Escrevendo o Futuro: inscrições abertas para cursos gratuitos sobre leitura e escrita
Com 3 mil vagas cada, os cursos são gratuitos e on-line, oferecem certificado e podem ser finalizados até o dia 24 de novembro
APC: avaliação e planejamento são peças chave para garantir avanços
As ações do APC em 2023 tiveram início com foco no planejamento e na garantia ao enfrentamento das desigualdades educacionais
Ana Teberosky: “O que o professor pode fazer para melhorar a aprendizagem de seus alunos?”
Em homenagem a esta grande educadora, que faleceu em abril deste ano, destacamos a entrevista concedida em 2014 aos Cadernos Cenpec.
Alfabetização e letramento indígena
Quais são as especificidades do ensino e aprendizagem da língua escrita na educação indígena? Confira entrevista com Josélia Gomes Neves
Desafios da alfabetização no pós-pandemia
Neste artigo, a professora Cláudia Vóvio (Unifesp) reflete sobre o que é necessário garantir para que as(os) professoras(es) possam ensinar leitura e escrita a todas as crianças na idade certa
Bibliotecas comunitárias e os direitos humanos das juventudes
Entenda por que as bibliotecas comunitárias são importantes espaços de promoção dos direitos e do protagonismo das juventudes, e veja lições aprendidas dessas experiências
Alfabetização e letramento: em busca de uma política nacional articulada
Quais são os caminhos trilhados nos últimos anos e o que é preciso retomar para garantir que todas(os) as(os) estudantes sejam plenamente alfabetizadas(os) na idade certa
Educação escolar indígena libertadora
Entenda como a educação e a alfabetização indígena nasceram dos pensamentos de Paulo Freire
Magda Soares: uma educadora comprometida com a alfabetização de todas e todos
Entenda a importância que a professora Magda Soares (1932-2023) teve na alfabetização e no letramento, e seu combate às desigualdades
As novas linguagens e a educação: entrevista com Lucia Santaella
Como as tecnologias digitais estão afetando as formas de conhecimento e as relações humanas, entre elas a educação? Confira entrevista concedida pela especialista em semiótica Lucia Santaella em 2014.
Oficina: Fotografia e publicidade
Como “ler” as fotos publicitárias e desenvolver senso crítico quanto às questões éticas e estéticas sobre imagens em propaganda?
Na Ponta do Lápis: especial sobre educação étnico-racial
Em sua 39a edição, revista do Programa Escrevendo o Futuro traz entrevista com o escritor Jeferson Tenório, artigo da educadora Bel Santos Mayer e poema de Nei Lopes
Material de apoio à recomposição das aprendizagens
Material gratuito e aberto deve ter um total de 132 fichas de recomposição de Matemática e Português abrangendo todo o ensino fundamental
Recomposição das aprendizagens: ações do APC no combate às desigualdades
As etapas propostas auxiliam o trabalho com diferentes níveis de aprendizagens, promovendo avanços
Dia Nacional do Livro: incentivar a leitura nas bibliotecas e escolas
Entenda como a parceria entre bibliotecas e escolas pode ser potencializada e veja dicas de práticas para incentivar a leitura e o acesso ao livro
Desafios e boas práticas da alfabetização no pós-pandemia
Por Stephanie Kim Abe Desde o começo do ano, o espaço de prosa virtual do Programa Escrevendo o Futuro chamado Pergunte à Olímpia, aberto para que educadoras e educadores… Leia mais >
Formação na escola para o ensino da Língua Portuguesa
Apoiar a escola no desenvolvimento das capacidades de oralidade, leitura e produção de texto de estudantes; capacitar as(os) educadoras(es) – professoras(es) e equipe de gestão – no tratamento didático da Língua Portuguesa
PNLD 2021: Obras literárias – Ensino Médio
Investidores Editora Todavia Objetivo Produzir material didático para estudantes e manual para professoras(es) que atuam no ensino médio para a disciplina de Língua Portuguesa. Abrangência Nacional Público Estudantes e… Leia mais >