Formação docente para uso das tecnologias digitais
O Guia Prático para Gestores Educacionais é uma parceria entre CENPEC Educação e CIEB para promover competências digitais de professores de todas as redes de ensino
O letramento digital hoje em dia é tão importante quanto saber ler e escrever a partir de tradicionais modelos e ferramentas físicas como lousas e livros. Realidade para todos nós, na escola tornou-se urgente trabalhar a relação ensino e aprendizagem da educação digital com seus pares.
Esta competência inclusive está na Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, que prevê que jovens e crianças compreendam e utilizem a tecnologia de forma prática, reflexiva e ética. Mas para que as competências digitais possam chegar aos estudantes, há de se prever a formação de professores e ainda a de gestores educacionais para tal.
Pensando neste apoio aos gestores e profissionais que integram as redes de ensino municipais e estaduais, para que possam conceber planos de formação de professores para uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação foi elaborado o Guia Prático para Gestores Educacionais.
O projeto é uma parceria entre o CENPEC Educação e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira – CIEB, no âmbito da Chamada Pública “BNDES – Educação Conectada – Implementação e Uso de Tecnologias Digitais na Educação”.
A consultoria do projeto é da
professora Maria da Graça Moreira da Silva, da Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo. “O foco é fornecer subsídios teóricos e práticos para as redes de
ensino realizarem o diagnóstico de sua realidade e proporem soluções que
contribuam efetivamente com a melhoria da educação”, explica Graça.
O Guia foi construído por autores do CIEB e do CENPEC Educação para proporcionar reflexão sobre demandas educacionais e ao mesmo tempo pensar as soluções. O Guia é gratuito e está disponívelpara todos que quiserem propor formação continuada para professores de suas redes.
Transformação da prática tradicional
As
demandas e as soluções que gestores educacionais necessitem são articuladas diretamente
na formação continuada de professores, visando a transformação de sua prática.
Graça conta que a ideia é se afastar de metodologias mais tradicionais e se
aproximar “de práticas pedagógicas mais inovadoras, que priorizem a qualidade
social da educação”, diz.
A educadora complementa que este material elaborado pelo CENPEC Educação e pelo CIEB organiza as principais etapas que devem ser consideradas no planejamento de formação de professores. Algumas delas os gestores já são familiarizados. Outras, nem tanto. Como é o caso do diagnóstico do nível de apropriação de TICs pelos professores da rede, “que permite ao gestor compreender e segmentar melhor o público para as formações”, explica Graça.
A Etapa de diagnóstico é um ponto de destaque tratado no Guia, pois envolve conhecer melhor os professores, analisar criticamente as ações de formação já desenvolvidas e levantar os pontos a serem reformulados; analisar a estrutura física e tecnológica; identificar os profissionais que possam atuar como formadores e, partindo da realidade da rede de ensino, propor e construir planos de formação”, comenta Graça. O Guia traz a concepção, o detalhamento, a avaliação do plano e ainda orienta a elaboração de um levantamento de custos das respectivas redes.
Jornada de Formação
Segundo a coordenadora de
tecnologias digitais da Diretoria de Difusão e Mídia do CENPEC Educação,
Adriana Vieira, a aplicação do Guia aconteceu no primeiro semestre de 2019,
durante a Jornada de Formação, e foi disponibilizada para quatro territórios: Rio Grande do Sul,
Tocantins, Sergipe e Paraíba. Esse grupo reuniu 52 gestores educacionais que construíram 11 planos de formação para suas
redes de ensino. E os resultados foram favoráveis, veja o feedback de uma das redes participantes:
“… forneceu para minha equipe um caminho a ser seguido na elaboração do
plano de formação dos professores. Foi possível através do estudo em grupo do
guia aprender como planejar melhor nossas formações tecnológicas, reavaliando a
maneira como implementamos nossos cursos, oficinas e estratégias de engajamento
dos professores em projetos envolvendo o uso de tecnologias educacionais.”
Inovação na educação
Engana-se quem pensa que o uso
das tecnologias na educação se resume ao uso de ferramentas para “modernizar o
ensino”,“motivar os alunos” e mesmo “trazer aprendizagem para o mundo do
trabalho”. Para além do uso instrumental, destaca Adriana, “o mais importante é o princípio do uso das tecnologias para promover práticas inovadoras no
currículo, aquelas que de fato façam sentido para resolver desafios e problemas
daquela rede”, diz.
O Guia traz referencias do próprio CIEB de usos inovadores de tecnologia na educação, desde algo mais simples, para apoiar o professor na sala de aula a um uso mais complexo, como o ensino personalizado.
A tecnologia vem para possibilitar que você consiga diagnosticar a aprendizagem dos alunos a partir, por exemplo, de um jogo. Ao conhecer o aluno, o professor pode propor situações de aprendizagem mais adequadas a seu repertório e suas características de aprendizagem”, comenta Adriana.
Ela cita ainda o ensino baseados em projetos, em que você tem o uso da tecnologia para resolver determinado problema na comunidade, como o Projeto Respostas para o Amanhã, que tem assessoria técnica do CENPEC Educação em parceria com a Samsung, e que é uma prática inovadora.
As TIC fazem parte do cotidiano e configuram as práticas sociais de nossa cultura, agora imersa no digital, e são consideradas como um direito do aluno, do professor e da escola, uma vez serem resultado de uma construção de toda a humanidade. O acesso e domínio das TIC são condições à participação na contemporaneidade, ao exercício pleno da cidadania, ao acesso e expressão ampla e transparente a informação e a meios para a sua produção”, conclui Maria da Graça.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.