Caminhos para trabalhar o currículo dos anos finais do ensino fundamental
Por Stephanie Kim Abe A organização curricular é um entre os muitos problemas que encontramos nos anos finais do ensino fundamental – como uma transição entre 5o e 6o… Leia mais >
Quando a matéria é estudar – e descobrir – a própria identidade quilombola
Projeto de valorização da cultura quilombola em Barro Alto (GO) mostra como a educação antirracista pode ser mais efetiva quando trabalhada em consonância com a realidade local
Pertencimento e identidade nos anos finais do ensino fundamental
Formação docente continuada e resgate do patrimônio cultural e local para aflorar pertencimento e discutir identidades: conheça as experiências de escolas em Campinas e em Valinhos, na região metropolitana de São Paulo
Podcast: Recomposição de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental
Quinto episódio do podcast “Educação na ponta da língua” discute os desafios e as estratégias para enfrentar as desigualdades educacionais no Ensino Fundamental II; ouça agora
“O Brasil precisa gastar mais com educação”, diz Romualdo Portela
Segundo dados da OCDE, o Brasil investe cerca de 4 mil dólares por estudante, enquanto em países da Organização a média é de 11,5 mil dólares
Assessoria à Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA)
Investidor Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA) Parceria Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA) Objetivo Assessorar a secretaria na revisão do documento curricular… Leia mais >
Os desafios da BNCC nos anos finais do ensino fundamental
Anna Helena Altenfelder traz reflexões sobre o ensino fundamental II e como podemos avançar nesta etapa de ensino
As incongruências de não aderir ao PNLD
Entenda por que a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo tem sido criticada por não aderir ao PNLD e como essa decisão afeta estudantes e docentes
O que esperar do Programa Escola em Tempo Integral
Como a nova política de educação integral do MEC está estruturada, o que ainda está indefinido e quais os próximos passos para o desenvolvimento do programa
Compartilhando práticas de educação antirracista na escola
Saiba como foi o 1° Seminário: Práticas de Educação Antirracista na Escola, promovido pela Comunidade Cenpec com instituições escolares paulistanas
Como você enxerga os povos indígenas?
Historiador Antonio Simplicio de Almeida Neto fala sobre como a educação pode beneficiar a luta dos povos indígenas, analisa a lei 11.645 e seu impacto no currículo
O Novo Ensino Médio em xeque
Entenda quais propostas têm surgido e o que se espera do governo federal para implementar uma política voltada a essa etapa
Educação integral na Emei Gabriel Prestes (SP): uma escola que é pra dentro e pra fora
Conheça a experiência de uma escola pública de educação infantil que explora a potência do território com suas turmas e confira dicas de como realizar saídas pedagógicas com crianças pequenas
Educação escolar indígena libertadora
Entenda como a educação e a alfabetização indígena nasceram dos pensamentos de Paulo Freire
20 anos da Lei 10.639: por mais avanços rumo a uma educação antirracista
Neste aniversário de 20 anos da Lei 10.639/03, entenda por que essa legislação foi importante, como ela tem sido implementada e o que falta para garantir a sua efetivação
Educação do campo: como articular os conhecimentos escolares aos saberes da cultura camponesa
Como a escola pode promover o diálogo e a valorização dos saberes prévios de estudantes da zona rural? Confira artigo publicado em 2015 na Plataforma do Letramento (Cenpec
Reformas no ensino médio: experiências internacionais e aprendizados para o Brasil
O pesquisador Alexandre Marini destaca pontos das reforma em Portugal, Chile e na província canadense Ontario que podem ajudar a pensar o Novo Ensino Médio
Mais que um projeto, um plano municipal de educação antirracista
O programa PVE Quilombola tem apoiado municípios do Recôncavo Baiano a garantir a equidade racial na educação e implementar a lei 10.639/03