Forma de expressão que une música e poesia, a canção é explosiva! Por estar tão visceralmente vinculada à alma do povo brasileiro, ela é um bem cultural comum, que une gerações, cria vínculos, quebra gelo, abre portas e janelas.
É nosso Flautista de Hamelin, capaz de penetrar no quarto do adolescente solitário e apresentar-lhe um mundo de novas possibilidades. A canção é mágica!
É com se de repente cada canto do quarto se abrisse E os quatro cantos do mundo surgissem pra nós” (Mágica, Paulo Padilha)
A canção abre portas para que se acesse o universo do outro, ao mesmo tempo que abre janelas para que o outro, a partir dela, possa acessar outros mundos, outros conteúdos. Portas de entrada, janelas de saída.
É um ponto de partida, um híbrido, um composto orgânico, um núcleo atômico, um big bang, que, se bem usado, pode ser uma grande ferramenta. Estava evitando usar a palavra ferramenta. De repente, algo tão potente, poético, vital, fundamental, virou chave de fenda, martelo, alicate, sei lá… Usar a canção ou a arte na escola dessa forma é o mesmo que usar o alimento apenas como ferramenta para exercitar os maxilares, e não como algo fundamental para a existência! Canção é alimento vital!
Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de quê? Você tem fome de quê?” (Comida, Titãs)
Quando penso em tudo o que a canção fez por mim, sempre me emociono. Tento refazer o percurso que me levou a ser o que sou hoje. Cantor, compositor e professor de música. A primeira pessoa que me vem à cabeça é minha mãe. O canto coloquial, sussurrado, que me acalantava, misturado às histórias reais e imaginárias sobre a Bahia de sua infância.
Ainda garoto, lembro de uma viagem de carro. Três dias, de São Paulo a Salvador. Meu pai batucava com a aliança no volante duro da Variant e minha mãe cantava canções de Luiz Gonzaga, Braguinha e tudo o que lhe viesse à cabeça e servisse para entreter três crianças inquietas durante a viagem. Na adolescência, fim dos anos 1970, os LPs de Caetano, Chico, Milton, Gil, que ouvia lendo as letras nos encartes, deitado no sofá. E o violão. O frio na barriga que me vinha a cada vez que me pediam para tocar e cantar em público.
Penso que aprendi mais com a canção do que com qualquer outra coisa. Ela me levou à música, aos acordes e partituras, me levou à dança, me levou à história, me levou à poesia, me levou à estética, me levou ao palco, me levou à escola e continua me levando pela vida.
Como professor de música, faço dela minha maior aliada e defendo com unhas e dentes sua inserção no currículo, especialmente no Ensino Médio. Uso-a para falar sobre a linguagem musical em si e já a utilizei em pontes com as disciplinas de História, Geografia, Português, Matemática, Física, Artes, Filosofia e Dança.
Mas faço um apelo ao colega professor: quando for usar uma canção, considere a dimensão cultural e afetiva dela. E isso serve não só para os pequenos, mas especialmente para os grandes e adolescentes. Ouça-a com os alunos mais de uma vez. Se puder, toque e cante com eles, ou peça a um aluno que a toque. Conte a história de como aquela canção foi feita, ou de como ela entrou na sua vida… ou deixe que os alunos sugiram canções que têm significado para eles. Enfim, saboreie essa experiência e deixe que a canção exploda como um chiclete na boca dos alunos, revelando uma gama de sabores com camadas de significados capazes de alimentar a alma, criar vínculo e encher o conhecimento de afetividade.
A canção traz a paixão. E a paixão é o maior impulso para o conhecimento. Por isso, quando me perguntam se ela é uma boa estratégia para acessar outras disciplinas, respondo na lata: “Excelente! Desde que não seja tratada como alicate”.
Graduado em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), cantor, compositor e professor de música há mais de 25 anos. Ministra um curso de Música na grade curricular do Ensino Médio da Escola Vera Cruz, na capital paulista, unindo de maneira original a prática musical a uma pequena história da canção brasileira no século XX. Tem canções gravadas por Simone, Daúde, Palavra Cantada, Suzana Salles, Juçara Marçal, entre outros. Foi por 15 anos baixista fundador do Aquilo Del Nisso, grupo de música instrumental criado nos anos 1980. Tem quatro CDs solo: Cara legal (Velas, 1997), Certeza (Dabliú, 2001), Samba deslocado descolado samba (Dabliú, 2006) e Na lojinha de um real eu me sinto milonário (Borandá, 2013).
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.