A primeira edição do Prêmio Itaú-UNICEF nasce em um contexto de mobilização mundial pela educação e com a certeza de que todos os segmentos da sociedade: governo, empresas, organizações não governamentais e indivíduos são corresponsáveis pela formação das novas gerações.
Marcado pelo grande contingente de crianças e adolescentes fora da escola, o contexto nacional exige solução imediata, visando à inclusão desse público no processo educativo. Contribuem para o enfrentamento dessa questão projetos de ações complementares à escola, voltados para crianças e adolescentes.
Esses projetos nascem das próprias comunidades e são desenvolvidos por organizações não governamentais que contribuem de duas maneiras para o enfrentamento da questão: por um lado , incluem essas crianças e adolescentes em seus projetos educativos; por outro, articulam-se com as escolas públicas e com as famílias para garantir o ingresso delas no sistema escolar.
Nesta primeira edição, 406 organizações não governamentais se inscrevem, superando as expectativas dos organizadores. Os projetos inscritos apresentam iniciativas voltadas ao atendimento direto de crianças e adolescentes, à mobilização da sociedade para a educação, à formação de professores do ensino público e à produção de materiais de apoio à aprendizagem.
Formação
O objetivo dessa formação é possibilitar aos profissionais de diferentes áreas de atuação a apropriação dos critérios de avaliação e seleção dos projetos inscritos no prêmio.
Premiação Nacional
- 1 Nacional: 1º lugar: Ser Criança - Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPDC)
- 2 Nacional: 2º lugar: Por Uma Escola Pública de Qualidade nas Áreas de Assentamento – Associação Nacional de Cooperação Agrícola
- 3 Nacional: 3º lugar: Capacitação de Professores Rurais – Movimento de Organização Comunitária (MOC)
Menções Honrosas
- SPMonte Azul: Um Projeto Comunitário – Associação Comunitária Monte Azul (ACOMA)
- RSPrograma de Ação Complementar – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
- MGPrograma Casa do Adolescente – Aprender Produzir Juntos (APJ)
- PIProjeto Periferia – Ação Social Arquidiocesana (ASA)
- RJAo Encontro dos Meninos de Rua – Associação Beneficente São Martinho
- BAProjeto Axé – Centro de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente
- PEPrograma de Educação Agroecológica – Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não-Governamentais Alternativas (CAATINGA)
- ACProjeto Seringueiro – Centro de Trabalhadores da Amazônia
- RSO Direito é Aprender – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul
- SPNúcleo de Trabalhos Comunitários – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo