Investidor
Fundação Itaú Social
Parceria
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Objetivo
Sistematizar os registros trazidos pelo projeto “Excelência em Gestão Educacional” ao longo de três anos e transferir tecnologia para os(as) técnicos(as) da Diretoria de Ensino Região Leste 3 da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Abrangência
Município de São Paulo (SP)
Público
Docentes, diretoras(es) de escolas, coordenadoras(es) pedagógicas(os); técnicas(os) do poder público; supervisoras(es) de ensino.
Sobre o projeto
O projeto “Excelência em Gestão Educacional” teve início sob a responsabilidade da Fundação Itaú Social e do Instituto Braudel, tendo como principais objetivos a criação de mecanismos de gestão e supervisão do trabalho pedagógico que fortaleçam o compromisso da direção, coordenação, corpo docente, discente e familiar, na oferta de uma aprendizagem de qualidade para todos(as), e o desenvolvimento de estratégias que auxiliem professoras(es) e gestoras(es) a intensificar a participação dos pais nos esforços de melhoria do aprendizado.
O projeto foi desenvolvido durante quatro anos. A partir do seu 4º ano, o Cenpec passou a responsabilizar-se tecnicamente pela sistematização, transferência de tecnologia e consolidação da ação de coordenadores(as) de pais junto às 10 unidades escolares da DE Leste 3.
Esse projeto foi composto, em São Paulo, por duas estratégias: Tutoria Pedagógica e Coordenação de Pais, que contaram com o acompanhamento do Cenpec. Essas estratégias foram consolidadas em dez escolas e foram realizadas formações das(os) técnicas(os) da Diretoria Regional de Educação (DRE) e Coordenadoras(es) Pedagógicas(os) (CPs) das escolas que se apropriaram delas.