No Dia da Consciência Negra, Portal CENPEC Educação traz coletânea de materiais para ajudar professores a abordar a temática afro-brasileira em sala de aula
Por João Marinho
No dia 20/11, comemora-se o Dia da Consciência Negra, instituído no Brasil por meio da Lei nº 12.519/2011. Embora relativamente recente no calendário oficial nacional, suas origens remetem à década de 1960, quando ativistas negros passaram a se reunir na Rua dos Andradas, no Centro histórico de Porto Alegre (RS).
Desses ativistas, originou-se o Grupo Palmares de Porto Alegre, em 1971, que homenageava, no nome, o famoso quilombo localizado no estado de Alagoas. O Palmares buscava uma data alternativa ao 13 de maio (abolição da escravatura), por esta honrar, no entender do grupo, mais a princesa Isabel que a herança negra na cultura brasileira.
A data escolhida foi o dia 20 de novembro. Nesse dia, no ano de 1695, morria Zumbi dos Palmares, assassinado por tropas coloniais. Emblemática, a nova data era considerada mais representativa de uma libertação que havia ocorrido como conquista e pela luta e resistência dos negros, e não por uma decisão de Isabel e do governo imperial em 1888.
Nascia assim o Dia da Consciência Negra. Para mais detalhes, confira:
Desafios e possibilidades
Promulgada anos antes, a Lei nº 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) para tornar obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira, tornou ainda mais relevante o Dia da Consciência Negra.
No entanto, mesmo num contexto em que, pela primeira vez, negros passam a ser maioria no ensino superior público do País, na prática, a abordagem sobre sua contribuição para nossa história e cultura segue irregular nos currículos de estados e municípios. Além disso, mesmo quando prevista, não necessariamente é realizada, até mesmo por desconhecimento de secretarias de Educação, gestores e professores sobre como abordar o conteúdo.
“Ainda nos surpreendemos ao chegar a instituições e secretarias e ver que, para muitos, esse é um assunto novo”, diz a doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Waldete Tristão, em reportagem do jornal Folha de S. Paulo.
O conteúdo assinado pela repórter Angela Pinho, no entanto, traz exemplos de escolas que abordaram o conteúdo de forma criativa e interessante. Pela mesma razão, o Portal CENPEC Educação faz hoje uma coletânea de materiais que podem ajudar professores a trabalhar a temática afro-brasileira com seus alunos.
Geledés:o movimento de mulheres negras traz conteúdos de discussão política e também artística e é uma referência fundamental para debater afro-brasilidades e gênero;
AfroEducAÇÃO: o movimento é engajado na aplicação da Lei nº 10.639 e traz conteúdos relevantes para serem aplicados em sala de aula;
MASP:O museu paulistano realizou, há alguns anos, a mostra Histórias Afro-Atlânticas, com uma série de obras que podem ser utilizadas para abordar história e cultura afro-brasileiras.
Museu Afro Brasil:também em São Paulo, destaca a perspectiva africana na formação do patrimônio, identidade e cultura brasileira, com materiais fundamentais para professores e alunos.
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