Parceiros investidores
Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc-PA).
Abrangência
Estado do Pará.
Parcerias
Fundação Vanzolini.
Público
Gestores e corpo pedagógico da rede estadual paraense de ensino médio.
O Consórcio Desenvolvimento Integral no Pará tem como principal objetivo assessorar a Seduc-PA no aprimoramento e na consolidação das políticas e das práticas de educação integral para o ensino médio na rede estadual de ensino.
Formado pelo Cenpec e pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), o Consórcio teve início em agosto de 2018.
O desenvolvimento do trabalho com a Seduc-PA faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica no Estado do Pará, viabilizado por um financiamento realizado pelo Governo do Estado do Pará com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Além de apoiar o redesenho e a reorganização da matriz curricular do ensino médio em tempo integral, o projeto Desenvolvimento Integral no Pará promove ações de formação e monitoramento. Também cria estratégias, conteúdos e materiais de apoio à equipe de gestão e ao corpo pedagógico de 22 escolas de ensino médio em tempo integral distribuídas pelos municípios paraenses de Ananindeua, Belém, Marabá, Maracanã, Barcarena, Santarém e Bragança.
Destaque
O projeto tem previsão de ser implementado em 22 escolas de ensino médio em tempo integral.
A perspectiva do Consórcio é, porém, apresentar propostas que possam ser adaptadas e utilizadas por toda a rede de ensino do estado do Pará. Para isso, o projeto tem criado estratégias para repassar a tecnologia desenvolvida no decorrer de sua execução.