Brasil e São Tomé e Príncipe realizam projeto de EJA
Reportagem publicada na Plataforma do Letramento (CENPEC) em 2013
O idioma é um forte elo dentro de uma nação e entre países, revelando traços históricos e sociais em comum e possibilitando o estreitamento de laços políticos, econômicos e culturais. Entre países de língua portuguesa, um exemplo de colaboração é a estabelecida entre o Brasil e a República Democrática de São Tomé e Príncipe, na África, que remonta a 1984. Nesse ano, as duas nações assinaram, em Brasília, o Acordo Básico de Cooperação Científica e Técnica. Com sua promulgação, em 1988, a cooperação técnica Brasil − São Tomé e Príncipe promoveu a realização de 17 projetos nas áreas de saúde, educação, geração de emprego e renda, inclusão social, comunicação e cultura, desenvolvimento urbano e socioeconômico, políticas públicas e meio ambiente.
Na área da educação, a cooperação, firmada entre o Ministério da Educação (MEC) brasileiro e o governo de São Tomé e Príncipe, teve como foco a alfabetização de jovens e adultos (EJA) santomenses. O trabalho, que se estendeu de 2001 a 2011, foi coordenado pela ONG Alfabetização Solidária (AlfaSol) com o apoio do governo de São Tomé e Príncipe e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão do Ministério das Relações Exteriores (MRE) brasileiro.
A prioridade na educação de jovens e adultos tinha o intuito de reduzir o analfabetismo, ampliar a escolarização e promover a autonomia desse segmento da população, por meio da apropriação das habilidades em matemática e de leitura e escrita em língua portuguesa. Para isso, foi criada a Direção de Educação de Jovens e Adultos (Deja), voltada à formação inicial e continuada de técnicos e docentes, além de garantir a continuidade da escolarização de jovens e adultos.
Segundo a Deja e o MEC, entre 2001 a 2008, a cooperação atendeu 10 mil pessoas analfabetas ou pouco escolarizadas; na alfabetização inicial, atendeu 7.661 jovens e adultos; na pós-alfabetização, atendeu 2.467; nos cursos noturnos, foram 1.694 pessoas. Em média, 60% das pessoas atendidas na alfabetização inicial continuaram sua escolarização, principalmente os mais jovens.
Um pouco sobre São Tomé e Príncipe A República Democrática de São Tomé e Príncipe é um país do continente africano localizado no Golfo da Guiné. É formado por duas ilhas principais (Ilha de São Tomé e Ilha do Príncipe), com cerca de 204.454 habitantes (estimativa de 2018). A língua oficial é o português, que convive com mais quatro línguas faladas no território. Em 1975, ano da independência do país, antiga colônia de Portugal, 80% da população acima de 15 anos era considerada analfabeta. Um ano depois, o educador Paulo Freire participou da primeira campanha de alfabetização de jovens e adultos do país, apresentando seus princípios de educação popular. Essa campanha tornou-se um marco na defesa dos direitos educativos do país e proporcionou melhorias concretas nesse setor, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas de São Tomé e Príncipe, que apontam, em 2001, a taxa de 30% de analfabetos, uma queda substancial em 25 anos. Segundo o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (Paja), são-tomense, em notícia do jornal português Diário de Notícias de setembro de 2017, pelo menos 90% dos são-tomenses com mais de 15 anos sabem ler e escrever, a melhor taxa entre os países africanos de língua portuguesa. Ainda segundo o jornal, o governo prevê erradicar o analfabetismo no país até 2022.
Cooperação técnica Para Bruno Santa Clara Novelli, do Departamento de Formação e Acompanhamento Pedagógico da AlfaSol, as experiências anteriores da organização em países da África (Moçambique, Cabo Verde, entre outros) foram fundamentais para o sucesso das atividades em São Tomé e Príncipe. A organização, que atuou no país por 10 anos (2001-2011), conseguiu manter uma articulação eficiente com o governo santomense e a embaixada brasileira no país, a fim de atuar na política pública educacional do país africano.
