Investidores
Instituto Alcoa
Parceria
Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas (MG) e Secretaria Municipal de Educação de São Luís (MA).
Objetivo
Assessorar a secretarias municipais de educação na elaboração do diagnóstico e do planejamento das políticas educacionais, a fim de melhorar a qualidade de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias escolares das(os) estudantes.
Abrangência
Municípios de Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).
Público
Diretoras(es) de escola, coordenadoras(es) pedagógicas(os) e professoras(es).
Produtos
Materiais e publicações, monitoramento e avaliação.
Sobre o projeto
O Programa Ecoa é um projeto de assessoria técnica e formação docente às redes municipais de ensino de Poços de Caldas (MG) e de São Luís (MA).
Tem como foco o diagnóstico e o planejamento das políticas educacionais, a fim de melhorar a qualidade de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias escolares das(os) estudantes.
A assessoria e formação oferecidas se pautam na análise dos dados de diagnóstico educacional e na articulação entre teoria e prática, em diálogo com gestoras(es), técnicas(os) e educadoras(es) dos territórios.
Em 2022, dado o avanço da vacinação no país e a queda no número de casos e óbitos relacionados à Covid-19, as redes de ensino retomaram as atividades presenciais nas escolas. No âmbito do Programa, foi realizado balanço dos resultados alcançados até final de 2021, por meio da percepção de docentes, técnicas(os) das secretarias de educação e dirigentes.
Essa devolutiva deu base para entender como características do Programa: envolver e articular agentes públicos e docentes, conhecimento científico e o conhecimento tácito, advindo das práticas de ensino e de gestão, e o entendimento das(os) professoras(es) como pesquisadoras(es) e autoras(es) das suas práticas, responsáveis por suas escolhas profissionais, políticas e pedagógicas.
O programa também está desenvolvendo uma plataforma de dados educacionais, com painéis que apresentam recortes considerando os marcadores de desigualdades (raça/cor, gênero e nível socioeconômico) aos três municípios abrangidos.
Assim, os quatro eixos das ações – formação, assessoria técnica, produção e disseminação do conhecimento, e criação de tecnologia educacional – passaram a integrar a proposta estratégica do Programa, não mais como um desenho conjuntural que respondia às circunstâncias causadas pela pandemia.