O CENPEC
Somos uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que promove equidade e qualidade na educação pública brasileira.
Construímos soluções para o enfrentamento das desigualdades educacionais. Nossas iniciativas contribuem para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, a formação de profissionais de educação, a ampliação e diversificação do letramento e o fortalecimento da gestão educacional e escolar.
Em parceria com redes de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atuamos dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todas e todos. Dessa forma, a gente estimula estudantes e profissionais da educação a se desenvolverem cada vez mais. Tudo isso porque acreditamos que a educação transforma vidas e constrói um Brasil mais justo e próspero.
Para explicar de forma prática como a organização tem aprimorado o seu foco de atuação para o enfrentamento das desigualdades e construção da equidade na educação, produzimos esta animação:
com acessibilidade (libras e audiodescrição)
Nossa história
Nascemos em 1987, num momento de redemocratização, marcado por grandes transformações sociais, políticas e culturais. Ao longo dessa história, produzimos e compartilhamos conhecimentos sobre educação, influenciamos políticas públicas, implementamos programas e projetos educacionais. Também desenvolvemos pesquisas e estudos sobre educação reconhecidos nacional e internacionalmente. Em diálogo com parceiras(os) e público envolvido, mensuramos os efeitos de nossas iniciativas para avaliar seus resultados concretos e ajustar os rumos dessas ações de acordo com o contexto.
Temos projetos e produções até hoje lembrados pela qualidade e pelo impacto na melhoria da educação pública e de políticas educacionais, como Raízes e Asas (1993), Avaliação do Livro Didático (1995), Aceleração de Aprendizagem (1996), Melhoria da Educação no Município (1999), Educação e Cidadania (2000), EducaRede (2001), Estudar pra Valer (2002), Programa Jovens Urbanos (2004), Cultura Viva e Brincar (2005), Políticas de Educação Integral (2012), Comunidade Integrada (2015) e Alfaletrar (2016).
Outros programas e projetos são realizados até hoje, como Escrevendo o Futuro (2003) e Olimpíada de Língua Portuguesa (2008). Outros voltaram em novos formatos, dialogando com os novos tempos, como Letra Viva (1988), que foi reformulado e está em atividade desde 2019 e Prêmio Itaú-Unicef (1994), que deu origem ao Programa Itaú Social UNICEF (2020).
Entre as pesquisas que se tornaram referência para estudos acadêmicos e políticas públicas, temos Crenças dos professores sobre reprovação escolar e Ensino Médio: qualidade e equidade, avanços e desafios, ambos de 2016, além de dezenas de trabalhos divulgados na revista Cadernos Cenpec e no Boletim Educação & Equidade.
Hoje temos 7 projetos ativos, que juntos atendem todo o Brasil. Também oferecemos gratuitamente cursos on-line, desenvolvidos pelo Programa Escrevendo o Futuro, em parceria com o Itaú Social, para a formação continuada de professoras(es) de língua portuguesa.
Todas essas ações reconhecem e premiam iniciativas, profissionais e estudantes em nível municipal, estadual e nacional; influenciam políticas públicas voltadas à infância, adolescência e juventude; avaliam, realizam formação e prestam consultoria a agentes públicos e privados que atuam na educação; e estimulam parcerias em diferentes territórios. Nosso compromisso é fazer a diferença na educação, ampliando oportunidades, mudando realidades e transformando vidas.