Educação para o patrimônio: identidade, memória e território
Entenda o que é educação para o patrimônio e como ela é trabalhada pelo Programa Conexão Comunidade
Por Stephanie Kim Abe
Caso tenham algum parente de Minas Gerais, já perguntaram quando foi que ele(a) descobriu que nem todo mundo falava “uai”? Ou tiveram que explicar para alguém o que são os congados – festas religiosas afro-brasileiras de celebração à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em que se canta e dança ao som de chocalhos, tambores e outros instrumentos?
Raissa Fernandes Faria, coordenadora do Programa Conexão Comunidade na Agência de Iniciativa Cidadã (AIC), explica:
Muitas vezes não nos damos conta que o território diz muito sobre nós. É quando descobrimos o diferente que passamos a descobrir mais sobre nós mesmos – como quando me deparo com alguém que não fala ‘uai’ ou uma pessoa que nunca viu o mar. É por isso que quando falamos sobre identidade, a nossa investigação nunca é somente sobre nós mesmos.”
Raissa Fernandes Faria
O Programa Conexão Comunidade trabalha o tema da educação para o patrimônio com estudantes, educadores(as), agentes culturais e comunidades de nove cidades de todo o país. É conduzido pela AIC e viabilizado pela empresa de soluções logísticas VLI.
Como define Maria Clara Fernandes de Oliveira, gerente de Sustentabilidade da VLI:
O Conexão Comunidade possibilita que estudantes e professores tenham o olhar ampliado para o local onde vivem, conhecendo os seus patrimônios materiais e imateriais, valorizando-os e, consequentemente, contribuindo para a preservação. Além disso, todo conhecimento produzido durante o projeto é compartilhado com outros(as) estudantes, famílias e comunidade, além de promover o intercâmbio entre escolas da mesma cidade e de outras localidades.”
Maria Clara Fernandes de Oliveira
O que é educação para o patrimônio
De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), patrimônio cultural é um conjunto de “manifestações, realizações e representações de um povo”.
Integram o patrimônio cultural as referências e manifestações culturais, sejam elas canções, brincadeiras, saberes, ofícios, modo de fazer etc. Legalmente, os patrimônios imateriais devem ser registrados e os patrimônios materiais tombados, sinalizando o reconhecimento e a valorização desses bens culturais para a sociedade como um todo.
Antigamente, quem definia o que era valioso culturalmente para um povo não era necessariamente quem vivia na comunidade e praticava essas manifestações. Para Raissa, pontuar essa diferença é essencial para entender o que é a Educação patrimonial hoje:
Esse tema é recente, da década de 1980, e começou com uma ideia elitista, que não buscava entender de fato o que aqueles patrimônios tinham a ver com as pessoas do território. Também trazia muito a ideia de contar a história da perspectiva do vencedor, dos dominadores, o que significa também o apagamento de muitas histórias e manifestações culturais.”
Raissa Fernandes Faria
A educação patrimonial proposta pela AIC faz o movimento contrário: estimula que educadores(as) e estudantes olhem para os seus territórios, costumes, valores, ancestralidade e crenças para resgatar e reconhecer, de forma colaborativa, quais são valiosos e fazem parte de suas identidades.
Eveline Souza Xavier, educadora da AIC, conta:
Queremos ampliar a visibilidade para esse lado da história dos herdeiros dos fazeres, dos saberes, que construíram de fato essas manifestações. A educação patrimonial precisa ser, antes de tudo, emancipatória e colaborativa, chamando as pessoas para sentar, conversar e fazer leituras sobre essas outras verdades.”
Eveline Souza Xavier
Metodologia de trabalho
O Programa Conexão Comunidade trabalha a educação patrimonial em quatro etapas, sempre com base na arte-educação. Primeiro, os(as) estudantes realizam o mapeamento das referências culturais do território – seja por mapas afetivos, caminhada fotográfica, entrevistas -, com uma perspectiva de investigar as preciosidades que existem por ali.
Entender por que eu tomo suco de acerola no almoço, por que eu como determinada comida, por que falo da forma como falo etc. É uma investigação sobre si mesmo e sobre o entorno.”
