#CenpecTiradeLetra: Como recompor as aprendizagens?
Hoje a especialista Maria Alice Junqueira traz reflexões e respostas para as primeiras perguntas enviadas por educadoras(es) sobre alfabetização na pandemia
Apoio Pedagógico Complementar: jogos no ensino da matemática
Como o uso adequado de jogos pode ser o ponto de partida para a personalização do aprendizado?
APC: Mogeiro e a experiência de formação continuada
Conheça a experiência de Mogeiro (PB), que tem utilizado a tecnologia educacional do APC para melhorar a aprendizagem de seus(suas) estudantes em ensino remoto.
Desafios para a volta segura às aulas: avaliação diagnóstica
Entender o propósito da avaliação, priorizar habilidades e elaborar o instrumento diagnóstico são alguns dos pontos a serem observados
Desafios para a volta segura às aulas
Como acolher os(as) estudantes? Quais os protocolos sanitários necessários? Como realizar a avaliação diagnóstica? Confira questões fundamentais para garantir o direito à educação em contexto de pandemia
Apoio Pedagógico Complementar: diagnóstico para o retorno às aulas
Municípios atendidos pelo programa recebem formação para aplicar provas diagnósticas a estudantes dos anos inicias do ensino fundamental
Não abandone seu futuro
Cenpec participa de campanha #TMJ Sempre contra a evasão escolar e pelo planejamento de retorno seguro às aulas presenciais
Apoio Pedagógico Complementar: avaliação de aprendizagem no ensino remoto
Formação com técnicos e gestores escolares de municípios do Baixo Paraíba trabalha diagnóstico em leitura e resolução de problemas
Em defesa do Inep
O órgão responsável pelo desenvolvimento da política de avaliações educacionais externas nos últimos anos vem sofrendo ameaças e sendo enfraquecido; entenda
Crianças de 6 a 10 anos são as mais afetadas pela exclusão escolar na pandemia
Em um ano, dobra o número de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos fora da escola. Quase 1,5 milhão nessa faixa etária estavam fora da escola em 2020. Saiba mais
Diagnosticar antes, intervir depois
Coletar dados e identificar quem são aqueles com e as causas das dificuldades de aprendizagem são determinantes para o trabalho de formação docente e do apoio pedagógico aos alunos.
Desafios e aprendizagens em um ano de pandemia
Acompanhe duas pesquisas sobre o cenário da pandemia de Covid-19 e do fechamento das escolas.
APC: formação continuada em 2020 cumpriu o seu papel?
Avaliação analisa percepções de técnicos(as) das secretarias envolvidos(as) nas formações do Apoio Pedagógico Complementar em 2020
A quem importa o fracasso escolar?
Olhar as taxas de reprovação, distorção idade-série e abandono escolar é reconhecer desigualdades e pensar propostas articuladas de enfrentamento a essa cultura. Saiba mais
Enem 2020: insegurança em meio à pandemia
As taxas de inscritos que não compareceram ao exame foi de 51,5% e 55,3%; entenda os problemas que marcaram esta edição
Retrospectiva: os principais acontecimentos de 2020 na Educação
Três especialistas da área fazem um balanço deste ano tão atípico e analisam os impactos da pandemia no direito à Educação
APC: avaliação e monitoramento do Programa em 2020
Tecnologia educacional é avaliada em 87,4% segundo estudo do Polo de Desenvolvimento Educacional para Itaú Social. Confira os resultados
APC: balanço da formação em Língua Portuguesa e Matemática
Formadoras Patrícia Calheta e Sandra Amorim falam sobre aprendizagem da formação on-line com os(as) técnicos das secretarias municipais