Aulas Unidas

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Aulas Unidas

Investidores

Fundação Telefônica

Parceria

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEE/BA), Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SP), Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed), Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador (BA), Cipó – Comunicação Interativa.

Objetivo

Promover o intercâmbio de experiências entre escolas de realidades distintas, agregando novas tecnologias ao trabalho na sala de aula.

Abrangência

Estados de São Paulo e Bahia.

Público

Docentes, diretoras(es) de escolas, coordenadoras(es) de organizações da sociedade civil (OSCs); crianças, adolescentes e jovens.

Produtos

Publicações:

– EducaRede: Internet na escola. Cenpec, 2006. 5 v.

  • V.1: EducaRede: inclusão digital na escola.
  • V.2: Ensinar com Internet: como enfrentar o desafio.
  • V.3: Sala de informática: uma experiência pedagógica.
  • V.4: Letras e teclado: oficina de textos na Web.
  • V.5: Comunidades virtuais: aprendizagem em rede.

– Caderno de Apoio às Escolas da Fase 2. Cenpec, 2003.

– Caderno do Monitor. Cenpec, 2003. 

Vigência

2002 – 2003


Sobre o projeto

O projeto Aulas Unidas partiu do Programa EducaRede e propôs a troca de experiências entre estudantes e docentes de escolas inseridas em diferentes contextos por meio de um intercâmbio digital; teve início com o intercâmbio entre estudantes e docentes de 102 escolas de seis países, sendo 17 brasileiras. 

Participaram instituições de ensino da Argentina, Chile, Espanha, Marrocos, Peru e Brasil. O público-alvo era composto por educadoras(es) e estudantes entre 10 e 18 anos de escolas públicas, que deveriam criar projetos em comum a partir de seis temas propostos. De acordo com o tema escolhido e a faixa etária, formaram-se equipes com duas escolas de localidades diferentes. A partir daí, alunos e professores das duas escolas decidiram o que iriam investigar e dividiram tarefas. No desenvolvimento do trabalho, trocaram informações e dados, compararam seus avanços e construíram um projeto em comum, sempre utilizando ferramentas virtuais. 

No ano seguinte o “Aulas Unidas” teve continuidade com o intercâmbio entre 30 escolas brasileiras, 15 delas de São Paulo e 15 da Bahia. A iniciativa foi da Fundação Telefônica da Espanha. 

O acompanhamento, coordenado pelo Cenpec, foi feito a distância, pela internet, e presencialmente, por meio de visitas, encontros de formação e apoio de jovens monitoras(es) nas escolas. Assim, foram realizados diversos encontros de capacitação e 480 eventos de acompanhamento a distância. Os encontros com coordenadores e professores das escolas participantes tiveram temas como: Projetos na Sala de Informática sob a Perspectiva da Transdisciplinaridade; A Escola como Espaço de Formação nas Novas Tecnologias; e O Papel do Professor e o Perfil do Aluno na Sociedade da Informação.