Alexsandro Santos: “É preciso mobilizar o princípio da equidade em todas as decisões educacionais”
Doutor em Educação pela USP, o conselheiro do Cenpec fala sobre o que é preciso fazer para enfrentar as desigualdades educacionais
Por Stephanie Kim Abe
Comprometido com o enfrentamento das desigualdades educacionais e a promoção da equidade na Educação, o Cenpec tem nomes de peso em seu Conselho de Administração. Entre seus(suas) integrantes, estão pessoas com vasta experiência em gestão educacional e políticas públicas para garantir que as ações da organização estejam de acordo com o seu propósito.
Um deles é Alexsandro Santos, atual diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e professor do Mestrado e do Doutorado em Educação da Unicid. Ao longo de toda a sua trajetória, Alexsandro já atuou como professor, coordenador pedagógico, diretor e secretário adjunto de educação.
Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), Alexsandro é também pesquisador em estágio pós-doutoral junto ao Programa de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB), e ao Programa de Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Desde o ano passado, ele integra o Programa Internacional de Fellows da Fundação Ford, iniciativa para lideranças globais pela equidade.
Em breve entrevista para o Portal Cenpec, Alexsandro fala sobre a importância de compreender e enfrentar as desigualdades educacionais para que o direito à educação de qualidade de todas e todos seja garantido. O especialista comenta também a atuação do Cenpec na defesa desse direito. Confira!
Portal Cenpec: Qual a importância de entender as desigualdades educacionais no contexto atual de pandemia?
Alexsandro Santos: Em primeiro lugar, as desigualdades educacionais são uma das distorções do abismo social que o Brasil construiu ao longo da sua história. Então compreender e enfrentar as desigualdades educacionais é uma forma de a gente corrigir o projeto de sociedade desigual que a gente desenhou no passado. A pandemia fez com que a gente enxergasse com mais crueza e dramaticidade o peso das desigualdades estruturais na oferta do direito à educação.
Se antes a gente já tinha compromisso com o enfrentamento das desigualdades educacionais por causa dessa dívida histórica acumulada, agora enfrentá-las ficou mais urgente e incontornável, porque a gente pode estar perdendo duas gerações de brasileiros e brasileiras por causa do peso acentuado das desigualdades na pandemia.
Portal Cenpec: Quais estratégias podemos lançar mão para enfrentar as desigualdades na educação e promover a equidade?
Alexsandro Santos: Eu penso que são quatro campos prioritários de ação. O primeiro é trabalharmos insistentemente na formação de professores(as), mas também de gestores(as) educacionais, para que sejam capazes de compreender essas desigualdades e saibam como agir para corrigi-las no nível da sala de aula, da gestão escolar e dos sistemas de ensino. Então é preciso reforçar nossas estratégias de formação e que elas dialoguem com os desafios da prática.
O segundo campo tem a ver com a redistribuição das oportunidades educacionais com base no princípio da equidade. Os dados da Prova Brasil comprovam que, mesmo quando estudam na mesma sala de aula, com o(a) mesmo(a) professor(a), as crianças negras aprendem menos. Então a gente tem que pensar como corrigir as diferenças de aprendizagem do grupo populacional negro (crianças pretas e pardas) e não negro.
Por exemplo, desenhar um modo de financiamento da educação que distribua mais recursos para as escolas que mais precisam ou um modelo de distribuição das vagas no ensino médio técnico nos institutos federais e no ensino superior que reconheça que a equidade tem que vir na frente. É preciso mobilizar esse princípio em todas as decisões educacionais.
No terceiro campo está a necessidade de o Brasil se comprometer a investir mais na educação. A gente tem que aumentar o investimento, porque gastamos menos do que deveríamos, e também qualificar esse gasto. Temos que gastar com aquilo que importa, de forma correta, evitando desperdício e combatendo a corrupção.
O último item – e talvez o mais relevante para o cenário atual – é fazer política educacional numa perspectiva de intersetorialidade. Não conseguiremos enfrentar essas desigualdades tão densas que temos hoje se só atuarmos no campo da política educacional. Ela precisa dialogar com a política de assistência social, com a de saúde, de habitação, de economia etc.
Portal Cenpec: Qual a importância de ter uma perspectiva de educação integral e inclusiva ao trabalhar o enfrentamento das desigualdades educacionais?
Alexsandro Santos: A ideia de “educação inclusiva” é um pleonasmo, porque uma educação que não é inclusiva não é educação. Mas, dado o cenário que a gente vive, de forças políticas e interesses sobre o sistema educacional que tem pautado um retrocesso nessa agenda e proposto caminhos de segregação e exclusão, é muito importante que organizações como o Cenpec façam esse posicionamento em defesa radical dessa concepção inclusiva de educação.
O mesmo vale para a educação integral. Eu costumo dizer que não existe uma educação séria que não seja uma educação integral. Uma educação que não tem o compromisso com a integralidade do sujeito não é educação – é farsa. Isso também parecia óbvio para todo mundo, mas cá estamos voltando a defendê-la. Então se a gente considera que cada criança, cada adolescente, cada jovem, é um ser complexo, multidimensional e integral, então a educação que será oferecida a eles(as) também precisa ser integral.
Portal Cenpec: Como o Cenpec tem contribuído para a construção de uma educação de qualidade com equidade?
Alexsandro Santos: O Cenpec tem atuado nos quatro campos prioritários que eu citei acima, seja diretamente, seja fazendo advocacy e convencendo a todos os públicos relevantes sobre a importância de determinadas pautas.
Além disso, o Cenpec tem uma produção de conhecimento e um trabalho de formação muito relevantes. A organização sabe sair de um campo de formação exclusivamente teórico e ir para um campo de formação que ajuda a compreender os dilemas práticos da realidade socioeducativa. Também tem feito experiências exitosas de formação de secretários(as) de educação, para que eles(as) fiquem atentos(as) às questões de financiamento. E com o olhar sempre voltado para a educação integral, o Cenpec ainda vai além dos(as) profissionais de educação e também dialoga com a sociedade.
Em seus mais de 30 anos, o Cenpec ajudou a construir uma série de políticas educacionais, sempre em diálogo com a sociedade e se posicionando ao lado das escolas públicas e das pessoas que mais precisam.
A organização tem uma importância enorme como guardião dessa memória de lutas da história da educação pública de qualidade no Brasil, e por isso o Cenpec é uma instituição tão relevante.
Desigualdades educacionais em foco: dia 16/9, às 14h
Para discutir e compreender as desigualdades que limitam o acesso à e a permanência na escola, o Cenpec promove o evento on-line Desigualdades educacionais em foco na próxima quinta-feira (dia 16/09), às 14h. Na ocasião, será lançado o Painel de desigualdades educacionais no Brasil, produzido pela organização.
Interativo, o Painel traz uma série de dados e análises sobre as condições de trabalho dos(as) professores(as) e os contextos de desigualdades vivenciados por estudantes, escolas e territórios brasileiros. A ideia é democratizar a informação sobre as principais barreiras educacionais do país. O Painel também dedicará um espaço colaborativo para a criação de uma rede pela equidade na educação, que agregará informações sobre iniciativas comprometidas com o enfrentamento desse cenário.
O evento terá a participação de Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da educação e atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Petronilha Silva, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em educação e relações étnico-raciais; Maria Alice Setubal, fundadora do Cenpec e integrante do Conselho de Administração; Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Cenpec; e Romualdo Portela, diretor de Pesquisa e Avaliação do Cenpec.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.