Aceleração de Aprendizagem 5ª a 8ª séries: Correção de fluxo

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Aceleração de Aprendizagem 5ª a 8ª séries: Correção de fluxo

Investidores

Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Objetivo

Contribuir para a melhoria da aprendizagem de alunos com defasagem idade-série nos anos finais do ensino fundamental.

Abrangência

Estado do Paraná

Público

Crianças (350 mil), docentes (30 mil), coordenadoras(es) pedagógicas(os), supervisoras(es) de ensino

Produtos

Publicações:

  • Ensinar e Aprender. Cenpec (1998) – Impulso Inicial: Língua Portuguesa; Matemática; Ciências; História; Geografia. Volumes 1 a 3: Língua Portuguesa; Matemática; Ciências; História; Geografia. Material complementado por fichas, cartazes e jogos.
  • EM ABERTO. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), v.17, n.71, jan. 2000. 172 p. 
  • Ensinar e Aprender: relatos de prática. Cenpec (1998).
  • Ensinar e Aprender: reflexão e criação. Cenpec (1998) – 3 volumes.

Vigência

1997 – 1998

Premiações

Prêmio Criança e Paz
Categoria: Educação
Instituição: Unicef
Ano: 1997


Sobre o projeto

Em 1997 a equipe do Cenpec foi convidada pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná a desenvolver um programa de formação de professoras(es) multiplicadoras(es) e a elaborar material para uso em classe de 5ª a 7ª séries do Projeto Correção de Fluxo. 

O trabalho desenvolvido teve como base uma proposta pedagógica que possibilitou às(aos) estudantes a apropriação dos conhecimentos e habilidades indispensáveis para a sua reintegração no ensino regular. Além do rompimento com a seriação, o trabalho exigiu uma reorganização curricular que selecionou conteúdos relevantes do ponto de vista social e científico, criando nexos entre a proposta escolar e a cultura da(o) estudante, bem como favorecendo a integração entre as diferentes áreas de conhecimento. A avaliação assume caráter diagnóstico e de acompanhamento, tendo uma função reguladora do ensino-aprendizagem. A proposta de formação visa fortalecer a autonomia e a autoestima dos professores, valorizando sua prática, provocando a reflexão sobre ela e possibilitando melhor compreensão teórica das concepções envolvidas no trabalho.

Ao final do primeiro ano de desenvolvimento do Projeto, 62% das(os) estudantes foram promovidas(os) para a 8ª série, atingindo a meta proposta; também um número significativo superou as expectativas e concluiu o ensino fundamental, ingressando em 1998 no ensino médio. 

Ao final de 1998 foi significativo o número de docentes que relataram o crescimento dos alunos no que tange ao desenvolvimento das habilidades de expressão oral, leitura e escrita, cálculo e resolução de problemas. Isso refletiu o acerto de um dos pontos centrais da proposta pedagógica, amplamente enfatizado na capacitação docente, de que o ensino de leitura e produção de texto é tarefa das(os) professoras(es) de todas as disciplinas (e não apenas dos de Língua Portuguesa). Foi importante observar ainda que o desempenho das(os) estudantes das Classes de Aceleração na 8ª série era em geral equivalente ou superior aos da 8ª série regular.

O Projeto Correção de Fluxo exigiu da SEED/PR consideráveis investimentos. No entanto, a Secretaria apontou para uma economia de recursos de cerca de 220 milhões no orçamento de 1998 com a reorganização da trajetória escolar dos alunos, recursos estes que possibilitaram investimentos em novas turmas, na continuidade da formação docente e na disseminação da proposta pedagógica do Projeto para toda a rede.