Alfabetização: as diferentes abordagens e seus desdobramentos em sala de aula
Giovana Zen, presidente da Rede Latino-Americana de Alfabetização (Redalf), explica a diferença entre perspectivas sobre alfabetização e como elas se traduzem em propostas didáticas.
O que não pode faltar na formação leitora
Por Stephanie Kim Abe Comecemos com uma pergunta central: você se considera uma pessoa leitora? Para aquelas pessoas que lêem livros com certa frequência, provavelmente não há hesitação em… Leia mais >
Fazendo de tudo para formar leitoras(es) e escritoras(es)
De maleta viajante a reconhecimento de autoras(es) locais, diferentes iniciativas esbanjam criatividade e proatividade na hora de estimular a formação leitora e escritora de crianças e adolescentes
Tudo sobre alfabetização e letramento
Confira nossa seleção de especiais multimídias, especiais, vídeos, oficinas e entrevistas publicadas no Portal Cenpec sobre alfabetização e letramento
Criando famílias literárias a partir de livros que circulam
Bel Santos Mayer fala sobre o papel da literatura na periferia, a importância de uma formação leitora transformadora e como partir do texto para criar relações humanas
Tutorias do APC: Olhar atento para enfrentar as desigualdades educacionais
Conheça a experiência de três municípios do Conisul Alagoas e como a tutoria tem apoiado pontos focais a superarem desafios e implantar ações para recomposição de aprendizagens
Como Emilia Ferreiro revolucionou a alfabetização
Entenda como as pesquisas da psicolinguista argentina, falecida no dia 26 de agosto, mudaram a forma de pensar a alfabetização das crianças
APC: aprender a ler o mundo a partir da diversidade
por Débora Britto O que significa educar para o multiletramento? Conhecer e reconhecer o papel da leitura. Entender que precisamos ler mais para ensinar a ler. Educar não apenas… Leia mais >
Oficina: Imagens contam histórias
Que tal trabalhar de forma divertida a relação entre imagem e escrita com as crianças por meio de um jogo?
Podcast: alfabetização e letramento na ponta da língua
Professoras especialistas em alfabetização conversam sobre suas práticas em sala de aula, política pública e desafios do pós-pandemia
De olho no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Especialistas comentam a estrutura e as expectativas da nova política nacional de alfabetização, que se compromete a alfabetizar todas as crianças até o final do 2° ano do ensino fundamental
Dia da Língua Portuguesa: para se maravilhar com nosso idioma
Confira dicas de como despertar o encantamento pela língua portuguesa em sala de aula e diga qual é a palavra da nossa língua que você prefere
Ana Teberosky: “O que o professor pode fazer para melhorar a aprendizagem de seus alunos?”
Em homenagem a esta grande educadora, que faleceu em abril deste ano, destacamos a entrevista concedida em 2014 aos Cadernos Cenpec.
Alfabetização e letramento indígena
Quais são as especificidades do ensino e aprendizagem da língua escrita na educação indígena? Confira entrevista com Josélia Gomes Neves
Desafios da alfabetização no pós-pandemia
Neste artigo, a professora Cláudia Vóvio (Unifesp) reflete sobre o que é necessário garantir para que as(os) professoras(es) possam ensinar leitura e escrita a todas as crianças na idade certa
Bibliotecas comunitárias e os direitos humanos das juventudes
Entenda por que as bibliotecas comunitárias são importantes espaços de promoção dos direitos e do protagonismo das juventudes, e veja lições aprendidas dessas experiências
Alfabetização e letramento: em busca de uma política nacional articulada
Quais são os caminhos trilhados nos últimos anos e o que é preciso retomar para garantir que todas(os) as(os) estudantes sejam plenamente alfabetizadas(os) na idade certa
Educação escolar indígena libertadora
Entenda como a educação e a alfabetização indígena nasceram dos pensamentos de Paulo Freire