Investidor
Ministério da Educação (MEC)
Parceiro
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE)
Objetivo
Formar docentes e gestores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Abrangência
Municípios do Estado de São Paulo.
Público
Docentes, diretoras(es) de escolas, coordenadoras(es pedagógicas(os), supervisoras(es de ensino, técnicas(os) do poder público.
Tendo em vista que as ações de formação continuada tornam-se indispensáveis para que as(os) professoras(es) que trabalham com o público de EJA reconheçam as especificidades dessa modalidade do ensino fundamental, e que elas contribuem para a construção de uma identidade pedagógica desse segmento, o Projeto “Ensinar e Aprender: apontando caminhos na educação de jovens e adultos” teve grande relevância no cenário da política estadual de educação, uma vez que há três décadas o estado não fazia investimentos neste segmento do ensino.
O projeto formou docentes (de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências) e gestoras(es) (em metodologias de acompanhamento e avaliação) que atuam na EJA com base no estudo do perfil desses profissionais e das(os) estudantes. A metodologia de formação foi baseada no conhecimento e na problematização da realidade e na ampliação, sistematização e aplicação do conhecimento. Entre as estratégias de formação, incluem-se o diagnóstico, as vivências de atividades dos diferentes volumes do material Ensinar e Aprender (Correção de Fluxo), as tarefas propostas ao final de cada encontro, o estudo e a reflexão de temas relacionados à EJA, a análise de produções de estudantes e de intervenções feitas pelas(os) docentes e pelas equipes técnicas, a proposição de caminhos para a superação das dificuldades identificadas e a divulgação de práticas bem-sucedidas.
Os encontros abordaram as seguintes temáticas: perspectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos e políticas públicas; função reparadora, equalizadora e formadora de novo conceito da EJA; perfil e expectativas do jovem e do adulto que retornam à escola; perfil desejável para educadoras(es) de jovens e adultos; a dimensão política da EJA, abordando o mundo do trabalho que considera a escola como espaço para a prática da democracia e da cidadania.