Material disponibilizado pela prefeitura de Belo Horizonte (MG) propõe atividades e repertório de textos para manter estudantes engajados(as) com a leitura e a escrita
Por Stephanie Kim Abe
Em tempos de distanciamento social, como manter as crianças engajadas em processos de alfabetização? Como manter atividades que estimulassem as crianças a seguir escrevendo e lendo, mas em um espaço fora da escola, muitas vezes sem um familiar ou adulto por perto para ajudá-la? Que tipo de exercícios e leituras podem atingir essas crianças, em diferentes estágios de alfabetização?
Essas são algumas das perguntas mais difíceis que têm sido feitas durante a pandemia, e que tem preocupado milhares de educadores(as) e gestões escolares Brasil afora desde março do ano passado.
Foi pensando em responder essas questões – ou pelo menos trazer um material de apoio a docentes e crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental – que a prefeitura de Belo Horizonte (MG) lançou este mês o Almanaque para alfabetização e letramento.
A autora do almanaque, Isabel Cristina Alves da Silva Frade, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e integrante do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (Ceale), explica:
Nossa primeira questão foi como podemos apresentar um repertório de textos em que as crianças possam ler com prazer, seja para brincar, para fazer algum brinquedo, pra fazer uma receita, pra se informar… Ou seja, pensamos muito mais nas funções da escrita que nas habilidades. Segundo, tentamos reunir, no mesmo material, um repertório em que as crianças pudessem ler variados textos com a mediação da família ou de forma autônoma. E, principalmente, que pudessem escrever e manifestar os sentimentos que estavam vivendo.”
Assim, o almanaque foi composto por três partes: “Meus escritos e outras coisinhas mais”, “Abecedário com animais, brincadeiras, super-heróis e desafios” e “Papéis de carta”.
A primeira parte do almanaque é toda escrita em primeira pessoa e está recheada de situações em que as crianças podem falar sobre elas mesmas: do que gostam, como estão se sentindo, quais as histórias da família, coisas engraçadas etc. Há atividades relacionadas à pandemia, como a de desenhar a sua própria máscara, e de fazer um paralelo com super heróis.
A segunda foca na reflexão das palavras, da sonoridade e dos sentidos, em forma de abecedário. Cada letra começa com um personagem, que pode ser uma brincadeira, um animal ou um super-herói.
Já a terceira parte traz uma série de folhas a serem destacadas, visando motivar trocas de correspondências em forma de cartas, pequenas mensagens ou desenhos com outras pessoas, para que elas falem sobre elas e suas vidas.
Ao longo de todo o material, há ícones que indicam se aquela atividade pode ser feita sozinha pela criança, se precisa da ajuda de um adulto, se é uma atividade para ler sozinho, para desenhar etc. O material pode ser utilizado em partes, não precisa ser realizado em ordem.
Há poucas instruções, muito leves, quase uma brincadeira. É como se a criança estivesse falando e fosse o sujeito do material, diferente de um livro didático.”
Isabel Frade
Adaptações ao contexto
O almanaque começou a ser pensado em setembro de 2020, quando a prefeitura de Belo Horizonte realizou um levantamento da situação socioeducativa da rede e constatou que inúmeras crianças não tinham tido acesso às atividades escolares até então. Ou seja, esse vínculo com a escola estava comprometido.
O impacto do fechamento das escolas e da falta de aulas presenciais foi bastante sentido entre toda a comunidade escolar, mas Isabel destaca as dificuldades para docentes e crianças em alfabetização:
Na escola, a criança faz um discurso, que é ouvido por outro colega, que pergunta ou olha para o professor, e por aí vai… Dessa forma, vai se construindo uma história partilhada entre todos, que vira conteúdo da alfabetização. Além disso, é pela interação que as crianças expressam o que estão pensando sobre a escrita. Com o fechamento das escolas, foi perdida toda a perspectiva da aprendizagem com base na interação que o(a) professor(a) tinha para fazer uma alfabetização dialogada.”
Isabel Frade
Foi a partir daí que Isabel começou a pensar em como chegar até essas crianças em fase de alfabetização, buscando considerar as particularidades deste momento de pandemia que estávamos vivendo.
Isabel explica:
Percebemos que algumas pessoas tentavam fazer sequências didáticas, baseadas em algumas habilidades, e que se tornavam naquele momento muito duras. Após muito pensar, vimos que estávamos em uma situação diferente de uma situação tradicional escolar. Tínhamos que pensar primeiro nas crianças e nas famílias, e construir um material que fosse sensível ao momento que estamos vivendo e que as mantivessem vinculadas à escola, à cultura escrita e que se constituísse em algo a ser manuseado na forma impressa, modo mais acessível a todos(as).”
