Temáticas
Procure por

Revista Na Ponta do Lápis – nº 41 – setembro 2024

Nova edição da revista reflete sobre os conceitos e práticas da Educação Integral e seu diálogo com o ensino da Língua Portuguesa.

Formar-se: um processo coletivo na educação continuada

Publicação sobre o processo formativo realizado em 2023 por meio do Programa Ecoa Formação, parceria Instituto Alcoa e Cenpec.

Uso seguro e responsável da IA na educação

A Inteligência artificial (IA) na educação é um tema polêmico que tem causado cada vez mais preocupações entre educadoras(es).  Como utilizar essa ferramenta com uma abordagem centrada no ser… Leia mais >

Programa Ecoa 2023: caminhos formativos e instrumentos para o acompanhamento pedagógico

Publicação sistematiza os processos de avaliação e acompanhamento das aprendizagens de redes públicas. Disponível para baixar.

Atlas das Inquietações: atividades para o trabalho por projetos em sala de aula

Voltado para o Ensino Médio, o guia do programa Solve for Tomorrow Brasil traz atividades para despertar o pensamento científico e criativo.

Escrevendo o Futuro: três novos cursos on-line com inscrições abertas e gratuitas

On-line, gratuitos e certificados, os três cursos são voltados para professoras(es) de Língua Portuguesa e podem ser realizados no horário de preferência da(o) cursista

Alfabetização: as diferentes abordagens e seus desdobramentos em sala de aula

Giovana Zen, presidente da Rede Latino-Americana de Alfabetização (Redalf), explica a diferença entre perspectivas sobre alfabetização e como elas se traduzem em propostas didáticas.

Potencializando o protagonismo juvenil com diferentes linguagens

Entenda mais sobre as diferentes definições sobre protagonismo juvenil, os empecilhos para trabalhá-lo na escola e as possibilidades trazidas pelas novas tecnologias e suas linguagens.

Escola Nota 10

Sobre o projeto O projeto se desenvolve como uma assessoria aos municípios que contribua para que as(os) gestoras(es) educacionais aprimorem a gestão dos recursos didáticos do Programa Nacional do… Leia mais >

Caminhos para trabalhar o currículo dos anos finais do ensino fundamental

Por Stephanie Kim Abe A organização curricular é um entre os muitos problemas que encontramos nos anos finais do ensino fundamental – como uma transição entre 5o e 6o… Leia mais >

O que não pode faltar na formação leitora

Por Stephanie Kim Abe Comecemos com uma pergunta central: você se considera uma pessoa leitora?  Para aquelas pessoas que lêem livros com certa frequência, provavelmente não há hesitação em… Leia mais >

O que deve bombar na educação em 2024

Especialistas do Cenpec apontam e comentam os assuntos que devem ser pauta na agenda educacional este ano

Por que é fundamental acompanhar as discussões do novo PNE

Entenda os obstáculos e os interesses envoltos no processo de construção e tramitação de um novo Plano Nacional de Educação, que deve acontecer a partir da Conae 2024

Descansar é preciso

Reconhecer de fato a importância do descanso para a saúde mental de profissionais da educação é garantir condições de trabalho, valorização docente e muito mais. Confira relato de professoras e psicólogas.

Quais os seus votos para a Educação em 2024?

Veja o que estudantes, diretoras, professoras e demais atores da comunidade escolar desejam para a educação no ano que vem, e faça os seus votos

Políticas educacionais em 2023: em quais áreas tivemos avanços e em quais estagnamos

Especialistas do Cenpec comentam alguns dos assuntos mais importantes do cenário educacional brasileiro deste ano e avaliam em que medidas as políticas públicas avançaram ou não

Fazendo de tudo para formar leitoras(es) e escritoras(es)

De maleta viajante a reconhecimento de autoras(es) locais, diferentes iniciativas esbanjam criatividade e proatividade na hora de estimular a formação leitora e escritora de crianças e adolescentes

APC: aprendizados para integração com a comunidade

Webinário promovido pelo Cenpec, Conisul Alagoas e Itaú Social abordou educação integral e integração com a comunidade como fundamentais para avançar na formação de equipes e apoiar a recomposição de aprendizagens

1 2 86