Investidores
Fundação Lemann, Imaginable Futures e BID Lab
Parceria
Quintessa e Instituto Reúna
Objetivo
Desenvolver, nas redes de ensino e escolas, a capacidade para reduzir e prevenir lacunas de aprendizagem, por meio da conexão entre organizações de implementação, formação, empresas de tecnologia educacional (edtechs), docentes, gestoras(es) e secretarias de educação.
Abrangência
Municípios de Bonito, Cabrobó e Igarassu (PE), Domingos Mourão (PI), Guaramiranga (CE) e Santa Maria (RS)
Público
Técnicas(os) da Secretaria, gestoras(es), coordenadoras(es), diretoras(es) e docentes que atuam nas escolas municipais dos anos finais do ensino fundamental.
Produtos
Diagnóstico da rede de ensino, cronograma, projeto e registro da implementação, plano e atividades formativas, produções para aprofundamento dos conhecimentos e subsídio das práticas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que tange à priorização e flexibilização curricular, materiais diversos, monitoramento e avaliação.
Vigência
Desde agosto de 2021.
Sobre o projeto
O Programa ImpulsiONar é uma iniciativa financiada pela Fundação Lemann, Imaginable Futures e pelo BID Lab, realizada em parceria com o Quintessa e o Instituto Reúna.
O propósito do ImpulsiONar é apoiar redes municipais de ensino a reduzir e prevenir lacunas de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática de estudantes do 6o ao 9o ano, por meio de um modelo pedagógico e do apoio de organizações educacionais que oferecem serviços de implementação, formação de docentes e gestoras(es), e recursos educacionais digitais, considerando a metodologia do ensino híbrido/remoto.
São princípios do programa:
- Direito de aprender para todas(os) as(os) estudantes sendo observadas as diversidades de origem e condição socioeconômica para assegurar apoio e atendimento diferenciado a quem mais precisa.
- Docentes, gestoras(es) escolares, equipes da Secretaria e Regionais de Ensino trabalhando de forma integrada e articulada, focados na aprendizagem das(os) estudantes.
- Desenvolvimento profissional para potencializar as ações para redução e prevenção de lacunas de aprendizagem.
- Homologia de processos como estratégia que favorece a aprendizagem das(os) participantes.
- Cultura do planejamento com base em evidências como prática estruturante é indispensável para a melhoria do processo pedagógico.
- Uso pedagógico dos resultados da avaliação a favor da aprendizagem das(os) estudantes.
- Atuação das redes de ensino e escolas como comunidades de aprendizagem estratégicas para o desenvolvimento e aprimoramento do Programa.
- Composição flexível de processos de apoio à gestão da mudança, em diálogo com contextos e demandas de redes de ensino, escolas e professores(as).
- Acompanhamento pedagógico como princípio estruturante e integrador da relação da rede de ensino com as escolas e das escolas com docentes e destas(es) com cada estudantes.
- Tecnologia como ferramenta de apoio complementar aos professores e estudantes integrada às aprendizagens focais do Referencial Curricular da Rede.
O impulsiONar conecta e prepara redes de educação, empresas de tecnologia e organizações de implementação e formação para desenvolver e multiplicar soluções pedagógicas e digitais que promovam redução e prevenção das lacunas de aprendizagem.
Para alcançar este objetivo o programa trabalha com três pilares:
- modelo pedagógico;
- implementação eficiente;
- preparação para o futuro.
O modelo pedagógico é o documento que indica as premissas pedagógicas e orienta estrategicamente as ações do programa. Ele direciona as organizações, secretarias e escolas sobre o que é esperado desenvolver junto às(aos) estudantes no âmbito do programa, explicita os princípios pedagógicos que sustentam as decisões e direciona o planejamento do programa para o desenvolvimento e a implementação das estratégias de apoio às redes e escolas na redução e prevenção das lacunas de aprendizagem.
O modelo pedagógico trabalha com seguintes eixos:
- planejamento;
- proposta curricular e jornada diária;
- desenvolvimento profissional e formação;
- avaliação;
- recursos didáticos;
- acompanhamento pedagógico;
- gestão do ensino e da aprendizagem;
- comunicação e engajamento.
Para garantir a implementação eficiente do modelo pedagógico o programa oferece as diretrizes de implementação, que podem e devem ser adaptadas de acordo com contexto de cada rede, respeitando os seguintes princípios:
- foco no desenvolvimento integral dos estudantes considerando a dimensão socioemocional de forma fusionada às aprendizagens prioritárias;
- aprendizagem centrada nas(os) estudantes, que vivenciam e participam ativamente como protagonistas no processo;
- centralidade e protagonismo das(os) participantes na formação continuada: docentes, gestoras(es) escolares, coordenadoras(es) pedagógicas(os) e lideranças pedagógicas da secretaria;
- implementação sistemática de práticas avaliativas na perspectiva formativa com apropriação, análise e uso dos resultados das avaliações para a definição e redefinição das intervenções pedagógicas necessárias para a recomposição da aprendizagem;
- acompanhamento pedagógico constante dos processos que dão suporte à aprendizagem das(os) estudantes;
- organização para o trabalho de forma engajada e colaborativa inspirado pelas comunidades de aprendizagem;
- seleção e utilização de tecnologia digital como ferramenta de apoio às(aos) gestoras(es) escolares, coordenadoras(es) pedagógicas(os), docentes e estudantes no desenvolvimento das estratégias pedagógicas com foco na aprendizagem.
Com o intuito de expandir e multiplicar as soluções pedagógicas e digitais do Programa impulsiONar e alcançar outras redes de ensino no Brasil, teremos como prática na implementação:
- Aprender e ajustar o modelo pedagógico com base na primeira experiência de implementação:
- registrando de forma aprofundada todos os aprendizados da implementação do programa, como insumo para melhorias de processos;
- adotando um ciclo de melhoria contínua do modelo pedagógico ao longo da implementação nas escolas à luz dos feedbacks e avaliações.
- Tornar os processos chave replicáveis e eficientes: apoiando as organizações de implementação e formação no desenvolvimento de um produto replicável gerado no programa.
- Desenvolver a capacidade dos parceiros replicarem esses processos em outras escolas das redes de ensino:
- acelerando as empresas de tecnologia educacional (edtechs) e organizações de implementação e formação para aprimorarem seus processos e governanças internas, sua estratégia de ida ao mercado com foco em B2G (em inglês, Business to Government, “Negócio para governos”) e sua gestão com foco em escala;
- garantindo que as redes de ensino estejam preparadas para contratar os serviços e soluções educacionais, se assim desejarem.