Investidores
Fundação Telefônica
Parceria
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEE/BA), Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SP), Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed), Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador (BA), Cipó – Comunicação Interativa.
Objetivo
Promover o intercâmbio de experiências entre escolas de realidades distintas, agregando novas tecnologias ao trabalho na sala de aula.
Abrangência
Estados de São Paulo e Bahia.
Público
Docentes, diretoras(es) de escolas, coordenadoras(es) de organizações da sociedade civil (OSCs); crianças, adolescentes e jovens.
Produtos
Publicações:
– EducaRede: Internet na escola. Cenpec, 2006. 5 v.
- V.1: EducaRede: inclusão digital na escola.
- V.2: Ensinar com Internet: como enfrentar o desafio.
- V.3: Sala de informática: uma experiência pedagógica.
- V.4: Letras e teclado: oficina de textos na Web.
- V.5: Comunidades virtuais: aprendizagem em rede.
– Caderno de Apoio às Escolas da Fase 2. Cenpec, 2003.
– Caderno do Monitor. Cenpec, 2003.
Sobre o projeto
O projeto Aulas Unidas partiu do Programa EducaRede e propôs a troca de experiências entre estudantes e docentes de escolas inseridas em diferentes contextos por meio de um intercâmbio digital; teve início com o intercâmbio entre estudantes e docentes de 102 escolas de seis países, sendo 17 brasileiras.
Participaram instituições de ensino da Argentina, Chile, Espanha, Marrocos, Peru e Brasil. O público-alvo era composto por educadoras(es) e estudantes entre 10 e 18 anos de escolas públicas, que deveriam criar projetos em comum a partir de seis temas propostos. De acordo com o tema escolhido e a faixa etária, formaram-se equipes com duas escolas de localidades diferentes. A partir daí, alunos e professores das duas escolas decidiram o que iriam investigar e dividiram tarefas. No desenvolvimento do trabalho, trocaram informações e dados, compararam seus avanços e construíram um projeto em comum, sempre utilizando ferramentas virtuais.
No ano seguinte o “Aulas Unidas” teve continuidade com o intercâmbio entre 30 escolas brasileiras, 15 delas de São Paulo e 15 da Bahia. A iniciativa foi da Fundação Telefônica da Espanha.
O acompanhamento, coordenado pelo Cenpec, foi feito a distância, pela internet, e presencialmente, por meio de visitas, encontros de formação e apoio de jovens monitoras(es) nas escolas. Assim, foram realizados diversos encontros de capacitação e 480 eventos de acompanhamento a distância. Os encontros com coordenadores e professores das escolas participantes tiveram temas como: Projetos na Sala de Informática sob a Perspectiva da Transdisciplinaridade; A Escola como Espaço de Formação nas Novas Tecnologias; e O Papel do Professor e o Perfil do Aluno na Sociedade da Informação.