Por João Marinho
Em 2019, inicia-se a implementação da Base Nacional Comum Nacional (BNCC) em estados e municípios – e, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed):
A implementação [da BNCC] é um processo que deve envolver governo, gestores e professores, em diversas frentes: revisão dos currículos locais, dos materiais didáticos, formação continuada e inicial dos docentes, alinhamento das avaliações.”
BNCC nos estados e DF
Pensando nisso, o próprio Consed disponibiliza a plataforma on-line Implementação da BNCC, que faz um levantamento da implementação na Base nas 27 unidades da federação (UF), em nível estadual e distrital: a ferramenta não contempla a implementação nos municípios.
É possível consultar um mapa com o status dos currículos estaduais – dado originário do Movimento pela Base Nacional Comum –, acessar os currículos no site da BNCC e baixar materiais de apoio: o Guia de Implementação da BNCC e o Guia de Implementação do Novo Ensino Médio.
O usuário também pode verificar a situação estado por estado, bastando clicar na sigla correspondente, na parte superior da página. Ainda na parte superior, a opção “Agência de notícias” traz informações sobre as ações das secretarias estaduais de Educação, igualmente divididas estado por estado.
Finalmente, em “Ações e projetos”, o
Consed disponibiliza uma lista de ações das quais é parceiro, inclusive
indicado aos interessados como tomar parte de cada uma.
A ferramenta é atualizada conforme haja novidade na atualização dos currículos estaduais – a última atualização foi realizada em maio/2019.
Conheça a plataforma Implementação da BNCC
Novo Ensino Médio
Outra ação do Consed é a plataforma
Currículo e Ensino Médio, que agrega
a proposta de trabalho da Frente do Currículo e Novo Ensino Médio
do Conselho. O
conteúdo traz as ações realizadas pela Frente, com documentos dos encontros
realizados.
Além disso, há um
repositório com dezenas de documentos que trazem exemplos da Base Nacional
comentada, abordam avaliação da aprendizagem, esclarecem dúvidas sobre os
itinerários formativos, dialogam com o tempo integral e propõem modelos e templates
para os próprios itinerários, ementas de eletivas e arquitetura curricular –
tudo voltado ao Ensino Médio.
Conheça a plataforma Currículo e Ensino Médio
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