Programa Ecoa 2023: caminhos formativos e instrumentos para o acompanhamento pedagógico
Publicação sistematiza os processos de avaliação e acompanhamento das aprendizagens de redes públicas. Disponível para baixar.
Atlas das Inquietações: atividades para o trabalho por projetos em sala de aula
Voltado para o Ensino Médio, o guia do programa Solve for Tomorrow Brasil traz atividades para despertar o pensamento científico e criativo.
Escola Nota 10
Sobre o projeto O projeto se desenvolve como uma assessoria aos municípios que contribua para que as(os) gestoras(es) educacionais aprimorem a gestão dos recursos didáticos do Programa Nacional do… Leia mais >
Caminhos para trabalhar o currículo dos anos finais do ensino fundamental
Por Stephanie Kim Abe A organização curricular é um entre os muitos problemas que encontramos nos anos finais do ensino fundamental – como uma transição entre 5o e 6o… Leia mais >
Quando a matéria é estudar – e descobrir – a própria identidade quilombola
Projeto de valorização da cultura quilombola em Barro Alto (GO) mostra como a educação antirracista pode ser mais efetiva quando trabalhada em consonância com a realidade local
Pertencimento e identidade nos anos finais do ensino fundamental
Formação docente continuada e resgate do patrimônio cultural e local para aflorar pertencimento e discutir identidades: conheça as experiências de escolas em Campinas e em Valinhos, na região metropolitana de São Paulo
Quatro materiais para trabalhar a educação para as relações étnico-raciais
Dicas de materiais para quem quer tirar dúvidas, ouvir um podcast, ver um documentário ou explorar livros que tratam de temáticas afro e indígena
Afroturismo: passeios que ensinam sobre o protagonismo negro e outras histórias
Conta como o turismo pode ajudar a resgatar e valorizar a cultura e a história afro-brasileira, e como as escolas podem organizar atividades pelo território
Podcast: história e cultura afro-brasileira nas escolas já!
No sétimo episódio do “Educação na ponta da língua”, entenda os avanços e os desafios para a abordagem da cultura e história afro-brasileira na escola e a implementação efetiva da Lei 10.639
E se você conhecesse o perfil socioeconômico das suas turmas?
Entenda por que a rede municipal de Capão Bonito (SP) resolveu aplicar um questionário socioeconômico com suas(seus) estudantes e conheça as ações programadas com base nos resultados
Podcast: Recomposição de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental
Quinto episódio do podcast “Educação na ponta da língua” discute os desafios e as estratégias para enfrentar as desigualdades educacionais no Ensino Fundamental II; ouça agora
A luta por educação inclusiva continua
Ainda que tenhamos 90% das(os) estudantes da educação especial matriculadas(os) em classes comuns, é preciso avançar na permanência e garantia de melhores condições para estudantes com deficiência
“O Brasil precisa gastar mais com educação”, diz Romualdo Portela
Segundo dados da OCDE, o Brasil investe cerca de 4 mil dólares por estudante, enquanto em países da Organização a média é de 11,5 mil dólares
Assessoria à Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA)
Investidor Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA) Parceria Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA) Objetivo Assessorar a secretaria na revisão do documento curricular… Leia mais >
Na Ponta do Lápis: especial sobre cultura indígena
Confira a nova edição da Revista Na Ponta do Lápis, que tem como foco as línguas, culturas e literatura dos povos indígenas brasileiros
Os desafios da BNCC nos anos finais do ensino fundamental
Anna Helena Altenfelder traz reflexões sobre o ensino fundamental II e como podemos avançar nesta etapa de ensino
Podcast: uma conversa sobre as línguas e literatura indígena na escola
Quarto episódio do podcast “Educação na ponta da língua” conversa com dois escritores indígenas sobre o universo das línguas e da literatura indígena nas escolas
Por que os anos finais do ensino fundamental merecem mais atenção
Desafios já conhecidos se agravaram no pós-pandemia e faltam políticas voltadas a essa etapa da educação básica