Que tal trabalhar de forma divertida a relação entre imagem e escrita com as crianças por meio de um jogo?
Exploração da relação entre ilustração e escrita na criação de histórias com crianças em alfabetização.
Conjunto de fichas com ilustrações de uma narrativa.
Cola.
Folhas de papel.
Perceber a relação entre ilustração e texto na composição da narrativa.
Observar os elementos (personagens, eventos, tempo, espaço) e o enredo (sequência de eventos) de uma narrativa, e seu papel na formação da unidade e do sentido do texto.
Familiarizar-se com as estruturas da língua e o vocabulário da língua escrita.
Ouvir a leitura de livros.
Escrever textos.
Promover o letramento das crianças de forma articulada com as outras linguagens (visual, oral) e de forma lúdica e adequada à etapa de vida que elas vivem.
Crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
Sala de aula, sala de atividades, biblioteca, centro cultural, ou ambiente on-line.
2 encontros de 50 min cada
Início de conversa
Em um livro para crianças, os aspectos gráficos e visuais são um recurso fundamental. As ilustrações, as cores, o jogo de luz e sombra, o tamanho das letras, a disposição de textos e imagens contribuem para a compreensão da obra literária e para a abertura de novas perspectivas de leitura, ao revelar ou realçar aspectos muitas vezes apenas sugeridos no texto.
A expressão e comunicação por meio de imagens estão presentes desde os registros mais remotos do ser humano. Como reflete o autor e ilustrador Odilon Moraes:
A imagem foi o primeiro instrumento de que o ser humano se serviu para escrever. A escrita fonética vai vir muito depois. A imagem, embora não seja letra, representa algo que não está lá. Essa é a ideia da escrita. A criança aprender a ler é um pouco aprender que aquele ‘desenho’ que ela está fazendo significa algo que não está lá. Isso já é um processo de escrita.”
Assim, explorar as ilustrações das narrativas é essencial à formação leitora, especialmente às crianças ainda não alfabetizadas ou no início da aprendizagem da leitura e escrita.
Na prática
Selecionando e contando a história
Selecione uma narrativa. Você pode escolher livros do acervo da biblioteca da escola, distribuídos pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a educação infantil e para o ensino fundamental I.
O que o título sugere?
O que vai acontecer em seguida?
O que vocês acham que a personagem vai fazer?
Reconte coletivamente a história com as crianças, atentando para os elementos principais da narrativa (veja mais à frente).
Elaborando as fichas
Depois que as crianças conhecerem a história, mãos à obra! é hora de elaborar as fichas. Para isso, procure selecionar imagens (ilustrações, fotos, desenhos, pinturas…) que representem momentos marcantes da narrativa:
início (apresentação das personagens, contexto – tempo e espaço);
conflito (desafio que a(s) personagem(ns) principal(is) precisa(m) resolver para atingir seus objetivos);
clímax (ponto de maior tensão da narrativa);
desfecho.
Jogo: Imagens contam histórias
Num outro dia após a leitura da narrativa, distribua as fichas com as ilustrações em ordem diferente da original.
Antes de iniciar o jogo, apresente às crianças o livro com a história que leram antes. Pergunte quem se lembra da história e das personagens. Deixe que falem à vontade. Se achar necessário, mostre novamente as lustrações para que recordem o enredo.
Como jogar
Peça que a turma se organize em duplas. Explique que eles deverão organizar as ilustrações da forma que acharem melhor. Depois, poderão colá-las segundo a ordem que escolherem, para fazer um pequeno livro.
Dependendo do nível e da etapa da turma, você pode pedir às crianças que façam algum tipo de escrita. Mesmo crianças pequenas podem escrever algo, como o título do livro ou seu próprio nome, já que serão “autores” desse livro.
Em seguida, você pode pedir que a turma se reúna em grupos maiores e observe as sequências montadas.
Depois, peça que cada grupo escolha uma das combinações criadas e ”leia” a história que elas ilustram.
Por fim, você pode ler ou contar novamente para elas a história original, para que comparem as versões.
Conversando sobre as diversas versões da história
Aprendizado inicial da escrita: saiba mais sobre fases de desenvolvimento da escrita segundo a Psicogênese e conheça a proposta de sistematização de Magda Soares.
Nesse momento, é muito importante estimular que expressem suas percepções e ideias sobre a experiência. O objetivo é ajudar as crianças a entender que mudanças a alteração da sequência das ilustrações gerou na história. Você pode fazer perguntas:
De qual história vocês gostaram mais? Por quê?
O que tem de mais legal nesse jeito de contar a história?
E o que não ficou tão bom, na sua opinião? Por quê?
Dá pra melhorar? Como?
Vale ressaltar que cada um pode ter diferentes opiniões e que o mais bacana é ouvir com atenção e respeito, mesmo que a gente discorde. E que mudar de ideia também é muito legal!
Variações
🪄Você pode propor variações desse jogo, por exemplo, trazendo e misturando ilustrações de outras narrativas.
Também pode incentivar as crianças a criar suas próprias ilustrações. Para isso, elas podem usar desenho, pintura, colagem, misturar várias técnicas.
É interessante ouvir e incorporar contribuições das crianças, que podem inventar novas formas de brincar e jogar com ilustração e narrativa.
Falando de narrativa…
Como apresentar os elementos de uma sequência narrativa de forma simples e divertida a estudantes do ensino fundamental? Assista à animação Literatura: viajando na narrativa. Ela foi inspirada no conto “Nas garras do primeiro amor”, do escritor mineiro Fernando Sabino.
Propor atividades de leitura de imagens é importante não só para estudantes que ainda não dominam a escrita. Neste momento em que vivemos, desenvolver um olhar atento e crítico à relação entre texto verbal e imagem é fundamental. Esse é um dos tópicos da entrevista com a linguista Roxane Roje (Unicamp), em que ela fala sobre alfabetização, multiletramentos e o papel da escola. Confira!
Lendo imagens: elaborado com a assessoria da professora Lucia Santaella (PUC-SP), este especial multimídia aborda as diferentes relações entre imagem e escrita, para apoiar o desenvolvimento de habilidades em ler imagens. Navegue!
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.