Artigo discute relações entre saberes matemáticos cotidianos e conhecimentos escolares em uma escola rural de EJA
Um dos grandes desafios na educação brasileira é o ensino-aprendizagem de matemática. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em 2018, 55% dos estudantes de 8 anos do 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas apresentaram dificuldades em contar objetos, reconhecer figuras geométricas e o valor de uma cédula monetária. No 3º ano do ensino médio, 7 em cada 10 alunos demonstraram não ter níveis suficientes de compreensão e leitura em português e matemática, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017.
O levantamento aponta também que, nas áreas urbanas, 77% dos estudantes de 16 anos terminam o ensino fundamental e 66,4% se formam no ensino médio. No meio rural, as taxas de conclusão caem: 65,8% concluem o ensino fundamental e 47,4% terminam o ensino médio no campo.
Nesse cenário, os matemáticos Francisco Josimar Ricardo Xavier e Adriano Vargas Freitas, ambos da Universidade Federal Fluminense (UFF), escreveram o artigo “Saberes matemáticos e permanência na EJA”. Publicado em março deste ano na Revista Brasileira de Educação Básica, o artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em educação sobre saberes matemáticos, práticas pedagógicas e permanência na EJA.
Os autores refletem sobre os conhecimentos matemáticos de duas estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal da zona rural no Ceará. O objetivo foi compreender a influência das práticas pedagógicas matemáticas das professoras de EJA para a permanência ou a evasão dos estudantes na escola.
Segundo os pesquisadores, a educação de jovens e adultos na zona rural traz desafios maiores que na zona urbana, pois predomina a reprodução de currículos e práticas pedagógicas que não atendem às especificidades da cultura local.
Por meio de entrevistas, analisadas com base na análise textual discursiva, os autores buscam entender como as estudantes articulam os saberes matemáticos adquiridos em seu cotidiano aos conhecimentos escolares. No roteiro de entrevista, constava a pergunta: “Como a matemática está presente na sua vida e na escola?” Com uma das estudantes, os especialistas estabeleceram o seguinte diálogo:
– Você vai falar de Matemática é? Nada de matemática eu entendo não. Assim, a matemática de caneta você tá perguntando? Ah! Sei só de cabeça. Antes de eu estudar já sabia.
– Explica como você já sabia.
– Sei lá, eu acho que é de mim, de cabeça mesmo. Antes eu trabalhava com meu pai. Eu trabalhava com prensa de carnaúba. Meu pai trabalhava com cera né e era tudo anotado, pesado e tudo. Era pesar na balança. Botava cinco sacos de cera, aí ele ia somando. Na cabeça eu sabia, na soma não, por que quem ia somar era o dono da cera. Mas na cabeça eu sabia.”
Na fala da estudante, destacam os pesquisadores, é possível identificar a ideia de “duas matemáticas: uma ‘de cabeça’, que ela aprendeu quando trabalhando com seu pai e outra, ‘de caneta’, que ela se refere como sendo a da escola.” Nas estratégias desenvolvidas pelas estudantes, os autores reconhecem “saberes matemáticos que são inerentes às suas identidades socioculturais e fazem parte suas histórias de vidas”. No entanto, observam nas “contas de cabeça” não apenas “conceitos intuitivos aprendidos com a vida” (SOBRAL, 2005, p. 33), mas também procedimentos científicos que englobam métodos de investigação e raciocínio organizado e sistematizado.
Permanência na EJA
Ao analisarem as práticas pedagógicas de EJA desenvolvidas nessa escola rural, os autores percebem “pouca valorização dos saberes das vivências das estudantes”. Segundo eles, essas práticas podem estar influenciadas por “um sentido de currículo enquanto documento prescrito, definidor de conteúdos escolares”. Entre os fatores que contribuiriam para a permanência na escola, apontam as relações de afetividade positivas entre a turma e as professoras.
XAVIER, Francisco Josimar Ricardo, FREITAS, Adriano Vargas. Saberes matemáticos e permanência na EJA. Revista Brasileira de Educação Básica, Belo Horizonte [online]. 2019, v. 4, n. 12. Disponível em: <http://pensaraeducacao.com.br/rbeducacaobasica/wp-content/uploads/sites/5/2019/04/10-Francisco-Josimar-Adriano-Vargas-SABERES-MATEMÁTICOS-E-PERMANÊNCIA-NA-EJA.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2019.
Sobre os autores
Mestrando em Educação pela Universidade Federal Fluminense, UFF, com interesse em pesquisas que compreendam as áreas: Educação, Educação Matemática, Etnomatemática, Currículo e Práticas Pedagógicas na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GRUPEMAT), do Instituto de Educação de Angra dos Reis IEAR/UFF e o Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF). É graduado em Tecnologia da Construção Civil e Edificações pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA. Foi professor da Educação Básica vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Sobral entre 2007 a 2016, tendo lecionado as disciplinas Matemática, Ciências e Artes Visuais. E-mail: josimar_xavier@id.uff.br
Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UFF. Professor no Instituto de Educação de Angra dos Reis. Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática, Formação de Professores e Currículos direcionados a Educação de Jovens e Adultos. E-mail: adrianovargas@id.uff.br
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.