Recriando histórias com as crianças
Ler e contar histórias é uma prática imemorial. Transmitidas de geração a geração, as narrativas de tradição oral atravessam séculos e podem ser atualizadas por meio da invenção. Experimente!
Educação na pandemia: como contribuir para a alfabetização?
Em artigo e vídeo, Maria Alice Junqueira, coordenadora do Projeto Letra Viva, indica algumas possibilidades para escolas e famílias
Maria Alice Junqueira: como a família pode contribuir para a alfabetização?
Como dar continuidade às aprendizagens iniciadas presencialmente? Como a escola e a família podem se articular para isso? Assista amanhã, 5/5, no YouTube do CENPEC Educação
Parceria pela alfabetização em tempos de pandemia
Iniciativa do CENPEC Educação e Fundação Tide Setubal apoia famílias em situação de vulnerabilidade em São Paulo
Gestores e professores articulados em torno da alfabetização
Formação continuada de alfabetizadores do CENPEC Educação com gestores, coordenadores e professores no Vale do Ribeira (SP)
Diretrizes para uma política de alfabetização
Em entrevista ao CENPEC Educação, Artur G. Morais (UFPE) defende o debate democrático para a construção de políticas educacionais
Rede LEQT publica nota técnica sobre Tempo de Aprender
Análise destaca descompassos entre novo programa e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Jogo de alfabetização
Explorar as relações entre os sons das palavras e suas formas escritas é fundamental na alfabetização inicial. Veja a proposta lúdica desenvolvida com base nos estudos do CEEL/UFPE
CENPEC Educação analisa programa de alfabetização do MEC
Iniciativa é voltada a professores e gestores das redes públicas de educação. Confira a visão de especialistas do CENPEC
Integração das áreas do conhecimento na alfabetização
Terceiro ciclo do Pnaic (2015-2016) propunha a articulação entre as ciências humanas, artes e ciências da natureza
Conta pra mim: programa pode não atingir mais pobres
Orientações demandam condições de camadas mais abastadas, avalia reportagem
Embate entre métodos de alfabetização
Declaração polêmica sobre livros didáticos traz à tona discussão sobre habilidades de leitura e escrita
Especialistas avaliam educação no primeiro ano de Bolsonaro
Paralisia de políticas públicas preocupa educadores, para quem MEC prioriza gestão ideológica
A importância de Paulo Freire para a educação
Anna Helena Altenfelder comenta a importância do educador para a aprendizagem em especial do Jornal da Cultura
Letramento e/ou literacia?
Clecio Bunzen (UFPE) trata das diferenças conceituais e práticas dos termos relacionados ao ensino e à aprendizagem da língua escrita
Literacia familiar: a voz de especialistas
Foco do programa “Conta pra mim” é incentivar práticas de leitura, escrita e oralidade em família
Alfabetizar letrando é o caminho do meio
Para a especialista Sônia Madi, uma boa alfabetização precisa articular o ensino sistemático das relações entre letras e sons às práticas sociais
Disputa ou diálogo entre métodos de alfabetização?
Isabel Frade (UFMG) apresenta os métodos de alfabetização adotados no Brasil e reflete sobre suas implicações