Pesquisa do Porvir traz dados sobre expectativas e proposições de jovens e adolescentes para a escola. Tema tem sido objeto de pesquisas do CENPEC Educação
Gratuita, a plataforma tem o objetivo de servir como um instrumento de escuta para escolas e redes de ensino, via pesquisa, a fim de dar voz ao que jovens e adolescentes querem para sua própria escola e revelar quais suas expectativas sobre o Novo Ensino Médio.
Escola do futuro
A pesquisa ouviu mais de 260 mil estudantes, de 11 a 21 anos, de todo o País. A coleta de dados tem sido feita de forma contínua e não segue padrões de pesquisa de opinião com amostra representativa da população brasileira.
Até o momento, a maior participação foi de estudantes da Região Sudeste (63,5%). A maioria passou a maior parte da vida escolar em escolas públicas (93,9%), tinha de 15 a 17 anos (58%), é formada por meninas (52%) e define-se de cor parda (42%).
No campo estrutura escolar e aprendizagem, por exemplo, os entrevistados afirmam aprender mais com a participação em aulas baseadas em tecnologia (23%), com projetos práticos (22%), e assistindo a aulas teóricas (21%).
Além disso, eles valorizam o(a) professor(a) capaz de propor diferentes atividades em sala (29%), o(a) que sabe estimular o aluno a se questionar e a buscar conhecimentos (27%) e o(a) que é acolhedor e tem uma boa relação com os alunos.
Quanto ao que não deve faltar na estrutura física das escolas, chama a atenção o uso da tecnologia, que não deve se restringir ao laboratório de informática (53% das respostas). Além disso, os jovens têm visto como principal papel da escola, segundo a pesquisa, a preparação para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, em seguida, a formação para o mercado de trabalho.
Jovens e o Novo Ensino Médio
Sobre as mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio, 31% dos alunos gostariam que o aumento de uma hora na carga horária fosse destinado a atividades esportivas, e 41% acreditam que o melhor momento para escolher seu itinerário formativo é durante a matrícula no 1º ano dessa etapa.
Nessa escolha, o que eles mais levariam em conta seriam: a afinidade com a faculdade que querem fazer (24%), seu interesse por um conhecimento específico (21%), a preparação para o Enem/vestibular (19%) e a afinidade com a área em que querem trabalhar (17%).
Psicólogos e orientadores
Segundo a pesquisa, na opinião dos jovens, é importante haver psicólogos na escola: 64% dos entrevistados apontaram essa necessidade. Vale destacar que o projeto de lei que garante atendimento por profissionais de psicologia e serviço social aos alunos das escolas públicas da educação básica havia sido integralmente vetado pelo presidente Jair Bolsonaro.
A alegação do Planalto é que a proposta criaria despesas sem indicar fonte de receita e impactos orçamentários. De volta ao Congresso, porém, o veto foi derrubado. A Lei nº 13.935/2019 foi promulgada e publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia último dia 12 de dezembro.
A nova lei determina que equipes multiprofissionais de psicologia e serviço social atendam estudantes dos ensinos fundamental e médio, buscando a melhoria do processo de aprendizagem e das relações entre alunos, professores e a comunidade escolar. O texto também determina que esse trabalho deve considerar o projeto político-pedagógico (PPP) das escolas e das redes públicas. Há um ano para as redes se adequarem à nova lei.
Orientação na
escola
Além de psicólogos, Nossa Escola em (Re)Construção revelou outros profissionais cuja presença no ambiente escolar os jovens consideram importante: 37% dos entrevistados apontaram, por exemplo, a necessidade de orientadores vocacionais ou educacionais; 39% citaram a presença de médica(o) ou outro profissional da área da saúde; e 24%, assistentes sociais. Apenas 13% afirmaram que não são necessários outros profissionais atuando na escola.
Perguntados sobre como gostariam de receber orientações e ajuda para descobrir suas vocações, sonhos e fazer escolhas de vida, 27% responderam preferir conversas durante as aulas normais, 19% gostariam de aulas semanais especiais e 12%, atendimentos individuais de mentoria.
CENPEC Educação e a escuta de adolescentes e jovens
As expectativas, opiniões, crenças e proposições de jovens e educadores para as escolas públicas e, em especial, para o ensino médio, têm sido também objeto de pesquisas e materiais lançados pelo CENPEC Educação.
Confira alguns dos especiais que constam de nosso Portal e que podem contribuir para a discussão a respeito dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio e para a educação integral aplicada a essa etapa da educação básica.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.