Prêmio Itaú-UNICEF
25 anos
Durante mais de duas décadas, o Prêmio Itaú-UNICEF, parceria entre Itaú Social, UNICEF e Cenpec, teve como missão identificar e valorizar iniciativas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de todo o Brasil realizadas com crianças e adolescentes na perspectiva da educação integral e inclusiva.
O Prêmio foi criado em 1995, em um novo momento para os direitos sociais, com a promulgação da Constituição Federal Brasileira, em 1988, e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, e deu visibilidade a muitas das iniciativas criadas desde então.
O Prêmio Itaú-UNICEF em números
Confira todas as edições do Prêmio Itaú-UNICEF.
13ª Edição – 2018
A 13ª edição do Prêmio Itaú-UNICEF apoiou e valorizou projetos que ofereceram diretamente ao público infanto-juvenil ações educativas, culturais e/ou de proteção social alinhadas ao conceito de educação integral
12ª edição – 2017
Com o tema Educação Integral: parcerias em construção, a 12ª edição do Prêmio Itaú-UNICEF buscou identificar, dar visibilidade e estimular parcerias entre organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas que sejam concebidas, planejadas e…
11ª Edição – 2015-2016
Com o tema Educação integral: aprendizagem que transforma, a 11ª edição do Prêmio Itaú-UNICEF buscou mobilizar a sociedade para a importância da participação social na oferta de educação integral e, ao mesmo tempo, dar visibilidade…
10ª Edição – 2013-2014
O tema – Educação Integral: Crer e Fazer – é um convite à reflexão e um estímulo para que os gestores educacionais e sociais construam, desenvolvam e compartilhem projetos alinhados ao conceito de educação integral.
9ª Edição – 2011-2012
O Prêmio Itaú-UNICEF registra novo recorde de inscrições, com 2.922 projetos participantes, e valoriza iniciativas que contribuem para a transformação do cenário das crianças e adolescentes por meio da oferta da educação integral.
8ª Edição – 2009-2010
Com o tema – Tempos e Espaços para Aprender – evidencia a importância dos saberes proporcionados pela circulação em diferentes ambientes da comunidade. A escola, os projetos sociais, as bibliotecas, as quadras de esporte, os…
7ª Edição – 2007-2008
Nesta edição, o Prêmio Itaú-UNICEF somou esforços ao Movimento Todos pela Educação, iniciativa de vários setores da sociedade em benefício da educação pública de qualidade. Adotou o tema Todos pela Educação para valorizar ações de…
6ª Edição – 2005-2006
Sensibilizar a sociedade para a importância da articulação dos diferentes segmentos responsáveis pela educação e pela proteção social da infância e da adolescência no Brasil. Esse foi o objetivo da 6ª Edição do Prêmio Itaú-UNICEF,…
5ª Edição – 2003-2004
Desde o início do século XXI, o Brasil vivencia um período de melhorias em seus índices econômicos e sociais, incluindo os relacionados à educação. A 5ª edição do Prêmio Itaú-UNICEF conquistou também um enorme avanço:…
4ª Edição – 2001-2002
Com o tema O Direito de Aprender, o Prêmio Itaú-UNICEF coloca em evidência o desejo da sociedade por uma educação pública de qualidade, com foco na aprendizagem da criança e do adolescente.
3ª Edição – 1999 – 2000
Organizações autônomas sem fins lucrativos que trabalham, direta ou indiretamente com crianças e jovens de baixa renda e contribuam para o ingresso ou regresso, permanência e sucesso na escola pública.
2ª Edição – 1997-1998
Contemplar e dar visibilidade a projetos desenvolvidos de forma autônoma e comunitária por organizações da sociedade civil. O Prêmio Itaú-UNICEF mantém o foco em ações que envolvem as escolas públicas.
1ª Edição – 1995/1996
Nasce em um contexto de mobilização mundial pela educação e com a certeza de que todos os segmentos da sociedade: governo, empresas, organizações não governamentais e indivíduos são corresponsáveis pela formação das novas gerações.