O artigo “Efeito do território sobre as desigualdades escolares: mudanças no caso de São Miguel Paulista de 2007 a 2009”, um dos produtos da pesquisa Educação em territórios vulneráveis, apresenta dois estudos desenvolvidos em escola localizadas no distrito de São Miguel Paulista, leste do município de São Paulo acerca da relação entre as desigualdades socioespaciais e as desigualdades escolares.
Com base no Ideb 2007, o primeiro estudo mostrou que:
i) as desigualdades socioespaciais restringem a qualidade da oferta educacional das escolas em territórios de alta vulnerabilidade social;
ii) escolas situadas nos territórios mais vulneráveis concentram mais alunos com recursos socioculturais mais baixos;
iii) alunos com baixos recursos socioculturais, em escolas de territórios menos vulneráveis, tendem a ter melhores desempenhos na Prova Brasil.
O segundo estudo, que utilizou o Ideb 2009, denota alterações nos vínculos entre as desigualdades socioespaciais e escolares:
i) o Ideb cresceu, sobretudo em áreas mais vulneráveis, mas aumentou a segregação dos alunos;
ii) o estudo corrobora o efeito de território sobre as oportunidades educacionais, porém, esse efeito é diferenciado para alunos com recursos socioculturais distintos.
PADILHA, Frederica; RIBEIRO, Vanda; BATISTA, Antônio; ALVES, Luciana; CARVALHO-SILVA, Hamilton. Efeito do território sobre as desigualdades escolares: mudanças no caso de São Miguel Paulista de 2007 a 2009. Olh@res, Guarulhos, Unifesp, v. 1, n. 2 p. 8-30, nov. 2013. Disponível em: https://saberesepraticas.cenpec.org.br/wp-content/uploads/2013/11/Efeito-do-territ%C3%B3rio-sobre-as-desigualdades-escolares.pdf. Acesso em: 10 out. 2017.
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Este artigo é um dos produtos da pesquisa Educação em territórios vulneráveis.
Período de realização: 2009 a 2012
Parceiros: Fundação Tide Setubal, Fundação Itaú Social e Fapesp
Ementa:
O objetivo geral desta pesquisa foi explorar a hipótese do efeito de território sobre as oportunidades educacionais. Seus objetivos específicos consistiram em apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social da vizinhança da escola impactam a oferta educacional que ali se realiza e, por meio dela, o desempenho dos estudantes. A investigação conjugou procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, tendo como campo uma subprefeitura da região leste do município de São Paulo (SP).
A análise dos dados mostra que, quanto maiores os níveis de vulnerabilidade social do entorno do estabelecimento de ensino, mais limitada tende a ser a qualidade das oportunidades educacionais por ele oferecidas. Mostra também que o efeito negativo do território vulnerável sobre a escola se exerce por meio de cinco mecanismos articulados: isolamento da escola no território; reduzida oferta de matrícula na Educação Infantil; concentração e segregação de sua população escolar em estabelecimentos de ensino nele localizados; mecanismos de interdependência competitiva entre escolas; e dificuldades, dada essa posição de desvantagem, para garantir o funcionamento do modelo institucional que orienta a organização escolar.