experiência. O objetivo é ajudar as crianças a entender que mudanças a alteração da sequência das ilustrações gerou na história. Você pode fazer perguntas:

  • De qual história vocês gostaram mais? Por quê?
  • O que tem de mais legal nesse jeito de contar a história?
  • E o que não ficou tão bom, na sua opinião? Por quê?
  • Dá pra melhorar? Como?

Vale ressaltar que cada um pode ter diferentes opiniões e que o mais bacana é ouvir com atenção e respeito, mesmo que a gente discorde. E que mudar de ideia também é muito legal!

Variações

Foto: istock

🪄Você pode propor variações desse jogo, por exemplo, trazendo e misturando ilustrações de outras narrativas.

Também pode incentivar as crianças a criar suas próprias ilustrações. Para isso, elas podem usar desenho, pintura, colagem, misturar várias técnicas.

É interessante ouvir e incorporar contribuições das
crianças, que podem inventar novas formas de brincar e jogar com ilustração e narrativa.


    Falando de narrativa…

    • Como apresentar os elementos de uma sequência narrativa de forma simples e divertida a estudantes do ensino fundamental? Assista à animação Literatura: viajando na narrativa. Ela foi inspirada no conto “Nas garras do primeiro amor”, do escritor mineiro Fernando Sabino.
    • Propor atividades de leitura de imagens é importante não só para estudantes que ainda não dominam a escrita. Neste momento em que vivemos, desenvolver um olhar atento e crítico à relação entre texto verbal e imagem é fundamental. Esse é um dos tópicos da entrevista com a linguista Roxane Roje (Unicamp), em que ela fala sobre alfabetização, multiletramentos e o papel da escola. Confira!
    • Lendo imagens: elaborado com a assessoria da professora Lucia Santaella (PUC-SP), este especial multimídia aborda as diferentes relações entre imagem e escrita, para apoiar o desenvolvimento de habilidades em ler imagens. Navegue!


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