Isabel Frade
O projeto pedagógico e editorial foi apresentado a um grupo de trabalho e o material foi produzido em conjunto com educadores(as) da rede. Inclusive é uma das educadoras que assina a diagramação de todo o almanaque. O grupo de ilustradores, que fazem parte da escola integrada, buscou garantir diversidade e representatividade.
O almanaque está sendo distribuído impresso na rede municipal da capital mineira, podendo chegar a 34 mil crianças – o que, para Isabel, é uma medida que traz equidade, ao tirar a responsabilidade dos pais e familiares de imprimir o material. A utilização é feita por meio de adesão dos(as) docentes.
Outro importante ponto que a professora destaca é o fato de que o almanaque não é construído sobre a ideia de progressão. Ele pode ser usado por estudantes de 6 a 8 anos de idade, que estão em diferentes fases da alfabetização. Para ela, isso não significa que a cultura pedagógica de trabalhar progressivamente deva ser deixada de lado em outras propostas produzidas pelos alfabetizadores:
Esse material não pretende substituir o que os(as) professores(as) têm feito ou podem fazer, nem que abandonem a ideia da progressão com base no diagnóstico dos(das) estudantes. Ele é um material de apoio que traz um repertório de inspiração para esse momento especial, porque considera que há mais de um tipo de leitor(a) e escritor(a), principalmente agora na pandemia. A entrada de várias crianças em diferentes estágios dentro do mesmo material pode fazer com que os(as) professores(as) vejam uma certa confluência no documento. Ele pode também ser uma alternativa mais lúdica e aproximada das funções da escrita a ser trabalhado no pós-pandemia.”
Isabel Frade
A educadora acredita que, neste momento de ensino híbrido, os diferentes estágios de desenvolvimento em que as crianças se encontram nessa etapa de ensino será um grande desafio para educadores(as) de todo o país. Além disso, será preciso readaptar os(as) estudantes aos tempos e atividades escolares, ao manuseio dos materiais usados na escola, ao tempo das atividades, à socialização na escola, e realizar um diagnóstico para que possam aferir como essas crianças estão voltando.
Sobre a sobrecarga que algumas famílias estão tendo ao acompanhar as crianças e sobre famílias que não podem acompanhar os(as) estudantes, Isabel acrescenta:
Não queremos culpar ou sobrecarregar as famílias, que por motivos de trabalho e níveis de escolaridade, estão assoberbadas neste momento, mas sim ter um ponto de partida para continuar a desenvolver esse trabalho.
Isabel Frade
Considerando depoimentos de professores(as) que estão se reencontrando com as crianças que ficaram mais de um ano sem intervenção da escola, Isabel acrescenta: “Tenho esperança que as crianças reagirão bem e que vão melhorar com algumas semanas de intervenção.”
3 pensamentos sobre “Almanaque para alfabetização e letramento”
Olá!!!
Por favor, gostaria de ter acesso ao “Almanaque para alfabetização e letramento”, mas quando clico no link ele não dá acesso. Como posso conseguir?
Obrigada!
Abraços,
Ciléia Fioroti
Bom dia, Ciléia, como vai?
A professora Isabel Frade, autora do almanaque e entrevistada nesta matéria, nos cedeu gentilmente o arquivo na íntegra. Agora ele pode ser baixado diretamente do nosso Portal. Boa leitura!
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
Olá!!!
Por favor, gostaria de ter acesso ao “Almanaque para alfabetização e letramento”, mas quando clico no link ele não dá acesso. Como posso conseguir?
Obrigada!
Abraços,
Ciléia Fioroti
Boa tarde, Ciléia, como vai?
Verifiquei que o problema está no site de origem do material (o site da prefeitura de Belo Horizonte), conforme pode verificar aqui https://prefeitura.pbh.gov.br/educacao/funcionamento-das-escolas
Entrei em contato com a autora e se for possível subiremos o material em nosso site para disponibilizá-lo ao público, ok?
Obrigada pelo interesse.
Bom dia, Ciléia, como vai?
A professora Isabel Frade, autora do almanaque e entrevistada nesta matéria, nos cedeu gentilmente o arquivo na íntegra. Agora ele pode ser baixado diretamente do nosso Portal. Boa leitura!