-
Oficina: Vamos reconstruir nossa relação com o planeta?
Oficina para reflexão sobre a relação destrutiva do ser humano com o planeta e com os animais. Autoria: Educação&Participação
- Tamara Castro
Reflexão sobre a importância da biodiversidade e sobre a relação destrutiva do ser humano com o planeta e com as demais espécies.
Computadores, notebooks ou celulares com acesso à internet, folhas de papel pardo, canetas hidrográficas, pincéis e tinta guache
Reconstruir a relação com o meio ambiente e com as outras espécies no dia a dia.
Assumir comportamentos que contribuam para diminuir o impacto negativo da ação humana sobre o meio ambiente; cuidar bem
dos animais e das plantas.
Crianças e adolescentes.
Sala de aula, sala de atividades, biblioteca, centro cultural, ou ambiente on-line.
1 encontro de 1h30 cada
O patrimônio natural da Terra é composto por minerais (terra, água, rochas, metais…), a atmosfera, as diversas espécies de seres vivos, como vegetais e animais – entre estes os seres humanos. Juntos, formamos os ecossistemas do planeta. Ou seja, tudo na natureza está interligado.
A biodiversidade, ou diversidade biológica, é o elo entre todos os organismos existentes na terra. Ela conecta cada um deles – inclusive os seres humanos – a um ecossistema interdependente, em que cada espécie desempenha sua função. É a chamada teia da vida, da qual dependem todos os seres vivos.
Biodiversidade é a biblioteca das vidas.”
Thomas Lovejoy, biólogo e ambientalista estadunidense
Apesar de todos os alertas de cientistas e ambientalistas, a forma como grande parte das sociedades humanas se relaciona com a Terra e seus ecossistemas é devastadora. Estamos usando 25% a mais recursos naturais do que nosso planeta é capaz de fornecer. O resultado disso é que espécies, habitats e comunidades locais estão sofrendo pressões e ameaças diretas, inclusive de extinção.
Estima-se atualmente 8,7 milhões de espécies de animais e plantas espalhados pelo globo. Estudos apontam estimativas trágicas: entre 1 milhão e 2 bilhões de espécies de animais, vegetais, fungos e bactérias podem ter sido dizimados pelas atividades humanas. Ou seja, o ser humano acelera em até mil vezes o processo natural de extinção.
Dessa forma, o risco à biodiversidade afeta nossa saúde e nossos meios de subsistência, pois dela dependem pessoas, famílias, comunidades, nações e gerações futuras. Um exemplo é a perda de acesso à água doce, o que já atinge diversos países e comunidades. Outros exemplos de como a biodiversidade afeta nossa vida:
Enfim, há muito a se falar quando o tema é biodiversidade, equilíbrio ambiental e sustentabilidade. Mas como abordá-los com crianças e adolescentes? Um caminho é refletir como essa problemática está presente no nosso dia a dia e como cada um pode contribuir para uma melhor relação com a natureza.
Anuncie que o personagem a ser discutido na roda do dia será o planeta Terra. Investigue que imagens já viram dela, se já leram alguma coisa a seu respeito, o que foi e em que circunstâncias.
Você pode explorar com a turma a imagem do globo terrestre em 3D, pelo Google Earth. Leve também algumas imagens de revistas e livros para circular entre elas e eles.
Pergunte:
Estimule que lancem suas hipóteses. Então conte que a ciência estima que a Terra exista há 4,5 bilhões de anos e a humanidade, há 2,5 milhões. É muito tempo, não? E como tem sido a relação entre o ser humano e a Terra? Amigável? Cuidadosa? O que acham?
Diga que vai apresentar uma animação em que o autor faz a crítica da relação desrespeitosa do ser humano para com o planeta, para com a coletividade e, consequentemente, para si próprio, em razão de sua arrogância e individualismo.
A animação de Steve Cutts usa o humor para criticar o comportamento humano, que desrespeita a
natureza e causa grave desequilíbrio em todo o planeta. Explique que se trata de uma criação artística para expressar a visão do autor a respeito do fenômeno, por isso pode não corresponder exatamente à
realidade.
Após assistirem ao vídeo, abra a discussão sobre o assunto tratado:
Considere com a turma que nem todos os seres humanos são como o personagem retratado e que essa questão não é apenas individual, mas social, econômica e cultural. A sociedade em que vivemos é fruto de um projeto de grupos sociais que detêm as riquezas produzidas por todas e todos, visam o lucro acima de outros valores e, com isso, estimulam e produzem o consumo exagerado das pessoas, para além do que é necessário para viver bem. Essa é uma situação que pode mudar, mas exige esforços coletivos e individuais, pois implica uma mudança no sistema econômico, na participação social das pessoas e nos valores.
