Esta apresentação traz os aspectos principais da pesquisa Educação em territórios vulneráveis, realizada na região de São Miguel Paulista, distrito localizado no extremo leste do município de São Paulo (SP).
A investigação se debruça em uma situação contraditória: os aglomerados metropolitanos, em geral, têm resultados no Ideb inferiores aos das cidades médias de sua região, apesar de as metrópoles concentrarem riqueza econômica, centros de poder, universidades, centros de pesquisa, instituições culturais e instituições da sociedade civil atuantes.
Os autores da pesquisa partem da seguinte hipótese: a segregação territorial teria efeitos negativos sobre a educação nesses território, o que eles denominam efeito do território.
Diante dessa questão, o objetivo é investigar como a vulnerabilidade social do território em que as escolas se localizam e a vulnerabilidade social das famílias dos alunos influenciam a vida escolar e a qualidade da educação escolar.
CENPEC. Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole: um caso na periferia de São Paulo (apresentação da pesquisa). Disponível em: https://saberesepraticas.cenpec.org.br/wp-content/uploads/2015/09/pesquisa-apresentacao-v13-com-gr%C3%A1ficos-exel.pdf. Acesso em: 14 jan. 2019.
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Esta apresentação é um dos produtos da pesquisa Educação em territórios vulneráveis
Período de realização: 2009 a 2012
Parceiros: Fundação Tide Setubal, Fundação Itaú Social e Fapesp
Ementa:
O objetivo geral desta pesquisa foi explorar a hipótese do efeito de território sobre as oportunidades educacionais. Seus objetivos específicos consistiram em apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social da vizinhança da escola impactam a oferta educacional que ali se realiza e, por meio dela, o desempenho dos estudantes. A investigação conjugou procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, tendo como campo uma subprefeitura da região leste do município de São Paulo (SP).
A análise dos dados mostra que, quanto maiores os níveis de vulnerabilidade social do entorno do estabelecimento de ensino, mais limitada tende a ser a qualidade das oportunidades educacionais por ele oferecidas. Mostra também que o efeito negativo do território vulnerável sobre a escola se exerce por meio de cinco mecanismos articulados: isolamento da escola no território; reduzida oferta de matrícula na Educação Infantil; concentração e segregação de sua população escolar em estabelecimentos de ensino nele localizados; mecanismos de interdependência competitiva entre escolas; e dificuldades, dada essa posição de desvantagem, para garantir o funcionamento do modelo institucional que orienta a organização escolar.