Investidores
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud)
Parceria
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP)
Objetivo
Oferecer a educadoras(es) e técnicas(os) subsídios teóricos e práticos para refletir sobre sua ação face à realidade em que atuavam, instrumentalizando-as(os) para o desenvolvimento de projetos educacionais.
Abrangência
Estado de São Paulo – Municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul.
Público
Diretoras(es) de escolas, coordenadoras(es) pedagógicas(os), supervisoras(es) de ensino, técnicas(os) do poder público.
Produtos
- Cartas aos Coordenadores Pedagógicos: dilemas da prática cotidiana. Cenpec, 1998.
- Cartas aos Professores Coordenadores Pedagógicos: dilemas da prática cotidiana. Cenpec, 1999.
Sobre o projeto
Num momento em que a formação continuada dos profissionais do ensino era enfatizada como medida imprescindível à melhoria da qualidade de ensino, o PEC (Programa de Educação Continuada) capacitou 100 mil educadores da rede pública do Estado de São Paulo. O Cenpec, junto com outras 12 instituições paulistas, foi convidado a fazer parte da execução do programa, tornando-se responsável pela capacitação dos profissionais de gestão pedagógica de 300 escolas públicas do ABCD paulista.
A atuação do Cenpec visou ao desenvolvimento de profissionais capazes de contribuir para que a escola possa cumprir a sua função social, revertendo o quadro do fracasso escolar e assegurando às(aos) estudantes acesso, permanência e aprendizagem de qualidade.
O trabalho partiu de um estudo que apontou os problemas vivenciados por técnicas(os) e educadoras(es) referentes às condições de trabalho e aos indicadores da situação escolar das(os) estudantes, mais especificamente à repetência e à evasão.
Durante três semestres, encontros sistemáticos reuniram os profissionais para discutir e analisar a escola pública, seu contexto, suas práticas, seus rituais, suas possibilidades, e o papel de suas lideranças. O objetivo era auxiliar os coordenadores pedagógicos na reflexão de seus principais conflitos profissionais. O programa também ofereceu subsídios teóricos e práticos que estimulassem esses profissionais a refletir sobre sua ação, à luz de novas concepções de educação e de gestão escolar.