Pesquisa e Avaliação

ESTUDANDO AS DESIGUALDADES

 

O Cenpec desenvolve, por meio da Diretoria de Pesquisa e Avaliação (DPA), investigações para compreender e enfrentar as várias facetas das desigualdades educacionais: socioespaciais, intraescolares, de raça, gênero e classe. Além de atender às necessidades dos projetos do Cenpec e estudar temáticas estratégicas para a instituição, a DPA também realiza estudos por encomenda de parceiros.

Cada estudo gera um conjunto de produtos, variando de acordo com a investigação: relatórios, boletins, materiais multimídia, artigos científicos, livros etc. A ideia é disseminar amplamente os achados e se comunicar com os mais variados públicos, especialmente pesquisadores, professores da educação básica, gestores e técnicos de educação, e instituições do terceiro setor.

O Cenpec divulga ainda os resultados de suas pesquisas e avaliações em congressos, seminários e outros eventos, tanto de natureza científica como não científica.

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PRODUTOS

Em busca de saídas para a crise das políticas públicas de EJA

Estudo traz histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e a atual situação dessa modalidade da educação básica

Pesquisa Educação, Valores e Direitos

Coordenada pelo Cenpec e pela Ação Educativa, a pesquisa buscou entender a percepção da população sobre pautas conservadoras na educação, como escolas militarizadas, educação sexual e educação domiciliar

Ensino Médio Noturno e EJA no Brasil: análise de dados secundários

Este estudo de natureza exploratória busca identificar perfil socioeconômico e relação com mundo do trabalho de estudantes do EM e EJA

Perfil e necessidades profissionais de professoras(es) de Inglês de escolas públicas no Brasil

Este estudo investiga o perfil social e as necessidades de formação continuada de docentes de inglês que atuam na rede pública nos anos iniciais do ensino fundamental

Avaliação da Plataforma Edukatu

Avaliação da plataforma Edukatu (Instituto Akatu por um Consumo Consciente)

Professores(as) que ensinam matemática: formação, saberes e trabalho docente

Quais são as demandas formativas de professores(as) que ensinam matemática nos níveis fundamental e médio?

Cenário da Exclusão Escolar no Brasil

Estudo da Unicef e Cenpec mapeia exclusão escolar antes e durante a pandemia, e mostra que o Brasil pode regredir 2 décadas no acesso de meninas e meninos à educação

Política educacional e equidade: o caso do Acre

O ​Boletim Educação ​& ​Equldade n. 9 (2018) traz pesquisa sobre políticas educacionais no Acre entre 1999 e 2010, que o destacaram entre os indicadores de qualidade e equidade no ensino fundamental

Enfrentamento da cultura do fracasso escolar

Quais são os fatores que contribuem para a manutenção da cultura do fracasso escolar em nosso pais e como enfrentá-la para garantia do direito à educação de qualidade para todos e todas?

Esforços educativos de mães num território de alta vulnerabilidade

Informe traz investigação sobre esforços de mães moradoras de território vulnerável para a escolarização dos filhos

Ação e pesquisa docente

Objetivo da edição é promover a articulação entre a ação e a pesquisa educacionais. Confira

Referenciais para a docência: consensos e dissensos

Conheça os posicionamentos de gestores e pesquisadores acerca de um referencial para a atuação docente

Referenciais da atuação docente em políticas públicas

Pesquisa investiga as posições e os argumentos de sujeitos atuantes em políticas públicas sobre o tema

Escola, família e comunidade

Qual é o papel das famílias moradoras de territórios vulneráveis no percurso escolar de seus filhos? Quais são as possibilidades de diálogo entre elas e as escolas?

A base da Base

Com foco na BNCC, Boletim Educação&Equidade n.7 discute os 4 modelos de currículo presentes no Brasil e as implicações na prática docente

Jovens, ensino médio e crenças no futuro

Pesquisa investiga expectativas, desafios e relação que jovens de ensino médio estabelecem com a escola e o saber

Educação e equidade racial

CADERNOS CENPEC. Educação e equidade racial, São Paulo, v. 9, n. 2, 2019

Educadores e políticas para o ensino médio

Pesquisa analisa percepções e reações de educadores
a políticas públicas para o ensino médio