Tirando de Letra: ensino de leitura que forma leitores(as)

-

Tirando de Letra: ensino de leitura que forma leitores(as)

Qual deve ser o objetivo da formação literária? Como formar leitoras(es) fluentes e críticas(os)? Veja as dicas em mais dois vídeos do Letra Viva Alfabetiza

Por Stephanie Kim Abe

Que os textos são fundamentais no ensino e aprendizagem de língua portuguesa todo mundo já sabe. Aliás, esse foi o tema dos dois vídeos da série Tirando de Letra que divulgamos na semana passada. Mas não é apenas ler em voz alta para as crianças que fará delas leitoras. É justamente sobre essa temática do ensino da leitura e da formação literária que versam os dois novos vídeos da série. 

“Do que é feito o ensino da leitura?” traz dicas de como desenvolver capacidades de leitura e comportamentos leitores nas crianças. Confira:

Maria Alice Junqueira, coordenadora de projetos do Cenpec, comenta que:

Ao desenvolver certos procedimentos para ler (ou escutar) textos escritos, elas passam a compreendê-los com autonomia, fluência e criticidade, bem como a ser capazes de expressar-se sobre o que leram, partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos e, desse modo, construir sentidos.”

Maria Alice Junqueira

A literatura também convida à liberdade. Portanto, as atividades de leitura devem estimular as(os) estudantes a explorarem essas diversas possibilidades – seja de maneiras de diferentes formatos e autoras(es), de construção de sentido, de participação. 

É o que mostra o vídeo “Do que é feita a formação literária?” abaixo:

Nessa videodica, tratamos de práticas de leitura literária que, de acordo com a BNCC, possibilitam o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura como forma de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.”

Maria Alice Junqueira

Série de vídeos Tirando de Letra

As duas produções audiovisuais fazem parte da série Tirando de Letra, que busca trazer dicas simples e diretas a educadores(as) e familiares, fortalecendo essa ponte e esse vínculo criado entre escola-família durante a pandemia.

A série nasce da experiência da pandemia vivida em dois projetos do Cenpec: o  Letra Viva Alfabetiza e o Letra Móvel. O primeiro acontece em cinco municípios do Vale do Ribeira (SP) e tem como objetivo qualificar processos e práticas de alfabetização e letramento por meio de uma formação de rede. O segundo é uma iniciativa da Comunidade Cenpec em parceria com a Fundação Tide Setubal para apoiar crianças do 1o ano ensino fundamental de uma escola da periferia da capital paulistana por meio de chamadas de vídeo de WhatsApp durante a pandemia.

Ao todo, 16 pílulas serão publicadas no Portal Cenpec e nas redes sociais da organização. Algumas delas tratam de temas como organizar o espaço em casa para realizar as tarefas, ou como ajudar as crianças a estudar, e outras abordam conteúdos dos quatro eixos da BNCC Língua Portuguesa – anos iniciais – de maneira que as famílias também possam compreender. 

Veja todos os vídeos da série no YouTube do Cenpec


Receba e compartilhe pelo WhatsApp

A cada semana, dois novos vídeos estarão disponíveis. Como a ideia é permitir que eles cheguem bem longe, atingindo muitas(os) educadoras(es), coordenadoras(es) e familiares de crianças em alfabetização, também é possível receber os vídeos pelo celular. 

As videodicas são compartilhadas pelo grupo “Vídeos Tirando de Letra”, no WhatsApp, criado exclusivamente para compartilhar os vídeos da coleção. Para isso, basta responder ao formulário a seguir, informando que deseja participar, e você receberá acesso ao grupo.

Acesse o formulário.

Você também pode acessar os vídeos no Telegram do Letra Viva.

Não tem Telegram? Saiba como baixar e acessar.


Veja também