Nos 25 anos do Instituto Rodrigo Mendes, confira a entrevista com o fundador, Rodrigo Hübner Mendes, sobre educação inclusiva e diversidade
Por João Marinho
O ano de 2019 representa um marco para o Instituto Rodrigo Mendes. São 25 anos de história em defesa da educação inclusiva, e os números impressionam: nos últimos anos, foram mais 3 mil educadores formados em 19 estados, que impactaram diretamente mais de 265 mil estudantes.
Em 2019, esse impacto cresceu substancialmente, com o lançamento do primeiro curso no formato de educação a distância (EAD), desenvolvido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) – e que recebeu, até o momento, mais de 36 mil inscrições de todo o Brasil.
Todas essas ações se confundem com a história pessoal do fundador, Rodrigo Hübner Mendes, que se tornou tetraplégico após um episódio de violência e passou a assumir para si – e para o Instituto que leva seu nome – a missão de colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum.
O Diversa, com 2,4 milhões de usuários, é um dos destaques entre as ações do Instituto Rodrigo Mendes e traz uma série de experiências em boas práticas de educação inclusiva, compartilhada por pessoas de mais de 100 países.
Confira mais detalhes sobre a atuação do Instituto Rodrigo Mendes na entrevista de Rodrigo Hübner Mendes ao Portal CENPEC Educação.
Portal CENPEC Educação: Ao longo da história do Instituto Rodrigo Mendes, ele passou por diferentes fases: nasceu com a proposta de oferecer oportunidades de desenvolvimento a pessoas com deficiência por meio da arte, passou a produzir conhecimento em educação inclusiva – o que continua a fazer – e, atualmente, tem-se destacado por colocar a educação pública como foco de suas ações. Por que ocorreram essas mudanças?
Rodrigo Hübner Mendes: As mudanças foram uma consequência natural da busca por ampliar nosso impacto. A partir de 2005, observamos que existia uma enorme demanda de educadores e instituições de ensino em busca de formação sobre a temática da educação inclusiva – e de sua assimilação na educação formal.
Percebemos isso como uma grande oportunidade e fizemos uma primeira experiência, no próprio ano de 2005, com três escolas públicas do Butantã, em São Paulo (SP), usando muito do nosso conhecimento de arte contemporânea e arte-educação.
Começamos, então, um processo de expansão dessa frente de trabalho até que, cerca de cinco anos depois, percebemos que o custo-benefício do programa de arte-educação não se justificava mais – e o Conselho do Instituto decide direcionar todos os nossos esforços para apoiar as redes públicas de ensino.
Portal CENPEC Educação: Em 25 anos de história, qual a avaliação que o Instituto faz sobre a temática da educação inclusiva no Brasil?
Rodrigo Hübner Mendes: Houve enormes avanços nas últimas duas décadas. Em 2018, por exemplo, pela primeira vez, 90% dos estudantes que são público-alvo da educação especial e cursavam a educação básica estavam frequentando escolas inclusivas. Esse é um dado extraordinário, mesmo quando comparado com a realidade internacional.
Portal CENPEC Educação: Realmente impressionante… e, a partir disso, quais ainda seriam, então, os principais desafios?
Rodrigo Hübner
Mendes: Há ainda grandes desafios, na verdade. Em primeiro lugar,
precisamos trazer para a escola e garantir o acesso à parcela desse
público-alvo que ainda está fora desse processo: ainda não conseguimos universalizar
o acesso à escola para esse público.
Um segundo desafio é aprimorar a qualidade da educação,
tanto das pessoas com deficiência que estão chegando à escola quanto de quem já
está nela, e isso demanda uma série de investimentos.
Os investimentos passam, por exemplo, pela necessidade de formação dos educadores. Uma pesquisa recente do Datafolha e do Instituto Alana atestou que quase 70% dos entrevistados apontam que falta conhecimento, ou repertório, aos professores para atender crianças e adolescentes com deficiência. É necessário, portanto, investir na formação dos professores.
