Pertencimento e identidade nos anos finais do ensino fundamental
Formação docente continuada e resgate do patrimônio cultural e local para aflorar pertencimento e discutir identidades: conheça as experiências de escolas em Campinas e em Valinhos, na região metropolitana de São Paulo
Benevides (PA): conhecendo o território para conceber uma educação integral
Em novo projeto de assessoria, Cenpec conversa com escolas do município de Benevides, no Pará, para pensar junto uma concepção de educação integral para o território
Podcast: um papo sobre convivência e relações na escola
Novo episódio do Educação na ponta da língua aborda a importância de uma boa convivência para prevenção e combate à violência na e contra a escola
Por que a melhor arma da escola contra a violência é a cultura de paz
Encontro com gestoras(es) educacionais reflete sobre violência nas escolas e desigualdades educacionais, e discute estratégias concretas para enfrentá-las; saiba mais
Há muito o que se aprender com as florestas – e com quem vive nelas
Neste Dia de Proteção às Florestas, veja ensinamentos de quem vive nas e conhece as florestas e entenda a importância da educação ambiental para preservá-las
Compartilhando práticas de educação antirracista na escola
Saiba como foi o 1° Seminário: Práticas de Educação Antirracista na Escola, promovido pela Comunidade Cenpec com instituições escolares paulistanas
Oficina: Letramento com temas da comunidade
Que tal desenvolver um projeto de letramento com base em questões da comunidade?
Tecendo Redes para Educação Integral: Seminário Nacional
Acesse a publicação fruto do Seminário Nacional Tecendo Redes para Educação Integral (São Paulo, 2006)
Educação integral na Emei Gabriel Prestes (SP): uma escola que é pra dentro e pra fora
Conheça a experiência de uma escola pública de educação infantil que explora a potência do território com suas turmas e confira dicas de como realizar saídas pedagógicas com crianças pequenas
Crédito: é preciso saber usar
Conhecer as regras de empréstimo e financiamento faz parte da educação financeira. Como apresentar esses conceitos às(aos) estudantes?
Tempo, espaço e currículo: como articular os pilares da educação integral
Quais os caminhos e cuidados que uma política pública de educação integral deve se atentar para garantir melhoria na educação de todas(os)
Educação do campo: como articular os conhecimentos escolares aos saberes da cultura camponesa
Como a escola pode promover o diálogo e a valorização dos saberes prévios de estudantes da zona rural? Confira artigo publicado em 2015 na Plataforma do Letramento (Cenpec
Quiz: Você é aliada(o) antirracista na escola?
Teste seus conhecimentos sobre termos e situações racistas que podem aparecer em sala de aula e como lidar com elas para garantir uma educação antirracista
Cidade Adentro: Letramento Político e Educação Integral
Neste artigo, o educador José Luiz Adeve (Cometa) fala da relação entre educação de jovens e democracia, sustentabilidade e tecnologias
Copa do Mundo 2022: teste seus conhecimentos e acesse materiais educativos sobre futebol
A Copa do Mundo pode ser um gancho para falar sobre esporte, desenvolvimento integral, diversidade, cooperação e diferentes culturas na escola
Oficina: Fotografia e publicidade
Como “ler” as fotos publicitárias e desenvolver senso crítico quanto às questões éticas e estéticas sobre imagens em propaganda?
Campanha a importância da autodeclaração de raça/cor e o papel da educação
Com artigo e vídeos de formação, Comunidade Cenpec aborda a importância da autodeclaração e o papel da educação para o respeito à diversidade
Novo Ensino Médio: gestão escolar em defesa do seu projeto político pedagógico
Vice-diretor e diretor de escolas no Distrito Federal e no Ceará contam os percalços para implantar o novo modelo, garantindo os interesses de de professoras(es) e estudantes