Temáticas
Procure por

Alfabetização: as diferentes abordagens e seus desdobramentos em sala de aula

Giovana Zen, presidente da Rede Latino-Americana de Alfabetização (Redalf), explica a diferença entre perspectivas sobre alfabetização e como elas se traduzem em propostas didáticas.

Fazendo de tudo para formar leitoras(es) e escritoras(es)

De maleta viajante a reconhecimento de autoras(es) locais, diferentes iniciativas esbanjam criatividade e proatividade na hora de estimular a formação leitora e escritora de crianças e adolescentes

APC: aprender a ler o mundo a partir da diversidade

por Débora Britto O que significa educar para o multiletramento? Conhecer e reconhecer o papel da leitura. Entender que precisamos ler mais para ensinar a ler. Educar não apenas… Leia mais >

Oficina: Imagens contam histórias

Que tal trabalhar de forma divertida a relação entre imagem e escrita com as crianças por meio de um jogo?

Podcast: alfabetização e letramento na ponta da língua

Professoras especialistas em alfabetização conversam sobre suas práticas em sala de aula, política pública e desafios do pós-pandemia

Oficina: Letramento com temas da comunidade

Que tal desenvolver um projeto de letramento com base em questões da comunidade?

Dia da Língua Portuguesa: para se maravilhar com nosso idioma

Confira dicas de como despertar o encantamento pela língua portuguesa em sala de aula e diga qual é a palavra da nossa língua que você prefere

Escrevendo o Futuro: inscrições abertas para cursos gratuitos sobre leitura e escrita

Com 3 mil vagas cada, os cursos são gratuitos e on-line, oferecem certificado e podem ser finalizados até o dia 24 de novembro

Ana Teberosky: “O que o professor pode fazer para melhorar a aprendizagem de seus alunos?”

Em homenagem a esta grande educadora, que faleceu em abril deste ano, destacamos a entrevista concedida em 2014 aos Cadernos Cenpec.

Alfabetização e letramento indígena

Quais são as especificidades do ensino e aprendizagem da língua escrita na educação indígena? Confira entrevista com Josélia Gomes Neves

Desafios da alfabetização no pós-pandemia

Neste artigo, a professora Cláudia Vóvio (Unifesp) reflete sobre o que é necessário garantir para que as(os) professoras(es) possam ensinar leitura e escrita a todas as crianças na idade certa

Educação escolar indígena libertadora

Entenda como a educação e a alfabetização indígena nasceram dos pensamentos de Paulo Freire

Na Ponta do Lápis: especial sobre educação étnico-racial

Em sua 39a edição, revista do Programa Escrevendo o Futuro traz entrevista com o escritor Jeferson Tenório, artigo da educadora Bel Santos Mayer e poema de Nei Lopes

Desafios e boas práticas da alfabetização no pós-pandemia

Por Stephanie Kim Abe Desde o começo do ano, o espaço de prosa virtual do Programa Escrevendo o Futuro chamado Pergunte à Olímpia, aberto para que educadoras e educadores… Leia mais >

Formação na escola para o ensino da Língua Portuguesa

Apoiar a escola no desenvolvimento das capacidades de oralidade, leitura e produção de texto de estudantes; capacitar as(os) educadoras(es) – professoras(es) e equipe de gestão – no tratamento didático da Língua Portuguesa

Estudar pra Valer! Leitura e Produção de Textos nas Séries ou Ciclos Iniciais do Ensino Fundamental

Investidores Fundação Volkswagen Fundação Estudar Instituto HSBC Solidariedade Parceiros Secretarias Municipais de Educação dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Objetivo Melhorar a qualidade… Leia mais >

Ensino que vale

Investidor Fundação Vale do Rio Doce Parceria Fundação Pitágoras Objetivo Capacitar educadoras(es) do ensino fundamental para uma gestão integrada da aprendizagem e preparar gestoras(es), técnicas(os) escolares e docentes para… Leia mais >

Comunidade Cenpec

Investidores Cenpec Objetivo Promover ações educacionais para a equidade em parceria com escolas, redes de ensino, comunidades, famílias e outras instituições.Levar os conhecimentos construídos pelo Cenpec para outros espaços… Leia mais >

1 2 6