Vamos discutir diversidade sexual e identidade de gênero?
Confira materiais que abordam a importância de respeitar as diferentes formas de ser e de se relacionar e propõem maneiras de discutir esse tema na educação
Por Stephanie Kim Abe
Junho é o mês de muitos eventos ao redor do mundo para a população LGBTQIA+. Neste período, paradas e outras manifestações celebram conquistas em prol da diversidade sexual e de gênero, assim como demandam mais garantias de direitos a esses grupos.
Esses eventos têm como marco o dia 28 de junho de 1969, quando ocorreu uma revolta em um bar de Nova York e levou a novos movimentos e passeatas em defesa dessa comunidade. Daí o nome Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
Apesar de grande, essa sigla abrange e dá visibilidade a toda diversidade de identidades de gênero e orientações sexuais que fazem parte dessa comunidade: lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, trangêneros, queer, intersexuais, assexuais etc.
A luta da população LGBTQIA+ vai além de celebrar o amor e combater o preconceito e a LGBTfobia. Ela busca garantia de direitos por lei; liberdade de escolhas, de maneiras de se expressar e de se relacionar; e políticas públicas de segurança, saúde e educação que olhem e atendam a comunidade.
Diversidade sexual e de gênero na escola
A escola tem um papel muito importante nesse debate, já que precisa ser inclusiva, acolhedora a todos e todas, e garantir que o direito à educação seja efetivado, independente da orientação sexual ou identidade de gênero dos(as) estudantes.
O uso do nome social de alunos(as) trans nos registros escolares, pela portaria no 33 do MEC de 17 de janeiro de 2018, foi um dos avanços registrados nos últimos anos. Mas ainda há muito a avançar, como no uso dos banheiros por pessoas transexuais e a formação docente e da equipe escolar para trabalhar a questão da diversidade de corpos e expressões.
Veja a seguir materiais para tratar do assunto na escola.
Planos de Aula – Igualdade de Gênero na Educação Básica
No final de 2020, o projeto Gênero e Educação lançou um edital público convidando coletivos, escolas, pesquisadores(as), educadores(as) a enviar propostas de planos de aula que tratassem de diversidade sexual e de gênero em escolas públicas e privadas.
O edital recebeu mais de 270 propostas, sendo que 10 foram selecionadas por seu caráter criativo e inovador e outras 77 foram aprovadas para publicação e já estão disponíveis para consulta no banco de planos de aula no portal do projeto.
Os materiais abarcam as etapas da educação básica – da educação infantil ao ensino médio. Além disso, para facilitar a busca, há filtros por disciplina, proposta, etapa de ensino e formato. Na proposta Bruta-flor, por exemplo, voltada para estudantes do ensino médio e da EJA, a ideia é refletir sobre transexualidade e terceira idade por meio da história de vida de uma mulher trans no sertão do Ceará.
Além delas, o projeto irá lançar, no segundo semestre, uma segunda leva de propostas aprovadas. Todos os planos farão parte de um e-book, ainda sem data de publicação, que deve ficar disponível para download no portal.
Este espaço divulga informações, debates e formação para a construção de práticas inclusivas e de garantia de direitos das pessoas em suas mais diferentes diversidades: geracional, de gênero, de sexualidade, de deficiências, étnico-raciais.
Iniciativa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Convênio Santander, o portal é voltado para a comunidade externa e acadêmica.
Em um dos seus materiais, intitulado Transgêneros, um artigo traz conceitos da Teoria de Gênero e nomenclaturas e explica questões como as violências sofridas por pessoas transgêneras e a legislação vigente sobre o tema. O artigo também está disponibilizado em áudio.
Por que discutir diversidade sexual e de gênerona escola?
Com linguagem informal e direta, esta publicação traz textos e reflexões de três jovens estudantes negras, moradoras dos bairros de Sapopemba e Itaquera, na periferia da capital paulista.
Os temas giram em torno de: masculinidade e feminilidade, orientação sexual, machismo, homofobia e transfobia etc. Também explicam conceitos de identidade de gênero, desejo afetivo e sexual, heteronormatividade e outros.
A publicação se destina a estudantes do ensino médio e é fruto do curso de formação Jovens Agentes pelo Direito à Igualdade de Gênero na Escola (Jadig), promovido pela ONG Ação Educativa entre fevereiro e maio de 2016.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.