Entre as conquistas da cooperação internacional, Bruno destaca a criação de uma equipe técnica local voltada para a formação de professores. “Essa experiência foi bastante positiva, pois foi absorvida pelo Ministério da Educação de São Tomé e Príncipe como política pública, ou seja, deixou de ser um programa para se tornar uma política educacional”, declara o educador.
Veja o documentário “Cata D’ Omali – Cartas do Atlântico”, produzido pela AlfaSol e pela ABC/MRE:
Saberes locais e autonomia Para Ednéia Gonçalves, assessora do programa de EJA na Ação Educativa e ex-coordenadora técnica da Alfasol em São Tomé e Príncipe, a equipe brasileira buscou, desde o início, propiciar à população local autonomia para desenvolver propostas de educação de jovens e adultos. A educadora explica que foi feito um levantamento prévio das demandas dos santomenses. “O país já tinha uma experiência de EJA no passado, portanto resgatar essa e outras histórias era fundamental para conhecer a fundo a realidade e a cultura daquele povo”, esclarece.
Segundo a educadora, que assumiu a coordenadoria do projeto em 2005, a opinião generalizada é a de que nos países africanos não há nada pronto. “Ainda existe a mentalidade de que tudo na África deve ser começado do “zero”. Essa é uma visão equivocada. Nesse trabalho de cooperação, a preocupação principal era a de que o conhecimento e a cultura santomense fossem o ponto de partida”, afirma.
Além disso, para a educadora, o Brasil conseguiu fortalecer os laços de amizade com São Tomé e Príncipe, no trabalho com os educadores locais. Ednéia afirma que a autonomia deles no projeto foi um ponto que sempre causou preocupação: “O grande risco das cooperações internacionais é criar um vínculo de dependência em relação ao outro país, acabando com sua autonomia. Isso não aconteceu nessa região, pois tanto as ações quanto o material pedagógico, foram feitos pelos próprios educadores santomenses”, ressalta Ednéia.
Material pedagógico A produção do material pedagógico foi um ponto importante entre as ações da cooperação. O material foi criado pelos próprios educadores da região, com supervisão de Maria Amabile Mansutti, coordenadora técnica do CENPEC Educação e especialista em didática da Matemática, e de Cláudia Vóvio, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista em alfabetização e letramento.
Segundo a educadora, que já havia atuado em projetos de cooperação na África na década de 1980, a elaboração desse material contou com equipe técnica, governos e embaixadas dos países envolvidos. “No início da década de 2000, já havia um material de EJA em São Tomé e Príncipe, intitulado Viver e aprender, produzido pelo MEC. Somente após um acordo intermediado pela embaixada brasileira na região foi firmado o compromisso de criar um material inédito, feito pelos próprios santomenses. Assim, entre 2008 e 2011, elaboramos esse material”, relata.
A coordenadora técnica do Cenpec destaca o desafio da equipe em resgatar a história e cultura de São Tomé e Príncipe, tendo em vista a pouca experiência do país na elaboração de materiais pedagógicos. “Inúmeros materiais vieram de Portugal, por exemplo. Mas queríamos que o material pedagógico refletisse a realidade do país. Como não havia muitos registros escritos, pois a região tem uma forte tradição oral, fizemos uma ampla pesquisa com a população local”.
Outro ponto interessante foi a revisão. “Fizemos duas revisões. A primeira focou na língua. Por conta dos dialetos incorporados ao português santomense, tivemos que contratar um linguista para analisar essa questão. A segunda revisão foi ortográfica, pois havia diferenças entre o nosso português e o deles”, afirma.
A especialista informa que o material levou três anos para ficar pronto (2008-2011). “A obra, intitulada Sebê Nón − Alfabetização Inicial de Jovens e Adultos, contém tudo o que achávamos prioritário. Ela aborda temas como o litoral santomense, a zona urbana e rural, economia, agricultura, história, saúde, política, entre outros. A publicação acontecerá ainda neste semestre (1º/2014). Será impressa no Brasil e depois enviada para São Tomé e Príncipe”, explica.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.