Raissa Fernandes Faria
A partir daí, realizam o registro dessas descobertas, por meio de pequenos produtos, como cartazes ou vídeos. O grupo estimula o uso de técnicas e materiais acessíveis e populares, como serigrafia, estêncil, carimbo etc.
A etapa seguinte, chamada de “extrapolação”, requer uma discussão entre toda a classe para decidir em qual dos temas investigados a turma pretende se aprofundar, de forma a conhecer mais sobre essa referência ou patrimônio cultural e produzir materiais mais robustos.
Por fim, há um momento de apropriação, em que as descobertas e os trabalhos finais são compartilhados com as famílias e a comunidade escolar em geral.
Todas as produções artísticas realizadas no ano passado estão disponíveis no site oficial do Programa Conexão Comunidade. O acervo é muito rico e interessante: há podcasts, publicações, vídeos, quiz, mapeamentos e jogos que podem ser trabalhados em sala de aula em qualquer lugar do país.
Araguari, Arcos, Belo Horizonte, Patrocínio e Santa Luzia, em Minas Gerais; Alagoinha e Brumado, na Bahia; Barra dos Coqueiros, em Sergipe; e Cubatão, em São Paulo, foram as cidades que participaram do Conexão Comunidade em 2020.
O Programa também disponibiliza em seu site um material de apoio pedagógico para educadores(as) e instruções para a utilização da cartilha “Diário do Explorador”, material desenvolvido para conversar sobre Educação patrimonial com estudantes do Ensino Fundamental I e II que pode ser utilizado mesmo durante o ensino remoto.
O tema patrimônio cultural está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente como conteúdo de Artes. Mas a equipe acredita que a questão pode ser trabalhada transversalmente nas escolas e depende muito do olhar do corpo docente para as potencialidades da temática.
Via de regra, a maior parte dos(das) estudantes em sala nunca acessaram o conceito de patrimônio cultural. Entretanto, trabalhei com algumas comunidades rurais ou remanescentes quilombolas em que o território estavam o tempo todo na escola. Os(as) alunos(as) sabiam citar o que havia na cidade, como a dança das mangabeiras, em Barra dos Coqueiros, ou as moças do acarajé, no centro de Alagoinhas. As escolas mais afastadas, com poucos recursos, precisam contar com essa articulação comunitária – e aí vemos a potência dos territórios educativos.”
Eveline Souza Xavier
Por focar a questão da identidade, do olhar subjetivo e do resgate da ancestralidade, a equipe aponta como um tema interessante também para trazer a história afro-brasileira e ameríndia, como estabelece a Lei 11.645/08, para o currículo escolar.
Para Camila Barone dos Santos Bicalho, arte educadora da AIC, a educação patrimonial permite que os(as) educadores(as) explorem as diferenças e discuta valores que são necessários para a convivência em sociedade:
Acredito que são momentos bons para conversar sobre religiões, preconceitos, diversidades. Presenciamos muitos professores abertos a essas discussões, trazendo não apenas as suas próprias crenças e elementos da sua identidade. Há muita potência nessa temática.”
Camila Bicalho
Curso Se esse patrimônio fosse meu: educação patrimonial e pertencimento
Para docentes que tenham interesse na temática, a Agência de Iniciativas Cidadãs organizou um curso remoto e gratuito, que está com inscrições abertas até o dia 5/7.
Com carga horária total de 40h, o curso é dividido em três módulos, com aulas síncronas e assíncronas, artigos, textos de apoio, sugestões de atividades pedagógicas e proposta de execução de projeto final em colaboração com os(as) estudantes mobilizados(as).
A formação ocorre por meio da plataforma Udemy, tem 100 vagas e inicia-se no dia 19/7. Podem se inscrever docentes da rede pública de ensino, mediadores(as), facilitadores(as) e arte-educadores(as) de qualquer lugar do Brasil.
Os participantes serão certificados pela articulação AIC – Universidade Federal de Minas Gerais, e os melhores projetos executados concorrerão a uma premiação em equipamentos eletrônicos para aulas digitais ou aulas presenciais com propostas multimídias.
O curso tem patrocínio da VLI e é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.