Nesse sentido, o Brasil conta com um serviço regulamentado,
que é o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que tem um papel muito
importante no sentido de estar junto às equipes pedagógicas para identificar barreiras
de aprendizagem na escola e eliminá-las, promovendo a acessibilidade – mas que também
precisa ser ampliado, com mais investimento, para que esses profissionais
continuem sendo formados.
Finalmente, um outro terceiro desafio importante é um trabalho mais intersetorial. Aqui, falamos de criar um modelo de gestão pública em que as várias pastas trabalhem buscando sinergias, de modo que educação trabalhe em parceria com a saúde, com a área do transporte, da assistência social, etc.
Com isso, torna-se possível pensar num conjunto de serviços que vão transformando as redes de ensino e criando, de fato, possibilidades de acesso e permanência para crianças e adolescentes com deficiência.”
Esses são alguns exemplos de investimentos, de uma visão de
gestão pública que entende que o resultado final é a promoção da igualdade e a
oportunidade de melhorar a qualidade da educação.
Portal CENPEC
Educação: E já há planos do Instituto para um futuro breve?
Rodrigo Hübner Mendes: Já é uma tradição nossa fazer um planejamento estratégico num horizonte de três a cinco anos – e na festa em comemoração aos nossos 25 anos, realizada no último dia 23 de outubro, lançamos a meta, para os próximos 25 anos, de garantir que 100% do público-alvo da educação especial esteja na escola comum, ou seja, uma escola em que convivam crianças e adolescentes com e sem deficiência.
Portal CENPEC Educação: Essa é uma informação relevante, pois as ações do Instituto Rodrigo Mendes têm a opção de que crianças com e sem deficiência estudem juntas…
Rodrigo Hübner Mendes: Mais do que uma opção, esse é um princípio nosso. Tudo que comentei até agora parte dessa convicção de que não faz sentido a criança ser encaminhada para um ambiente segregado. Por isso, falamos de escolas comuns, e não regulares – mesmo porque existem escolas especiais que podem ser consideradas regulares.
Falamos, portanto de escolas comuns no sentido de que o convívio e o contato existem e não há segregação, pois acreditamos que o ambiente da troca, do estímulo, somente acontece na intensidade necessária se as crianças, os adolescentes, estiverem juntos, expostos à diversidade que existe na escola – e desfrutando dela.”
Portal CENPEC
Educação: Para finalizar, quem é Rodrigo Hübner Mendes hoje, por Rodrigo Hübner
Mendes, depois dessa trajetória de 25 anos à frente do Instituto como seu
fundador?
Rodrigo Hübner
Mendes: Sou alguém que sonha e tem, ao mesmo tempo, pé no chão – e alguém
que busca fazer o seu melhor para que tudo que recebi de positivo ao longo de
minha jornada possa ser retribuído.
Confira as fotos da festa em comemoração aos 25 anos do Instituto Rodrigo Mendes. Clique nas imagens para ampliá-las.
Um pensamento em “Educação inclusiva e de qualidade”
PARABENS AO SONHO REALIZADO NA BUSCA DE IGUALDADE BASEADO NA REALIDADE QUE EU TAMBEM ACREDITO QUE ACONTEÇA ASSIM, NA TROCA DE INTENSIDADE DE ESTÍMULO, AS CRIANÇAS ESTANDO JUNTOS E EXPOSTOS ÀS DIVERSIDADES NA ESCOLA COMUM!
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
PARABENS AO SONHO REALIZADO NA BUSCA DE IGUALDADE BASEADO NA REALIDADE QUE EU TAMBEM ACREDITO QUE ACONTEÇA ASSIM, NA TROCA DE INTENSIDADE DE ESTÍMULO, AS CRIANÇAS ESTANDO JUNTOS E EXPOSTOS ÀS DIVERSIDADES NA ESCOLA COMUM!