Caderno orientador do trabalho com Artigo de Opinião é analisado em revista da Universidade Federal de Campina Grande especializada em ensino de gramática
O caderno “Pontos de Vista”, elaborado pelo Programa Escrevendo o Futuro/Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) é tema de pesquisa em artigo de dois pesquisadores do ensino da gramática na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os autores são Evanielle Freire Lima, bacharel em Letras na UFCG, e Herbertt Neves, professor de Língua Portuguesa e Linguística da Unidade Acadêmica de Letras (UAL/UFCG) e doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A fim de promover práticas inovadoras no ensino de gramática, o texto, intitulado “Perspectivas de ensino de gramática no caderno Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro”, investiga as orientações de gramática presentes nesse material da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Voltado aos 2º e 3º anos do Ensino Médio, o caderno apoia o trabalho dos professores de língua portuguesa com o gênero textual Artigo de Opinião. O objetivo é promover criticidade sobre questões polêmicas, ajudando os estudantes a construir opiniões e argumentos bem fundamentados, capazes de elaborar um texto consistente e convincente.
Os autores do artigo publicado na revista analisam as orientações presentes no material, relacionando-as com as perspectivas de ensino adotadas. A pergunta de pesquisa foi: “o trabalho com os conhecimentos gramaticais, no Caderno Pontos de Vista,da Olimpíada de Língua Portuguesa, permite um tratamento contextualizado, ligado às habilidades de leitura e escrita?”.
Três perspectivas sobre o ensino de gramática
O texto inicia com uma breve apresentação de três perspectivas metodológicas sobre o ensino de gramática: a tradicional, baseada na ideia de que aprender gramática é aprender seus conceitos; a emergente, ou inovadora, que analisa o funcionamento linguístico na materialidade do texto, buscando a produção de sentidos; e a perspectiva conciliadora, que articula contribuições tanto da gramática tradicional como das teorias linguísticas.
Ao analisar as orientações sobre o ensino de gramática no caderno da Olimpíada, os pesquisadores observam que “em nenhuma das orientações, verificamos a solicitação de regras gramaticais dissociadas do contexto de funcionamento dos textos trabalhados”, o que “demonstra a preocupação […] em não reproduzir o ensino transmissivo de gramática que há tempos já demonstra sua insuficiência”.
Segundo o levantamento dos pesquisadores, 87% das orientações presentes no caderno são baseadas na perspectiva inovadora. As sugestões de trabalho com gramática focam o funcionamento das estruturas linguísticas e seu papel na construção do texto, produzindo a reflexão dos estudantes por meio da análise e produção de artigos de opinião. Para os autores, “embora trace um caminho mais longo de descrições, reflexões, produções e reescritas”, a perspectiva inovadora é bem-sucedida em formar sejam leitores e escritores conscientes do uso que fazem da linguagem.
Já os 13% restantes são orientações de perspectiva conciliadora, que promove o ensino da gramática normativa sem descartar o uso do texto.
Esses dados indicam as possibilidades reais de auxílio que esse material didático representa para o professor que deseja trabalhar gramática de forma articulada, a partir de gêneros textuais.”
Lima e Neves, 2019, p. 53.
LIMA, E. F.; NEVES, H. Perspectivas de ensino de gramática no caderno Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Revistas Letras Raras, v. 8, Especial, 2019. Dossiê: Trânsitos, trocas e transferências culturais.
Revista acadêmica trimestral, criada e dirigida por pesquisadores do Laboratório de Estudos de Letras e Linguagens na Contemporaneidade (LELLC) da UFCG, entre os quais professores do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades na mesma instituição.
O periódico publica artigos, ensaios e resenhas, poemas, traduções, entrevistas produzidas por acadêmicos de todo o país e do exterior, desde que ligados à área das Ciências das Linguagens espaço à produção intelectual de acadêmicos de todo o país e do exterior. Todo o conteúdo tem acesso livre acesso e não há nenhum custo financeiro para colaboradores publicarem seus textos.
Parceria entre o CENPEC Educação, o Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC). essa iniciativa desenvolve formação de professores a fim de contribuir para o ensino da língua portuguesa, utilizando metodologia que considera os gêneros textuais.
Entre 17 a 19 de novembro, os semifinalistas da categoria Artigo de Opinião, alunos do 3º ano do ensino médio e seus professores, vindos de diferentes regiões do País, participaram de atividades culturais e educativas, como palestra, debate, passeio e produção de texto. Por fim, foram selecionados os finalistas, que receberam medalhas de prata na cerimônia de premiação.
A Etapa Nacional, que reunirá em São Paulo (SP) os finalistas dos cinco gêneros focados (Poema, Memórias Literárias, Crônicas, Documentário e Artigo de Opinião), acontecerá no dia 9 de dezembro.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.