Em seguida, apresente MAN 2020, segundo Cutts, uma atualização da primeira animação, dialogando com o contexto da pandemia de Covid-19 e o distanciamento social que muitos países viveram:
Você pode fomentar a reflexão perguntando:
Provoque a turma a pensar que comportamentos coletivos e individuais seriam importantes para um novo panorama planetário e social. Abra duas folhas de papel pardo e registre lado a lado os comportamentos indesejados e as mudanças sugeridas, conforme forem falando.
Depois, convide a turma a montar um grande painel, com outras folhas de papel pardo, dispostas no chão e coladas com fita adesiva, representando as mudanças sugeridas por elas e eles. Disponibilize as canetas hidrográficas e os pincéis com tinta guache. Quando terminarem o painel, exponham numa das paredes da sala ou da instituição.
Abra a roda para a avaliação da oficina e peça que cochichem entre si, em duplas, se gostaram ou não das atividades e por que, o que foi mais significativo.
Socialize as observações das duplas e registre num cartaz, que deve ficar afixado na sala.
Um amplo debate envolvendo a comunidade, as escolas do entorno, lideranças do local e famílias para discutirem como podem, em seu âmbito de governabilidade, diminuir os impactos negativos da ação humana sobre o ambiente. Também poderão propor encaminhamentos para autoridades responsáveis por outros níveis de governabilidade.
Steve Cutts é um ilustrador inglês, especializado em animação, que produz trabalhos que denunciam a forma de viver do ser humano, na atual sociedade de consumo, desrespeitosa com si próprio, com os outros habitantes do planeta e com o meio ambiente.
Segundo o filósofo Vladimir Safatle, em artigo para a revista Cult, edição 168, a:
Vladimir Safatle
arte nunca é o reflexo da vida social. Ela é, antes, a figura avançada daquilo que a vida social ainda não é capaz de pensar, daquilo que ainda não tem forma no interior de nossas formas hegemônicas de vida.”
A arte é uma possibilidade de crítica aos modos de organização da vida social que, por se tornarem rotineiras, nos parecem naturais ou inevitáveis. Ao provocar o estranhamento, pela forma de apresentar o que é destrutivo e devastador, a animação nos faz parar para pensar sobre o nosso modo de vida e a projetar novas formas e novos modos de organizar a sociedade.
Ainda segundo o filósofo, quando a arte perde a força de fazer a crítica da sociedade vigente, para que se busque uma outra forma de viver, “a vida social não é mais capaz de enxergar a imagem de uma nova sociedade possível”.
Na animação MAN, Cutts faz a crítica à ocupação do planeta pelo Homo sapiens, que segundo as teorias evolucionistas, surgiu entre 400 mil e 100 mil anos atrás e do qual os seres humanos modernos (Homo sapiens sapiens) evoluíram.
O vídeo nos faz pensar: por que foi assim? Por que é assim? Precisa continuar sendo assim? Só a reflexão sobre os fenômenos sociais que causaram tanta destruição no planeta pode nos levar a tomar iniciativas que revertam tal situação.
Defesa dos territórios e futuro do planeta Terra, Artigo do prof. dr. Fabio José Cardias-Gomes (UFMA)
Como bem apontou a liderança Krenak, Ailton, os territórios indígenas são as últimas fronteiras de reservas que estão sob os olhos famintos de destruição do projeto de humanidade que deu errado. É hora de pararmos, nos juntarmos para buscar soluções, imediatamente! Não há romantismo não, está acontecendo, olha ali, olha aqui, no Maranhão, no Pará. É muita destruição, pesca e caça dizimatória, hidrelétricas matando os rios, calor e secura. Vão-se corpos e almas juntos quando se inunda um território sagrado!”
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Inscreva-se para receber
nossos conteúdos por e-mail
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_GRECAPTCHA | 5 months 27 days | This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks. |
ARRAffinity | session | ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user. |
ARRAffinitySameSite | session | This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session. |
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category . |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category . |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 1 year 1 month 4 days | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gat_gtag_UA_* | 1 minute | Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
ai_session | 30 minutes | This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform. |
ai_user | 1 year | A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt.innertube::nextId | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__cflb | 23 hours | This cookie is used by Cloudflare for load balancing.nn |
WFESessionId | session | No description available. |