Atividade de reflexão sobre a diferença entre precisar e querer.
Internet.
Aparelho data show (se não houver disponível, pode-se usar computadores).
Ficha do anexo.
Folhas de sulfite.
Desenvolver uma atitude de consumo consciente.
Distinguir o precisar do querer; resistir aos apelos do consumo exagerado; perceber o papel da mídia na criação de necessidades.
Crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Sala de aula, de atividades ou outro espaço com acesso a internet
1 encontro de aproximadamente 90 min.
Início de conversa
O mundo atual é regido pela “ética do consumo”. Segundo essa ética, as pessoas são avaliadas pelo que possuem e exibem. Somos bombardeados, diuturnamente, nas ruas, nos jornais, nas revistas, na TV e internet pela propaganda de produtos para consumir. Muitos deles passam longe de nossas necessidades reais.
Saber distinguir o que nós precisamos comprar do que só queremos comprar não é fácil. O que precisamos, de fato, é muito mais importante do que aquilo que compramos apenas porque queremos. Por isso, precisamos desenvolver o hábito de prestar atenção às escolhas que estamos fazendo ao comprar.
Muitas pessoas têm dificuldade em controlar o impulso de comprar imediatamente o que querem. No entanto, é importante refletir se a aquisição é realmente necessária e se não implicará desconforto financeiro seu ou da família, gerando dívidas com cartões de crédito e empréstimos. Além disso, adiar a satisfação imediata dos desejos propicia a reflexão sobre valores e escolhas:
Por que é importante adquirir esse objeto ou serviço?
O quanto útil?
Eu realmente necessito disso neste momento?
Caso se conclua que o objeto ou serviço é realmente necessário, é importante planejar a compra.
É muito difícil resistir aos apelos da propaganda, principalmente, quando se é mais jovem. Por isso, é importante propiciar a crianças, adolescentes e jovens situações de aprendizagem nas quais possam pensar em como lidar com o dinheiro. É uma forma de exercitar escolhas e desenvolver atitudes e valores saudáveis para a vida pessoal e para a vida em sociedade.
Na prática
Inicie perguntando o significado de consumo e de consumismo, o tema do dia. Sabem do que se trata? Faça uma rodada para que levantem suas hipóteses e então proponha a eles assistirem a uma animação de Estevam Guerra, “Consumismo – Desenho animado ambiental”.
Peça que observem bem o que acontece em cada cena: na praia, na casa, no escritório, no supermercado, no shopping…
Terminado o vídeo, abra para discussão:
Qual o tema da animação?
Quais mensagens ela passa?
Por que ela trata essa questão?
O que fazer, há alguma saída?
O que ainda é possível modificar ?
Se continuar assim, o que acontecerá com as pessoas quando as coisas essenciais para a vida, como a água e o alimento, começarem a faltar?
Discuta com eles o papel da propaganda veiculada nos grandes meios de comunicação de massa, como TV, rádio e internet no estímulo ao consumo exagerado.
Apresente e discuta as alternativas possíveis: de um lado, as indústrias devem produzir cuidando dos recursos naturais, não destruindo a natureza, reflorestando, mantendo as espécies de animais que garantem o equilíbrio dos ecossistemas. De outro, as pessoas devem desenvolver o hábito do consumo consciente, adquirindo só o que realmente precisam para suas necessidades, cuidando de separar o lixo reciclável e reaproveitando tudo que for possível, desde alimentos até embalagens.
Encaminhe a discussão para os conceitos precisar e querer. Será que sabemos diferenciar o que é um e outro? Proponha um exercício.
Forme duplas e distribua, para cada uma, a folha do Anexo 1, com uma relação de 18 itens para classificarem em duas colunas: PRECISO e QUERO. Após dez minutos, peça às duplas que relatem suas respostas, com justificativas. As demais terão alguns minutos para se manifestar, concordando ou discordando.
E se? Se houver algumas divergências, problematize para ajudá-los a chegarem a uma posição de bom senso, sem exageros.
A seguir, em grupos maiores, de quatro ou cinco, desafie-os a levantar três outros itens realmente necessários, que não estão na lista e três itens que não são de necessidade, mas apenas objetos de desejo. Dê um tempo de 20 minutos para realizarem a atividade e abra a roda para que socializem.
Analise com eles a coluna QUERO, tentando identificar a origem dos desejos e o papel da mídia nesse processo. Oriente ainda para que identifiquem os desejos mais comuns manifestados no grupo e discuta a relação entre esses desejos e a geração dos alunos (certamente seus avós tinham outros desejos), ou seja, entre os desejos das pessoas e o contexto histórico e cultural em que vivem. Por isso é importante desenvolvermos a consciência do contexto em que estamos inseridos e as implicações dele em determinados comportamentos e atitudes que assumimos na vida em sociedade.
Feche a discussão aproveitando ao máximo o que trouxeram de argumentos para a socialização. Registre as principais ideias num cartaz para ser afixado na sala.
Finalize a oficina, apresentando outro vídeo para eles, uma animação muito interessante e radical do ilustrador inglês Steve Cutts, especialista em desenvolver animação com conteúdo questionador dos hábitos e escolhas do ser humano na atual sociedade de consumo.
Peça que comentem a alegoria do vídeo, chamando a atenção para o que o ser humano está fazendo com o planeta e também consigo mesmo. Não é incomum, na sociedade atual, algumas pessoas desenvolverem doenças relacionadas ao consumo, tornando-se dependente desse hábito, assim como muitos ficam dependentes de álcool e de outras drogas.
Hora de avaliar:
Após a projeção do vídeo de Steve Cutts, abra a roda para uma avaliação. Peça que se manifestem em relação ao que viram na oficina.
Conseguiram fazer a distinção entre precisar e querer?
É muito difícil?
Aprenderam algo que ajude a ter atitudes mais equilibradas e sensatas de consumo?
Foi bom trabalhar em dupla?
Houve alguma dificuldade?
Como as superaram?
O que mais pode ser feito?
Uma bela feira de trocas. As crianças e os adolescentes poderão marcar um dia para trazerem objetos, como brinquedos, roupas, livros, CDs, pelos quais já não têm muito interesse para trocar por outros objetos dos colegas. Uma comissão poderá ser eleita para organizar a sala e o evento.
Referência:
D’Aquino, Cássia. Como falar de dinheiro com seu filho. São Paulo: Saraiva, 2014.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.