Este documento foi apresentado durante o 4o Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI), que teve como tema A escola e a vida lá fora: (re)conhecer para transformar.
A apresentação traz dados levantados na pesquisa Participação e engajamento de jovens e suas repercussões em sua vida escolar: o caso das ocupações de escolas em São Paulo. O estudo foi desenvolvido entre 2017 e 2018 pelo CENPEC em parceria com o Instituto Unibanco.
De forma breve, o documento traz os objetivos, a metodologia e os principais dados, hipóteses e conclusões da investigação. Entre as conclusões, ressaltam-se o papel da educação escolar dado pelas famílias dos jovens retratados na pesquisa, bem como as impressões e expectativas dos estudantes em análise.
Esta apresentação é um dos produtos da pesquisa
Participação e engajamento de jovens e suas repercussões em sua vida escolar: o caso das ocupações de escolas em São Paulo.
Período de realização: 2017-2018
Parceiro: Instituto Unibanco
Ementa:
O objetivo principal do estudo foi identificar processos e condições sociais ligados à participação e ao engajamento juvenil na escola e em movimentos sociais e políticos, por meio da descrição e análise das trajetórias sociais de jovens envolvidos, direta ou indiretamente, com as ocupações de escolas em São Paulo em 2015.
O percurso metodológico envolveu análises sucessivas. Primeiramente foram cadastrados em base de dados 70 jovens envolvidos nas ocupações. Destes, foram selecionados 11 para a realização de entrevistas aprofundadas, a partir do que foi empregada a técnica de Análise de Correspondências Múltiplas para apoiar a identificação de jovens com trajetórias possíveis – e exemplares – entre as observadas no conjunto de jovens entrevistados. Foram identificados quatro jovens para os quais foram elaborados retratos sociológicos.