Formação e seleção de Consultoras(es) do EJA

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Formação e seleção de Consultoras(es) do EJA

Investidor

Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)

Parceria

Ministério da Educação (MEC)

Objetivo

Formar consultoras(es) para atuar nos municípios com o Programa Brasil Alfabetizado e integrá-lo à Educação de Jovens e Adultos.

Abrangência

Estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Público

Secretárias(os) e gestoras(es) municipais; coordenadoras(es) de OSCs. 

Vigência

2008


Sobre o projeto

Como parte de seu compromisso com a garantia de educação para todos, o MEC desenvolveu o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos e à formação de alfabetizadoras(es). O Programa visa contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais nas redes estaduais e municipais de ensino.

Para o atendimento das necessidades do Programa e para integrá-lo com as redes de Educação de Jovens e Adultos, a Secad resolveu ampliar o quadro de consultoras(es) que atuam no programa nas regiões com índices de analfabetismo acima de 25% (Norte, Nordeste e Sudeste). 

A equipe do Cenpec foi convidada a assessorar a capacitação e a seleção de candidatas(os) a consultoras(es) para o Programa. 

Foram apresentados seminários sobre o programa, as diretrizes da política do MEC para o EJA e as expectativas com relação ao trabalho das(os) consultoras(es). As equipes do Cenpec, em continuidade aos seminários, através das vivências de jogos psicodramáticos, de oficinas integradas à temática desenvolvida pela Secad e da elaboração e análise de Estudos de Caso, puderam criar várias situações de aprendizagem e reflexão traduzindo as diretrizes tratadas nos seminários para os grupos de candidatas(os). Através disso as(os) candidatas(os) tiveram chance de avaliar as possibilidades de integrar o programa.

Essas mesmas equipes responsáveis (Secad/MEC e Cenpec/Getep) avaliavam diariamente o desempenho dos grupos e das(os) candidatas(os), além de solicitarem destes uma produção escrita contextualizada pelas oficinas e por um estudo de caso.